Questões de Concurso Público Prefeitura de Riacho das Almas - PE 2026 para Motorista - Categoria "D" e "E"

Foram encontradas 4 questões

Q3827295 Noções de Primeiros Socorros
Em uma rodovia de pista simples, ocorre um acidente envolvendo um automóvel e uma motocicleta. Ao chegar ao local antes da equipe de resgate, um condutor que trafegava pela via encontra o motociclista consciente, caído ao solo, queixa-se de fortes dores na perna e apresenta sangramento visível, enquanto o motorista do automóvel permanece dentro do veículo, aparentemente sem ferimentos graves, porém desorientado. Há risco de novos acidentes devido à proximidade de uma curva e ao fluxo de veículos. Considerando os princípios básicos de primeiros socorros no trânsito, assinale a alternativa que indica a conduta inicial adequada a ser adotada pelo primeiro socorrista leigo que presencia a situação.
Alternativas
Q3827302 Noções de Primeiros Socorros
Em um cruzamento urbano movimentado, ocorre uma colisão entre dois automóveis. Um dos veículos para sobre a faixa de pedestres e o outro permanece parcialmente na via. Ao se aproximar, um cidadão percebe que uma das vítimas está consciente, sentada no banco do motorista, queixa-se de dor intensa no pescoço e nas costas e apresenta dificuldade para sair do veículo. A outra vítima, passageira do segundo carro, encontra-se fora do veículo, deitada no asfalto, consciente, com escoriações aparentes e sangramento leve no braço. Não há princípio de incêndio, mas o fluxo de veículos continua intenso no local. Considerando os princípios de primeiros socorros no trânsito, assinale a alternativa que indica a conduta adequada a ser adotada pelo socorrista leigo até a chegada do atendimento especializado.
Alternativas
Q3827307 Noções de Primeiros Socorros
Durante um curso de formação de condutores, são discutidas situações comuns de acidentes de trânsito e as condutas esperadas de um cidadão que presta os primeiros socorros até a chegada do atendimento especializado. Considerando os procedimentos básicos de primeiros socorros no trânsito, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação inicial da cena do acidente deve priorizar a segurança do socorrista e das vítimas, observando riscos como incêndio, tráfego intenso ou queda de objetos.
II. A verificação do estado de consciência da vítima deve ocorrer antes de qualquer tentativa de movimentação, por meio de estímulos verbais e físicos leves.
III. Em casos de sangramento intenso, a compressão direta do local com pano limpo ou material disponível é uma medida adequada para controlar a hemorragia até a chegada do socorro.
IV. Em toda situação de acidente de trânsito, a vítima inconsciente deve ser colocada imediatamente em posição sentada para facilitar a respiração.
V. A retirada do capacete de motociclista acidentado deve ser realizada por apenas uma pessoa, de forma rápida, para agilizar o atendimento.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3827311 Noções de Primeiros Socorros
Em situações de acidentes de trânsito, a atuação inicial de quem presta os primeiros socorros deve seguir uma sequência lógica de procedimentos, visando preservar a vida, evitar o agravamento das lesões e garantir a segurança no local. Considerando os princípios básicos de primeiros socorros no trânsito, relacione as ações do socorrista (Coluna I) com seus objetivos principais (Coluna II).

Coluna I − Ações

1. Sinalizar o local do acidente e afastar curiosos.
2. Verificar se a vítima está consciente e respirando.
3. Controlar sangramento visível por meio de compressão direta.
4. Evitar movimentar a vítima, mantendo-a na posição encontrada.
5. Acionar imediatamente o serviço de emergência.

Coluna II − Objetivos

(__) Solicitar atendimento especializado para intervenções técnicas e transporte adequado.
(__) Prevenir novos acidentes e garantir a segurança do socorrista e das vítimas.
(__) Identificar condições vitais básicas e a necessidade de intervenções urgentes.
(__) Reduzir a perda de sangue e prevenir o agravamento do quadro clínico.
(__) Evitar lesões secundárias, especialmente na coluna vertebral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D