O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A MAIOR Black Friday está chegando. Inscreva-se e saia na frente 🧡

Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2021 para Enfermeiro

Foram encontradas 30 questões

Q1807762 Enfermagem
O cuidado de enfermagem perpassa pela promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde; assim, julga-se pertinente conhecer os temas transversais, propostos na Política Nacional de Promoção da Saúde (2015/2016), por serem referências para a formulação de agendas e para a adoção de estratégias e temas prioritários. São Temas Transversais dessa Política:
Alternativas
Q1807763 Enfermagem
A Lei de nº 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Sobre o disposto na referida Política, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1807764 Enfermagem
Pesquisa realizada pela Universidade Oxford com mais de 62.000 pacientes portadores da Covid-19 detectou a presença de sequelas psiquiátricas, prevalecendo transtornos de ansiedade, depressão, insônia e demência (TAQUET, M. et al, 2020). Assim, para o enfermeiro prestar assistência de forma direcionada e plausível, sobre o Transtorno Depressivo Maior, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1807765 Enfermagem
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) sofre influências ambientais, como o uso exagerado da internet e redes sociais, as quais acarretam em alterações fisiopatológicas e propiciam a ocorrência das manifestações clínicas principalmente na faixa etária escolar e adolescente. Leia o Caso: Maria, 38 anos, mãe de Gabriel, recebeu diagnóstico do filho como TDAH e solicitou explicações para a enfermeira do CAPS Infantil sobre a doença, bem como os principais sinais e sintomas. A enfermeira listou vários sinais característicos de Desatenção e Hiperatividade/Impulsividade, conforme o DSM-5. Sobre esses aspectos, relacione as colunas.
Coluna I (1) Desatenção. (2) Hiperatividade/Impulsividade.
Coluna II ( ) Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho. ( ) Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular). ( ) Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente. ( ) Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar). ( ) Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
Alternativas
Q1807766 Enfermagem
O Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí segue com o propósito de esclarecer cada vez mais os conceitos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH). Para tanto, eles descrevem seu modelo de atuação: “No Comitê, utilizamos o método da roda para circular ideias, opiniões e saberes. E todas as decisões são pactuadas com o coletivo, após serem debatidas. Não há um coordenador, as responsabilidades são divididas e alternadas à medida que o tempo avança. Assim, todos somos responsáveis por esse coletivo, quando falamos em seu nome, falamos em nome de todos e todas que ali estão. Mas não é uma tarefa fácil. É na parceria, no reconhecimento do outro como sujeito de saberes e conhecimentos legítimos, no entendimento de que um coletivo é sempre mais forte, na aposta nesse modelo” (Fonte: https://redehumanizasus.net 21.02.2021). O modelo descrito é um exemplo da diretriz:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: A
5: D