Questões de Concurso Público CISRP 2026 para Coloproctologista
Foram encontradas 4 questões
I. A proctite actínica é uma complicação decorrente da radioterapia pélvica, caracterizada endoscopicamente pela presença de telangiectasias friáveis e neovascularização na mucosa retal.
II. A proctite infecciosa causada pela Lymphogranuloma venereum (Chlamydia trachomatis) pode mimetizar clinicamente a doença de Crohn, apresentando-se com tenesmo, descarga muco-purulenta e linfadenopatia inguinal.
III. O tratamento da proctite ulcerativa leve a moderada baseia-se exclusivamente no uso de corticosteroides sistêmicos por via oral, sendo vedado o uso de mesalazina tópica (supositórios) pelo risco de perfuração.
Está correto o que se afirma em:
(__) Pólipos hiperplásicos de pequenas dimensões localizados no reto são considerados lesões pré-neoplásicas de alto risco, exigindo vigilância colonoscópica anual em todos os pacientes.
(__) Os adenomas serrilhados sésseis localizam-se preferencialmente no cólon direito, apresentam-se frequentemente como lesões planas de difícil visualização e possuem potencial de transformação maligna por meio da via serrilhada.
(__) A presença de displasia de alto grau em um adenoma tubular é um achado irrelevante para a determinação do intervalo de vigilância pós-polipectomia conforme as diretrizes atuais.
(__) Pólipos inflamatórios ou pseudopólipos, comuns em doenças inflamatórias intestinais, possuem elevado potencial de transformação adenomatosa e devem ser ressecados rotineiramente em sua totalidade.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: