Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2024 para Professor - História

Foram encontradas 5 questões

Q3595889 História e Geografia de Estados e Municípios
“Acontece nesta segunda-feira, 1°, na Praça do Ferreira, a 35° edição do Festival de Mentiras. O evento busca ressaltar a cultura de irreverência tão presente na história da Capital que vaiou o sol em 1942. O momento marca a abertura do mês do Humorista.”

https://www.opovo.com.br/vidaearte/2024/04/01/ festival-na-praca-do-ferreira-premia-o-mentiroso-do-ano.

O jornal O Povo divulgou o Festival da Mentira, evento tradicional da cidade, que marca a nossa cultura do bom humor. Esse evento acontece embaixo de uma árvore que também faz parte da nossa identidade. É o chamado: 
Alternativas
Q3595897 História e Geografia de Estados e Municípios
O centro de Fortaleza é carregado de prédios e monumentos que marcam o tempo do início da cidade aos tempos atuais. Hoje com outra utilidade, o centro da cidade, é frequentado por um público menor que antes, mas não fica vazio. O comércio antigo ainda se mantém, mesmo resistindo aos prédios atuais. A Praça do Ferreira ainda tem sua força histórica diante das lojas que estão lá. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tem tombado vários prédios no centro, inclusive uma farmácia. Estamos nos referindo à:
Alternativas
Q3595898 História e Geografia de Estados e Municípios
O cortejo dos karetas começa nesta quinta-feira (17). Até o domingo de Páscoa, muitos moradores se transformam em personagens da cultura popular, com máscaras, roupas exóticas e chocalhos e caem na brincadeira pelas ruas do município. (...) A preparação para os festejos é feita na Associação da Festa dos Karetas. Na sede, os moradores confeccionam as máscaras cheias de criatividade. O morador Manoel Vicente dos Santos é um dos artesãos que preparam as máscaras. "Você começa brincando, só depois vai fazer a máscara. Tenho muito prazer em fazer. É um trabalho cultural", conta.

https://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/04/17

A festa dos Karetas surgiu no final do século XIX, na zona rural. Os primeiros Karetas eram agricultores que se fantasiavam e saiam do campo para comemorar o início da colheita que segue a Semana Santa, começando na quinta-feira e encerrando no domingo de Páscoa. Os brincantes se fantasiam com roupas exóticas e máscaras e saem pelas ruas. É uma tradição popular da cidade de:
Alternativas
Q3595899 História e Geografia de Estados e Municípios
Nesse ano 2024 o estado do Ceará comemora 100 anos de primeira exibição do primeiro filme creditado por um cearense. Adhemar Bezerra de Albuquerque, fundador da Aba Film, teve seu filme Temporada de futebol maranhense no Ceará exibido no dia 15 de outubro de 1924. O dia 15 de outubro ficou instituído o dia do Audiovisual cearense conforme a lei n° 14.166, de autoria do deputado estadual Artur Bruno.

https://www.secult.ce.gov.br/2024/03/22/celebracao-dos-100-anos-docinema-cearense-tem-inicio-com-homenagem-a-luiz-carlos-barreto-e-lucybarreto.

O cinema foi uma das maiores diversões de Fortaleza ao longo do século XX, tendo vários cinemas no centro da cidade, que foram se extinguindo nos anos 1990 com a chegada das salas de exibição dos shopping centers. A homenagem dos 100 anos do primeiro filme de Adhemar Bezerra de Albuquerque foi no Cine: 
Alternativas
Q3595900 História e Geografia de Estados e Municípios
“Praia de Iracema, praia de Iracema
Fica lá perto do cais, perto da Beira-mar
E aos domingos as meninas vão para lá
Com aquelas tanguinhas ficam logo a provocar
Praia de Iracema, fica lá no Ceará.”

(Praia de Iracema, PIM, 1984)

A Praia de Iracema é uma das praias mais populares de Fortaleza, inspiração para poemas, fotos, músicas como essa feita pelo cantor paraense PIM que conta a movimentação da praia nos anos 1980. Esse nome foi dado à praia em 1925, quando se chamava: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: B
5: A