Questões de Concurso Público INEP 2025 para Música

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2025 Banca: INEP Órgão: INEP Prova: INEP - 2025 - INEP - Música |
Q4145033 Educação Artística
TEXTO 1
A canção Po Hamek nos deu as boas-vindas! Na mesma hora, fomos fisgados por aquela música animada, entoada pelas crianças como se fosse uma brincadeira. Mais tarde descobrimos que essa canção faz parte do ritual Taru Andek, quando os Krenak invocam os Maret, espíritos da natureza que ligam o céu e a terra e comandam os relâmpagos. Ailton Krenak contou que eles costumam cantar Po Hamek em reuniões no quintal das casas ou no pátio das escolas, como se fosse uma cantiga de roda.
PUCCI, M.; ALMEIDA, B. A floresta canta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2014 (adaptado).

TEXTO 2
Quando despersonalizamos o rio, a montanha, quando tiramos deles os seus sentidos, considerando que isso é atributo exclusivo dos humanos, nós liberamos esses lugares para que se tornem resíduos da atividade industrial e extrativista.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2020.

Considerando esses textos, qual alternativa apresenta uma ação músico-pedagógica que dialogue com a concepção socioambiental?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: INEP Órgão: INEP Prova: INEP - 2025 - INEP - Música |
Q4145036 Educação Artística
Texto para questão


A beleza do projeto Orquestra Mundana Refugi está no fato de que, apesar de não falarem o mesmo idioma, os imigrantes e refugiados sabem muito bem como se comunicar por meio da música, utilizando seus instrumentos para semear a paz. É uma iniciativa que busca a integração de todos, em que cada um pode cantar em sua língua materna, se reconectar com suas raízes e também entrar em contato com outras culturas.


MORAES, R. Sabia que existe uma orquestra formada por refugiados aqui no Brasil? Projeto Retrato Social. 
Em uma aula de música, um professor traz vídeos da Orquestra Mundana Refugi para o 9º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de trabalhar a pluralidade musical. Considerando que o repertório do grupo se baseia em sonoridades das culturas árabe, africana, latina e asiática, qual alternativa apresenta uma prática metodológica que desenvolva aspectos da interculturalidade?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: INEP Órgão: INEP Prova: INEP - 2025 - INEP - Música |
Q4145045 Educação Artística
Texto para questão

TEXTO 1

Boa parte da confusão sobre a avaliação formal poderia ser evitada se a dimensão da compreensão musical recebesse uma atenção explícita desde o começo. Podemos pensar a compreensão musical revelada por quatro camadas cumulativas — material, expressão, forma e valor — como critérios observáveis em atividades de composição, execução e apreciação.

SWANWICK, K. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003 (adaptado).


TEXTO 2

Um professor de Música do Ensino Fundamental desenvolveu com suas turmas dos Anos Finais uma sequência didática que intitulou de A música do som da escola. Como forma de inspirá-los nas criações, o professor reproduziu no aparelho de som a obra Relojes, da compositora Judith Akoschky, que explora musicalmente os sons produzidos por diferentes tipos de relógios. Em seguida, o professor solicitou aos estudantes que realizassem um “passeio sonoro pela escola”. Em sala, dividiu a turma em grupos e solicitou-lhes que organizassem os sons percebidos e mapeados em estruturas musicais com início, meio e fim. Orientou que adicionassem às composições elementos expressivos, como variações de intensidades e dinâmicas. O projeto culminou na apresentação das composições musicais.
Após as apresentações das composições musicais dos estudantes, o professor propôs uma reflexão com a turma, com base nas produções realizadas pelos grupos, com o objetivo de desenvolver a consciência socioambiental e o protagonismo estudantil.
Nesse contexto, uma proposta prática coerente apontou para a
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C