Questões de Concurso Público IF-PI 2022 para Professor - Filosofia, Edital nº 73

Foram encontradas 12 questões

Q1970726 Filosofia
Muito do que vem sendo escrito nos últimos anos em termos de filosofia política gira em torno das questões de igualdade distributiva e meritocracia. Neste sentido, analise a citação abaixo:
“Ninguém mereça sua maior capacidade natural nem mereça um ponto de partida mais favorável na sociedade [...] não decorre daí que alguém deva eliminar estas distinções. Há outra maneira de lidar com elas. A estrutura básica pode ser ordenada de maneira que estas contingencias operem para o bem dos menos afortunados. Portanto, somos levados ao princípio da diferença se desejamos estabelecer o sistema social de tal maneira que ninguém ganhe nem perca com seu lugar arbitrário na distribuição dos bens naturais ou na sua posição inicial na sociedade, sem dar nem receber vantagens compensatórias em troca.”
Marque a alternativa CORRETA que descreve a corrente de pensamento da filosofia política contemporânea.
Alternativas
Q1970727 Filosofia
Os filósofos abaixo podem ser didaticamente chamados de comunitaristas em suas abordagens na área da filosofia política, EXCETO:
Alternativas
Q1970728 Filosofia
Analise as alternativas e marque aquela que NÃO representa um enunciado coerente dentro do debate contemporâneo em filosofia política:
Alternativas
Q1970729 Filosofia
Entre os séculos XVI e XVIII, uma das principais questões que ocuparam os debates filosóficos foi em torno do surgimento da sociedade civil, ou seja, o que levou os homens a formarem Estados e qual a origem legítima de seus governos. Neste contexto, encontra-se o holandês Baruch de Espinosa (1632-1677), com sua obra Tratado Teológico-Político. (1670)
Em relação à política e organização da sociedade civil, no pensamento de Espinosa, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1970731 Filosofia
Julgue as afirmativas abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - O debate contemporâneo entre filósofos liberais e comunitaristas parece polarizar-se de importante oposição: indivíduo e comunidade. As teorias políticas liberais são inseparáveis do individualismo moderno, ao valorizarem o indivíduo em relação ao grupo social e por se oporem às visões coletivistas da política, que tendem a valorizar o grupo social e não o indivíduo.
II - Charles Larmore é autor do livro Multiculturalism: Examining the politics of recognition (1994) e um dos principais pensadores da corrente comunitarista.
III - O comunitarismo propõe que o indivíduo seja considerado membro inserido numa comunidade política de iguais. E, para que exista um aperfeiçoamento da vida política na democracia, se exiga uma cooperação social, um empenhamento público e participação política, isto é, formas de comportamento que ajudem ao enobrecimento da vida comunitária. 
IV - No caso dos Liberais, encontramos Éticas Procedimentais que definem uma teoria moral fundada segundo normas procedimentais, formais, desligadas de qualquer concepção específica do bem.
V - A concepção comunitarista defende que “uma vez que os cidadão se vejam a si mesmos como pessoas livres e iguais, reconhecerão que para realizarem as suas diferentes convicções de bem necessitam dos mesmos bens primários - ou seja, os mesmos direitos básicos, liberdades e oportunidades - bem como dos mesmos meios destinados a todos os fins, como o rendimento, a riqueza e as mesmas bases sociais de autoestima’’ (MOUFFE, 1996 p. 84)
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: A
5: D