Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2018 para Psicólogo

Foram encontradas 9 questões

Q1773186 Psicologia
Assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q1773187 Psicologia
Os especificadores, que podem ser usados somente após um ano de duração do transtorno e que se aplicam ao espectro da esquizofrenia, são:
Alternativas
Q1773189 Psicologia
A psicopatologia biológica fornece subsídios do ponto de vista anatômico-fisiológico do cérebro para explicar a amplitude de possibilidades sintomatológicas causadas pelos traumas infantis. Inúmeras são as correlações entre a vivência de traumas na infância e as alterações neurológicas significativas e duradouras. NÃO constitui uma dessas correlações:
Alternativas
Q1773190 Psicologia
Na classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10, encontramos, no capítulo dos transtornos de personalidade e comportamento em adultos (F60 - F69), especificamente no item F62-1 - alteração permanente de personalidade após doença psiquiátrica, que deve ser permanente e manifestar-se como um padrão inflexível e mal-adaptativo de vivenciar e de funcionar, levando a problemas duradouros no funcionamento interpessoal, social ou ocupacional e angústia subjetiva. Não deve haver nenhuma evidência de um transtorno de personalidade pré-existente que possa explicar a alteração de personalidade e o transtorno mental, precedente. São evidências diagnósticas para esse tipo de alteração de personalidade:
I - dependência excessiva e atitude exigente perante os outros.
II- convicção de ter sido estigmatizado pela doença precedente.
III- passividade, interesses reduzidos e ausência de atividades de lazer.
IV- queixas persistentes de estar doente.
V - humor lábil.
VI- comprometimento significativo no funcionamento social e ocupacional comparado com a situação pré-mórbida.

Com relação a estes aspectos clínicos:
Alternativas
Q1773204 Psicologia
O código F84-5 configura um transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado pelo mesmo tipo de anormalidades qualitativas de interação social recíproca que tipifica o autismo, junto com o repertório de interesses e de atividades restrito, estereotipado e repetitivo. O transtorno difere do autismo primariamente por não haver nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem. (CID 10 transtornos mentais e de comportamento transtornos do desenvolvimento psicológico F80 a F89).
Esta é a definição da síndrome de:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: D