Questões de Concurso Público Prefeitura de Pedra Branca - CE 2023 para Educador Físico

Foram encontradas 7 questões

Q2328247 Educação Física
Sobre as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para atividade física e comportamento sedentário (2020), é CORRETO o que se afirma em:
I) Adultos (18 a 64 anos) devem realizar, pelo menos, 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou, pelo menos, 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividade física de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.
II) Adultos e idosos devem realizar também atividades de fortalecimento muscular de intensidade moderada ou maior, em dois ou mais dias da semana, que envolvam os principais grupos musculares, pois estes proporcionam benefícios adicionais à saúde.
III) Para adultos e idosos, é necessário moderar a quantidade de tempo em comportamento sedentário e realizar atividades físicas de qualquer intensidade, pois qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma.
IV) Adultos e idosos, que não atinjam a quantidade de tempo necessária para a prática de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa, devem respeitar suas capacidades funcionais e não realizar, pois os benefícios são insignificantes.

Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2328250 Educação Física
Nas últimas décadas, tem se intensificado o desenvolvimento de estudos com evidências que visam comprovar a relação entre a prática de exercícios físicos e os efeitos positivos na maioria dos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares (DCVs), dentre os efeitos dos exercícios físicos que podem ser destacados, é CORRETO o que se afirma em:
I) Os exercícios cardiorrespiratórios, se orientados de maneira adequada para pessoas com DCVs, previnem o aumento excessivo da pressão arterial nos normotensos e reduzem os níveis de repouso da pressão arterial nos hipertensos. II) Os exercícios resistidos, diferentemente dos cardiorrespiratórios, precisam ser evitados, pois atuam como agentes inflamatórios, aumentando a demanda miocárdica de oxigênio para um mesmo esforço, aumentando a probabilidade de uma isquemia miocárdica. III) Os exercícios resistidos auxiliam na diminuição da pressão arterial de repouso em hipertensos e melhoram a função muscular, por meio do aprimoramento da força e da resistência muscular, e a função cardiovascular. IV) Os exercícios de alongamento no tratamento e na reabilitação das DCVs mantêm e aprimoram a mobilidade articular e a capacidade de elasticidade muscular, diminuindo a chance de ocorrerem lesões musculoesqueléticas, mesmo não apresentando efeitos diretos no sistema cardiovascular.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2328257 Educação Física
A relação da Educação Física com a saúde faz parte do seu desenvolvimento histórico, pautada principalmente pelas concepções médico-higienistas. No entanto, nas últimas décadas, com a inserção do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando políticas e programas, como os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), tem-se destacado a ampliação dessa relação a partir do redimensionamento do seu leque conceitual em outras perspectivas. Sobre a atuação do profissional de Educação Física nos CAPS, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2328260 Educação Física
O trato pedagógico da Educação Física vem sendo influenciado atualmente pelas perspectivas críticas da Educação Física. A cultura passou a fazer parte dessas novas abordagens de ensino, proporcionando uma leitura ampliada com relação ao papel da Educação Física no contexto social. Dessa forma, o termo cultura corporal passa a ser definido como objeto de estudo dessas propostas. Sobre o termo cultura e sua relação com as abordagens de ensino, coloque V para VERDADEIRO e F para FALSO, e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
(__) A cultura corporal, segundo a abordagem dos estudos culturais, é entendida como um sistema de representação, como uma forma específica de linguagem: a linguagem corporal, que é diferente em cada prática, está relacionada à cultura mais ampla, à história e aos seus sistemas de representação, que impõem significados. (__) Na abordagem crítico-superadora, a cultura corporal constitui-se como o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas por meio de jogo, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros. (__) A abordagem crítico-emancipatória apresenta o conceito de cultura do movimento e compreende todas as atividades do movimento humano, tanto no esporte como em atividades extraesportes e que pertencem ao mundo do “se movimentar” humano, o que o homem por esse meio produz ou cria, de acordo com sua conduta, seu comportamento, e mesmo as resistências que se oferecem a essas condutas e ações. (__) Na abordagem sistêmica ou semiótica da Educação Física, a cultura corporal de movimento representa o conjunto de práticas corporais do homem, a sua expressão criativa, o seu reconhecimento consciente e a sua possibilidade de comunicação e de interação na busca da humanização das relações dos homens entre si e com a natureza.
É CORRETO o que se afirma, de cima para baixo, em: 
Alternativas
Q2328266 Educação Física
Sem dúvida, a atividade física é promotora de saúde e responsável por melhorar a capacidade funcional do indivíduo sendo, portanto, colaboradora direta da prevenção de doenças. Sobre a importância do exercício físico na prevenção, no controle e no tratamento das doenças crônicas não transmissíveis, assinale a alternativa CORRETA.
I) O exercício físico para pessoas obesas, especialmente aqueles com excesso de gordura abdominal, além de provocar uma mudança no estilo de vida e de reduzir risco de mortes, resulta na diminuição da circunferência da cintura (adiposidade visceral) e no nível de triglicérides circulantes (gordura ectópica) e, consequentemente, risco cardiometabólico melhorado. II) Pesquisas já comprovaram que o exercício físico previne o diabetes tipo 2. Os exercícios de resistência/fortalecimento muscular devem ser incluídos no plano de atividades do diabético, já que eles provocam elevação da sensibilidade da insulina de maior duração, mediado também pelo aumento da massa muscular. III) A prática regular de exercício físico melhora a capacidade de realizar trabalho físico, mediante aprimoramento dos indicadores de aptidão física relacionada à saúde (aptidão cardiorrespiratória e musculoesquelética). IV) Para a inclusão do exercício físico para obesos, é importante incluir atividades a serem realizadas em intensidades moderadas a elevadas, pois estas apresentam melhores benefícios e devem ser, preferencialmente aeróbias, mas os exercícios resistidos e combinados também podem apresentar resultados positivos.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: D