Questões de Concurso Público INEP 2023 para Exame Nacional de Revalidação 2023/2

Foram encontradas 100 questões

Q3859784 Medicina
Uma mulher de 60 anos, hipertensa, em uso irregular de medicamentos, é levada pelo filho ao pronto-socorro com história de ter começado a sentir, há 8 horas, cefaleia holocraniana intensa, apresentando náuseas e vômitos. Ela passou a ter confusão mental e, na última hora, está mais sonolenta. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de 220 × 140 mmHg em ambos os membros superiores; está sonolenta, mas é responsiva ao chamado verbal. Percebe-se, também, que está desorientada no tempo e no espaço. Além disso, suas pupilas estão isocóricas e fotorreativas e ela não apresenta déficit motor ou sensitivo.

Diante da hipótese diagnóstica mais provável, a conduta adequada é realizar uma 
Alternativas
Q3859785 Medicina
Um paciente de 48 anos é internado devido a uma fratura de fêmur fechada, a qual ocorreu há 12 horas. Durante a internação, o paciente mantém-se estável; não há intercorrências. Ele não apresenta comorbidades e não faz uso de medicações. Ao avaliar o caso, a equipe de ortopedia indica fixação definitiva da fratura. Visando à segurança do paciente, de acordo com as práticas recomendadas para realização de cirurgia segura, é importante verificar uma listagem de itens durante a etapa de identificação, antes da indução anestésica para o procedimento cirúrgico.

Com base nessas informações, o que deve ser realizado pela equipe médica durante a etapa de identificação do paciente, visando a sua segurança?  
Alternativas
Q3859786 Medicina
Um menino de 9 anos, com peso de 29 kg e altura de 1,36 m, recém-adotado, comparece à primeira consulta de rotina com a família atual. Seus pais questionam o médico sobre a forma mais segura de transportar o filho na parte central do banco traseiro do automóvel, a fim de zelar por sua integridade física em caso de acidente.

Em resposta ao questionamento dos pais, o médico deve orientar que a forma mais segura de transportar a criança é de frente para o painel do veículo, 
Alternativas
Q3859787 Medicina
Uma mulher de 49 anos comparece à unidade básica de saúde para consulta de rotina. Ela relata ao médico que ficou muito preocupada depois de ler uma matéria na internet sobre os riscos da osteoporose após a menopausa. Sua última menstruação ocorreu há 15 meses. A paciente afirma não praticar atividade física regularmente, mas relata alimentação balanceada e sem restrições. Ela nega doenças crônicas, uso de medicações contínuas, etilismo ou tabagismo. Na história familiar, relata que sua mãe, de 67 anos de idade, possui diagnóstico de hipertensão arterial e de hipotireoidismo. Ao exame, a paciente apresenta pressão arterial de 126 × 78 mmHg, índice de massa corporal 27 kg/m2 . Sua tireoide é normal à palpação. Os exames das mamas, do aparelho cardiovascular e do abdome apresentam-se dentro dos limites da normalidade.

Nesse caso, para prevenção primária da osteoporose, o médico deve 
Alternativas
Q3859788 Saúde Pública
Em um território com população em situação de vulnerabilidade, uma unidade básica de saúde possui duas equipes que atendem 9 000 pessoas cadastradas. Estima-se que as demandas por atendimento médico se tornarão ainda maiores, já que a população local está em rápida expansão, pois há ocupações em áreas próximas a um córrego que corta a extremidade do território de abrangência. Devido à sobrecarga dessas duas equipes e do potencial crescimento populacional, o gestor, portanto, decide implantar uma nova equipe de saúde da família.

Nesse contexto, qual é a melhor estratégia para a nova equipe de saúde da família organizar o processo de territorialização?
Alternativas
Q3859789 Medicina
Um homem de 20 anos, previamente hígido e sem uso crônico de medicação, procura um médico da unidade básica de saúde relatando que, há 2 dias, iniciou o uso de nimesulida para alívio de dor causada por uma entorse de tornozelo. No entanto, há 24 horas, afirma ter começado a apresentar prurido e pápulas vermelhas de tamanhos variados, distribuídas de forma irregular em tronco e em membros superiores. O paciente nega dispneia, palpitações ou alterações gastrointestinais.

Além de suspender o uso da nimesulida, a conduta do médico da atenção primária deve ser  
Alternativas
Q3859790 Medicina
Os plantonistas do serviço de atendimento pré-hospitalar socorrem um rapaz de 18 anos, que foi atropelado por carro ao atravessar uma rodovia, e o levam até a emergência hospitalar para continuidade do atendimento. Após estabilização hemodinâmica e realização de exames complementares, é diagnosticada fratura de pelve anterior e posterior e, no exame físico, observa-se hematoma perineal e sangue no óstio externo da uretra.

