Questões de Concurso Público Prefeitura de Terezinha - PE 2026 para Agente de Combate às Endemias

Foram encontradas 2 questões

Q4013245 Segurança da Informação
Uma clínica de exames laboratoriais sofreu recentemente a perda parcial de dados após um desligamento abrupto causado por falha elétrica. Embora parte das informações estivesse armazenada em serviço de nuvem, verificou-se que nem todos os arquivos estavam incluídos na rotina automática de cópia. Diante do ocorrido, a direção solicitou ao setor de TI a revisão completa da política de backup, incluindo periodicidade, tipos de cópia e testes de restauração. Considerando boas práticas de backup em ambientes organizacionais, analise as afirmativas a seguir:
I. O backup incremental registra apenas os arquivos criados ou alterados desde o último backup realizado (seja ele completo ou incremental), reduzindo o volume de dados copiados em cada execução.
II. A estratégia conhecida como regra 3-2-1 recomenda manter três cópias dos dados, em dois tipos diferentes de mídia, sendo ao menos uma armazenada fora do local principal.
III. A realização de backups dispensa a necessidade de testes de restauração, pois a simples confirmação de que o arquivo foi copiado garante sua integridade futura.
IV. Backups diferenciais tendem a crescer progressivamente ao longo do tempo, pois armazenam as alterações ocorridas desde o último backup completo.
V. O espelhamento de disco pode aumentar a disponibilidade dos dados, mas não substitui integralmente uma política de backup histórico com versionamento.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4013247 Segurança da Informação
Em uma escola técnica, o laboratório de informática apresentou comportamento anômalo após a conexão de um notebook particular à rede interna. Alguns computadores passaram a exibir lentidão incomum, tráfego elevado de dados mesmo sem navegação ativa e envio automático de e-mails não reconhecidos pelos usuários. A equipe responsável iniciou análise preliminar considerando diferentes tipos de códigos maliciosos. À luz das noções básicas de segurança da informação, analise as afirmativas a seguir:
I. Diferentemente do vírus tradicional, o worm possui capacidade de autopropagação pela rede, explorando vulnerabilidades, não dependendo necessariamente da execução de um arquivo hospedeiro pelo usuário.
II. Vírus de macro podem estar associados a arquivos de aplicativos de escritório, explorando recursos de automação, motivo pelo qual a desativação ou restrição de macros é frequentemente recomendada em ambientes corporativos.
III. Cavalos de Troia (trojans) caracterizam-se, em geral, por aparentarem funcionalidade legítima, enquanto executam ações ocultas, como abertura de portas para acesso remoto não autorizado.
IV. A simples instalação de um antivírus, ainda que desatualizado, tende a neutralizar inclusive ameaças recentes baseadas em exploração de falhas ainda não catalogadas.
V. Worms e botnets podem contribuir para ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), ao utilizar máquinas infectadas como parte de uma rede coordenada de dispositivos comprometidos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E