Questões de Concurso Público Prefeitura de Tupanatinga - PE 2023 para Psicólogo

Foram encontradas 11 questões

Q2163050 Psicologia
Julgue o item subsequente. 
Para a psicanálise, a estrutura de defesa presente no paciente esquizofrênico seria a forclusão.  
Alternativas
Q2163052 Psicologia
Julgue o item subsequente. 
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) está enquadrado pela apresentação de aspectos dramáticos, emotivos ou erráticos. Trata-se de um transtorno que costuma afetar uma em cada 20 meninas entre 13 e 18 anos (início da puberdade), quando começam a se manifestar os sintomas. Para tratar desse transtorno no âmbito terapêutico, existem estudos que apontam a Terapia Comportamental Dialética (TCD) como uma das abordagens mais eficientes no tratamento do TPB, pois essa abordagem acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim deve ser ajudada a se perceber como responsável por suas escolhas e como protagonista de sua vida. 
Alternativas
Q2163056 Psicologia
Julgue o item subsequente. 
Segundo as definições do CID-10, o diagnóstico diferencial da Esquizofrenia paranoide (F20.0) deve excluir psicoses epilépticas induzidas por drogas, e levar em consideração que os delírios persecutórios podem receber pequeno peso diagnóstico em pessoas de certos países ou culturas. 
Alternativas
Q2163058 Psicologia
Julgue o item subsequente. 
Segundo as definições diagnósticas do CID-10 no que se refere ao DELIRIUM NÃO INDUZIDOS POR ÁLCOOL OU OUTRAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (F05), o quadro clínico é tão característico que um diagnóstico razoavelmente confiável de Delirium pode ser feito mesmo se a causa subjacente não estiver claramente estabelecida, sendo descartado exame de eletroencefalograma para sanar dúvida diagnóstica. 
Alternativas
Q2163063 Psicologia
Julgue o item subsequente. 
Um dos transtornos que não se adequa à prática da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é o Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), cuja característica essencial é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do indivíduo. O transtorno pode persistir na idade adulta e, muitas vezes, desde a infância tem grande efeito no desenvolvimento emocional, social e cognitivo do indivíduo, sendo o tratamento farmacológico a única escolha para o caso de adultos. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: E
5: E