Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2021 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 30 questões

Q1804359 Fonoaudiologia
Sobre a avaliação auditiva, marque a alternativa VERDADEIRA.
Alternativas
Q1804360 Fonoaudiologia
A presença da perda auditiva traz inúmeras consequências negativas para a qualidade de vida do indivíduo, muitas vezes, isola-se do convívio familiar e social. Em muitos casos, a alternativa é o uso do aparelho de amplificação individual (AASI). Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso.
( ) As características eletroacústicas dos AASIs são o ganho, a saída máxima e a faixa de frequência. O ganho do AASI é relacionado ao grau da perda auditiva do indivíduo e é demonstrado por um gráfico de intensidade, expresso em dB. ( ) A saída máxima refere-se à saturação, ou seja, o máximo de nível de pressão sonora que pode ser produzido pelo AASI, sendo medida em decibel, nível de pressão sonora. A saída máxima está relacionada ao amplificador e ao receptor. ( ) A curva de resposta em frequência pode ser representada por meio de um gráfico, em que são demonstradas as duas características (saída por frequência) ou podem ser encontrados, nas fichas técnicas dos dispositivos de amplificação, os limites de frequências mínimas e máximas, denominada faixa de frequência. ( ) A seleção adequada, a indicação e a adaptação de determinados componentes e características não podem determinar o sucesso do processo de seleção, de indicação e de adaptação.
Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Alternativas
Q1804361 Fonoaudiologia
Marque a alternativa que NÃO faz parte das razões que explicam a presença de disfagia orofaríngea durante o uso de ventilação mecânica.
Alternativas
Q1804362 Fonoaudiologia
De acordo com a classificação dos achados da VED, o laudo de presença de estase salivar moderado está relacionado à piora após a ingestão de alimentos, à regurgitação nasal e à presença de resíduos mesmo após três tentativas de propulsão do bolo alimentar. Além disso, há penetração laríngea, mas não há aspiração. Sendo assim, que classificação da disfagia pode-se apontar?
Alternativas
Q1804363 Fonoaudiologia
Os eventos orofaríngeos que ocorrem no processo da deglutição são intimamente correlacionados e são classificados em fase antecipatória, oral, faríngea e esofágica. Faça a correlação adequadamente.
I. Fase antecipatória e preparatória. II. Fase oral. III. Fase faríngea. IV. Fase esofágica.
( ) Caracteriza-se por um preparo para o início da deglutição, incluindo o estímulo sensorial, seguido da captação, do preparo, da qualificação e da organização do bolo alimentar. ( ) Elevação e retração do véu palatino, com o fechamento da nasofaringe; abertura do esfíncter superior do esôfago (ESE); fechamento laríngeo no nível do vestíbulo laríngeo; elevação posterior da língua com abertura da junção glossopalatal e propulsão da língua. ( ) É involuntária, tem início na passagem do bolo alimentar pela TFE e termina quando o conteúdo passa pelo esfíncter esofágico inferior. ( ) Fase voluntária, subconsciente e compreende o transporte do bolo para a faringe. Para que a ejeção oral aconteça de forma funcional, espera-se que haja ajuste da cavidade bucal para mantê-la pressurizada.
Marque a alternativa CORRETA de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: A
5: D