Nesse caso, para confirmar o diagnóstico de lesão uretral total associada, é indicado realizar uma 
Alternativas
Q3859791 Medicina
Um adolescente de 18 anos encontra-se internado após cirurgia bariátrica (derivação gástrica em Y-de-Roux) realizada há 3 meses. Ele refere que, ocasionalmente, apresenta náuseas, diarreia, dor abdominal, sudorese, sensação de desmaio iminente e fraqueza cerca de 2 a 3 horas após a ingestão de carboidratos simples, os quais consome com frequência. Seu exame físico apresenta-se sem alterações no momento. Exames de bioquímica, de imagem e endoscopia digestiva alta também apresentam-se sem alterações.

Diante desse quadro, qual é a hipótese diagnóstica mais provável? 
Alternativas
Q3859792 Medicina
Uma criança de 9 anos e 4 meses é levada à consulta pela sua mãe, que está muito preocupada porque sua filha está apresentando desenvolvimento mamário há 2 meses. A mãe nega que a paciente tenha doenças crônicas ou que faça uso de medicações contínuas. Relata que a menina possui boa alimentação e que faz atividade física regular. Na história familiar, a irmã da criança apresentou menarca aos 13 anos. Ao exame físico: curvas de crescimento e peso dentro da normalidade, mamas em fase de botão (Tanner M2), pelos pubianos longos, ligeiramente pigmentados ao longo dos grandes lábios (Tanner P2), e genitália externa de aspecto normal.

Diante desse quadro, a conduta médica adequada é informar à mãe e paciente que se trata de um caso sugestivo de 
Alternativas
Q3859793 Medicina
Uma criança de 1 ano e 3 meses é trazida pela mãe à unidade básica de saúde. A mãe refere que a criança vem apresentando febre há 48 horas, que varia entre 38,5 e 39 °C, associada à prostração, à inapetência, à sonolência e a um episódio de vômito na madrugada anterior.
Ao exame físico, a criança se encontra em regular estado geral, corada, desidratada +/4+, acianótica, anictérica, eupneica e sonolenta. À otoscopia, nota-se opacificação da membrana timpânica à direita, que está abaulada, sem saída de secreção, associada a alteração da região retroauricular, apresentando hiperemia e dor. Restante do exame físico sem alterações.
Por estar em período de epidemia de dengue, o médico de família e comunidade solicita a prova do laço, a qual não identifica nenhuma petéquia.

Nesse caso, a conduta médica deve ser 
Alternativas
Q3859794 Medicina
Um médico é chamado para avaliar um homem internado por pancreatite aguda biliar. Ao chegar ao posto de enfermagem, a técnica narra que o paciente começou a se queixar de “uma cãibra” na mão, enquanto ela estava começando a desinflar o manguito do esfignomanômetro. O paciente queixa-se de parestesias periorais e nas extremidades. Ao exame, o paciente está angustiado e sudorético, com os sinais vitais inalterados e com glicemia capilar de 138 mg/dL. O médico, então, pede um manguito, infla a bolsa durante 3 minutos acima da pressão sistólica e observa a mão contraturada. Depois, percute o nervo facial e observa contração dos músculos perilabiais ipsilateralmente. Diante disso, ele solicita um eletrocardiograma e constata que o intervalo QTc está aumentado.

Considerando o caso clínico apresentado, assinale a opção que descreve a hipótese clínica correta para explicar o cenário e as alterações descritos.
Alternativas
Q3859795 Radiologia
Um paciente de 87 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica e de fibrilação atrial, comparece à unidade de emergência de um hospital terciário sentindo dor abdominal incapacitante e apresentando distensão abdominal há 1 dia. Ele relata que, por motivos de esquecimento, não toma seus medicamentos há, aproximadamente, 1 semana. Ao exame físico, apresenta regular estado geral, facies de dor, palidez, sudorese, desidratado. Abdome plano, levemente distendido, com dor difusa à palpação profunda e sem sinais de irritação peritoneal. Restante do exame sem alterações.

Com relação a esse caso, assinale a opção que apresenta o método complementar mais sensível e específico para realizar o diagnóstico desse paciente.  
Alternativas
Q3859796 Medicina
Um pré-escolar de 4 anos é levado a uma unidade de pronto-atendimento devido a uma queda da própria altura há cerca de 30 minutos, tendo apresentado traumatismo em região occipital. Logo após a queda, a criança apresentou choro intenso e um único episódio de vômito. Ao exame físico, apresenta escala de coma de Glasgow de 15, exames físico e neurológico normais e ausência de evidências de fratura de crânio.

Em relação à necessidade de realização de tomografia computadorizada (TC) de crânio para esse paciente, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q3859797 Medicina
Uma mulher de 51 anos vem ao ambulatório de referência mencionando fogachos, insônia, irritabilidade e labilidade emocional há 3 meses. A última menstruação foi há 6 meses e nunca usou hormônios. É hipertensa em uso de medicação com níveis tensionais controlados. Realizou revisão ginecológica recentemente, com exames clínico e complementares normais. Após a explanação do médico sobre os riscos e benefícios da terapia hormonal (TH) no climatério, a paciente informa que deseja usar hormônios para alívio da sintomatologia, solicitando um esquema hormonal de menor risco para o seu organismo.

