Questões de Concurso Público Prefeitura de Pombos - PE 2023 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 25 questões

Q2321125 Saúde Pública
As diretrizes para a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil são excessivamente centralizadas, não permitindo autonomia e participação ativa dos gestores locais. A tomada de decisões é exclusivamente realizada por instâncias superiores, sem considerar a realidade e as necessidades específicas de cada região. 
Alternativas
Q2321130 Saúde Pública
O processo de regionalização na saúde no Brasil não contribui para a equidade no acesso aos serviços, pois concentra recursos e serviços em áreas urbanas, negligenciando as necessidades de regiões mais remotas e rurais. Além disso, a regionalização não promove a integração efetiva entre os diferentes níveis de atenção à saúde.
Alternativas
Q2321132 Saúde Pública
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil, apesar de ser amplamente reconhecida como um modelo eficaz de atenção primária, enfrenta desafios significativos de implementação, especialmente no que diz respeito à cobertura universal. A abordagem da ESF é frequentemente deficiente na inclusão de comunidades marginalizadas e na promoção da equidade no acesso aos serviços de saúde, comprometendo sua eficácia como pilar do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Alternativas
Q2321134 Saúde Pública
A Reforma Sanitária no Brasil, iniciada na década de 1970, teve como objetivo central a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando garantir o acesso universal e gratuito aos serviços de saúde. Entretanto, essa reforma não trouxe mudanças significativas na estrutura do sistema de saúde, mantendo a predominância de um modelo centrado na oferta de serviços hospitalares em detrimento da promoção e prevenção
Alternativas
Q2321137 Saúde Pública
Os Determinantes Sociais em Saúde, apesar de amplamente reconhecidos como fatores cruciais que influenciam a saúde da população, têm uma contribuição marginal na formulação de políticas de saúde no Brasil. A atual abordagem negligencia a incorporação efetiva desses determinantes nas estratégias de intervenção, comprometendo a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em abordar as desigualdades sociais em saúde. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: E