Questões de Concurso Público Prefeitura de Riacho das Almas - PE 2026 para Professor(a) - Educação Infantil
Foram encontradas 9 questões
Analise os vocábulos empregados no trecho quanto à classe gramatical e marque com V as afirmativas verdadeiras ou com F as falsas.
(__) O vocábulo 'vivo' é um adjetivo que indica literalmente que o autor ainda está com vida, funcionando no sentido denotativo.
(__) O vocábulo 'mas' é uma conjunção, geralmente empregada como coordenativa adversativa, entretanto, no contexto, expressa adição de ideias.
(__) O termo 'lo' é uma forma pronominal que foi empregada para substituir 'editor', empregado no início do trecho.
(__) A forma 'obteve' refere-se ao verbo 'obter', conjugado no pretérito perfeito do indicativo.
A sequência que preenche CORRETAMENTE os itens acima, de cima para baixo, é:
1. As preocupações tornam necessária esta retratação para preservar a integridade científica da revista, escreveu o editor van den Berg.
2. A falta de clareza sobre quais partes do artigo foram redigidas por funcionários da Monsanto gera incerteza quanto à integridade das conclusões.
3. Entre os problemas encontrados, está a participação de funcionários da empresa Monsanto.
Considerando as normas de concordância verbal e nominal, analise as afirmativas a seguir:
I. Em 1, a expressão 'necessária' deveria estar flexionada em 'necessárias', para concordar com o núcleo do sujeito 'preocupações'.
II. Em 2, a forma verbal 'gera' está no singular para concordar com 'artigo', igualmente empregado no singular.
III. Em 3, a forma verbal 'está' deveria estar flexionada no plural em 'estão', para concordar com 'problemas', núcleo do sujeito.
IV. Em 1, o verbo 'escrever' está no singular para concordar com o núcleo 'editor'.
É CORRETO o que se afirma em:
Identifique a alternativa que classifica CORRETAMENTE o tempo e o modo do verbo 'incluir', utilizado no trecho.
Considerando o texto-base sobre esse estudo, identifique a alternativa CORRETA.
Quanto ao sinal indicativo de crase em 'à produção', identifique a afirmativa CORRETA.
Considerando o significado das palavras empregadas no trecho, identifique a alternativa INCORRETA.
O vocábulo 'Europeia', de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não recebe acento. Analise os vocábulos presentes nas alternativas a seguir e identifique aquela cujo acento está INCORRETO, seja por ausência ou presença indevida.
I. O professor de matemática, durante a aula, devolveu, em silêncio, os trabalhos avaliados. II. Recife, a Veneza brasileira, se desenvolveu muito nas últimas décadas. III. Estamos, Sara, à sua espera! IV. O tapete persa, nos serviu de cama durante muitos anos.
A pontuação está CORRETA em:
Geralmente, emprega-se essa linguagem em situações que exigem formalidade ou quando não há intimidade ou descontração entre os interlocutores. Com base nisso, analise os enunciados a seguir e identifique aquele que está INCORRETO em relação à linguagem culta.