Considerando as evidências disponíveis quanto ao perfil farmacológico e clínico dos esquemas de TH, o médico deverá prescrever 
Alternativas
Q3859798 Medicina
Uma paciente de 34 anos, solteira, G2P2A0C0, com ligadura tubária há 4 anos, sem parceria sexual, e sem uso de outros métodos contraceptivos, apresenta aumento de volume menstrual nos últimos 6 ciclos, associado a aumento do período menstrual de 3 para 7 dias. Refere a presença há 5 dias, de sangramento excessivo com coágulos, e aumento do volume há 6 horas, associado à dor abdominal em cólica, astenia, cansaço e fraqueza.
A paciente nega possuir doenças prévias ou fazer uso de medicamentos. Apresenta-se em regular estado geral, descorada +/4+, desidratada +/4+, com pressão arterial de 80 × 50 mmHg, frequência cardíaca de 108 batimentos por minuto, sem outras alterações. Ao exame especular, observa-se grande quantidade de sangue saindo pelo orifício cervical externo, e parede vaginal íntegra. Diante disso, o médico de família e comunidade inicia a hidratação com soro fisiológico 0,9%, 1 000 mL intravenoso, e solicita a remoção da paciente para o serviço de urgência.

Com base nesse quadro, quais devem ser, respectivamente, os primeiros exames complementares e a terapêutica medicamentosa inicial a serem ofertados à paciente? 
Alternativas
Q3859799 Medicina
Uma mulher de 28 anos é avaliada em unidade básica de saúde com queixa de diarreia crônica. A paciente refere estar preocupada, pois sua mãe e irmã têm doença de Crohn. Ela relata que a diarreia tem 2 anos de evolução, sendo, às vezes, intercalada por períodos de constipação intestinal. Afirma, também, que nunca foi despertada do sono em função da diarreia e que há dor abdominal recorrente que sempre alivia com a evacuação. Refere que não notou emagrecimento ao longo desse período e afirma, ainda, que as fezes não flutuam no vaso sanitário nem contêm muco, pus ou sangue. Ao exame físico, a paciente revela-se eutrófica (índice de massa corporal de 25 kg/m2 ), normocorada, acianótica, sem edemas e com sinais vitais normais. O resultado de sua colonoscopia está normal e ela ainda aguarda o resultado do exame histopatológico.

Acerca do caso relatado, a principal hipótese diagnóstica é
Alternativas
Q3859800 Medicina
Um homem de 49 anos procura atendimento com queixa de dor epigástrica e retroesternal em queimação, diária, nos últimos 5 meses. Relata que esses sintomas parecem agravar-se quando se deita e após terminar as refeições. Ele nega disfagia ou perda de peso. Refere tosse e rouquidão pela manhã nos últimos meses. O paciente fez uso, por conta própria, de um medicamento inibidor da bomba de prótons por 1 mês, com melhora parcial dos sintomas. Ele refere ingesta ocasional de bebidas alcóolicas, mas não fuma. Ao exame físico, observa-se obesidade grau 2 e não são identificadas anormalidades cardiopulmonares ou abdominais.

Considerando esse caso clínico, assinale a opção que apresenta o exame mais adequado para confirmação diagnóstica 
Alternativas
Q3859801 Medicina
Um menino de 7 anos é atendido em consulta de rotina na unidade básica de saúde. Ele não apresenta queixas no momento da consulta, porém, ao exame físico genital, é verificada a impossibilidade da retratibilidade completa do prepúcio, para exposição parcial do meato uretral, com anel cicatricial prepucial. Quando a responsável foi questionada acerca dos sintomas observados no paciente, ela referiu que, em duas ocasiões pregressas, ocorreram infecções locais que foram tratadas com antimicrobianos.

Com base no quadro desse paciente, é correto afirmar que ele apresenta  
Alternativas
Q3859802 Medicina
Uma mulher de 52 anos é encaminhada à atenção secundária com um resultado de mamografia BI-RADS 0. A paciente relata dor e sensibilidade na mama direita e menciona que sua mãe teve câncer de mama. Ao examiná-la, o médico identifica uma massa palpável de cerca de 3 cm, localizada na parte superior da mama.

Considerando as orientações definidas pelo Sistema Único de Saúde, qual deve ser a primeira conduta tomada pelo médico?
Alternativas
Q3859803 Saúde Pública
O prefeito de um município brasileiro deseja implantar as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) em sua cidade, para que os cidadãos tenham acesso a sessões de auriculoterapia, musicoterapia, entre outras PICS.

Sobre as orientações expressas no referido programa do Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar que  
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: B
5: B
6: A
7: A
8: B
9: D
10: B
11: C
12: C
13: B
14: D
15: A
16: C
17: B
18: B
19: C
20: C