Questões de Concurso Público IF-PI 2022 para Professor - Filosofia, Edital nº 73
Foram encontradas 8 questões
Ano: 2022
Banca:
IFPI
Órgão:
IF-PI
Prova:
IFPI - 2022 - IF-PI - Professor - Filosofia - Edital nº 73 |
Q1970725
Filosofia
‘’Enquanto em todas as palavras de
Heráclito exprime-se a imponência e a majestade
da verdade, mas da verdade apreendida na
intuição, não da verdade galgada pela escada
de corda da lógica; enquanto ele em um êxtase
sublime vê, mas não espia, conhece, mas não
calcula, aparece ao lado seu contemporâneo
Parmênides, como um par; igualmente com o tipo
de um profeta da verdade, mas como que formado
de gelo, não de fogo, vertendo em torno de si uma
luz fria e penetrante’’.
(NIETZSCHE, A filosofia na era trágica dos gregos. São Paulo: Edições 70, 2008. p. 24)
Os filósofos citados no texto de Nietzsche fazem parte do momento de formação inicial da filosofia ocidental e são considerados expoentes por desenvolverem, de forma pungente, um debate sobre qual área do saber filosófico?
(NIETZSCHE, A filosofia na era trágica dos gregos. São Paulo: Edições 70, 2008. p. 24)
Os filósofos citados no texto de Nietzsche fazem parte do momento de formação inicial da filosofia ocidental e são considerados expoentes por desenvolverem, de forma pungente, um debate sobre qual área do saber filosófico?
Ano: 2022
Banca:
IFPI
Órgão:
IF-PI
Prova:
IFPI - 2022 - IF-PI - Professor - Filosofia - Edital nº 73 |
Q1970734
Filosofia
A respeito da filosofi a em sua origem, julgue
as afirmativas abaixo como VERDADEIRAS
(V) ou FALSAS (F) e marque a alternativa que
apresenta a sequência CORRETA:
I - Havia, em torno a Protágoras, filósofos de inclinação matemática cujas investigações tomaram um rumo bem diverso. Uma receita, antes de nomear seus ingredientes, deve conter uma porção de números — tantos gramas disto, tantos litros daquilo. Os pitagóricos tinham mais interesse nos números da receita do mundo do que nos próprios ingredientes. Eles supunham, diz Aristóteles, que os elementos dos números eram os elementos de todas as coisas, e que o universo inteiro era uma escala musical.
II - Os primeiros filósofos, que viviam na área costeira da Grécia, na Ásia Menor, concentraram-se na causa material: eles buscavam os ingredientes fundamentais do mundo em que vivemos. Tales e os que o sucederam propuseram a seguinte questão: Em um nível fundamental, seria o mundo feito de água, ar, fogo, terra ou de uma combinação de todas essas causas?
III - Os milésios não são, portanto, físicos de fato, mas também não são construtores de mitos. Eles não abandonaram os mitos, mas estão se distanciando deles. (...) eles são especuladores, e em suas especulações se misturam elementos de filosofia, ciência e religião, em uma rica e borbulbante poção.
IV - Tudo o que existe, tudo o que possa ser pensado não é para Heráclito senão o Ser. O Ser é um e indivisível, não possui começo ou fim e não está sujeito ao câmbio do tempo.
I - Havia, em torno a Protágoras, filósofos de inclinação matemática cujas investigações tomaram um rumo bem diverso. Uma receita, antes de nomear seus ingredientes, deve conter uma porção de números — tantos gramas disto, tantos litros daquilo. Os pitagóricos tinham mais interesse nos números da receita do mundo do que nos próprios ingredientes. Eles supunham, diz Aristóteles, que os elementos dos números eram os elementos de todas as coisas, e que o universo inteiro era uma escala musical.
II - Os primeiros filósofos, que viviam na área costeira da Grécia, na Ásia Menor, concentraram-se na causa material: eles buscavam os ingredientes fundamentais do mundo em que vivemos. Tales e os que o sucederam propuseram a seguinte questão: Em um nível fundamental, seria o mundo feito de água, ar, fogo, terra ou de uma combinação de todas essas causas?
III - Os milésios não são, portanto, físicos de fato, mas também não são construtores de mitos. Eles não abandonaram os mitos, mas estão se distanciando deles. (...) eles são especuladores, e em suas especulações se misturam elementos de filosofia, ciência e religião, em uma rica e borbulbante poção.
IV - Tudo o que existe, tudo o que possa ser pensado não é para Heráclito senão o Ser. O Ser é um e indivisível, não possui começo ou fim e não está sujeito ao câmbio do tempo.
Ano: 2022
Banca:
IFPI
Órgão:
IF-PI
Prova:
IFPI - 2022 - IF-PI - Professor - Filosofia - Edital nº 73 |
Q1970740
Filosofia
Texto associado
Texto I
“(...) concebo umas particularidades referentes aos
números, às figuras, aos movimentos e a outras
coisas semelhantes, cuja verdade se revela com
tanta evidência e se acorda tão bem com minha
natureza que, quando começo a descobri-las, não
me parece que aprendo algo de novo, mas, antes,
que me recordo de algo que já sabia anteriormente,
isto é, que percebo coisas que estavam já no meu
espírito, embora eu ainda não tivesse voltado meu
pensamento para elas.
E o que, aqui, estimo mais considerável é que
eu encontro em mim uma infinidade de ideias de
certas coisas que não podem ser consideradas
um puro nada, embora talvez elas não tenham
nenhuma existência fora do meu pensamento, e
que não são fingidas por mim, conquanto esteja
em minha liberdade pensá-las ou não pensá-las;
mas elas possuem suas naturezas verdadeiras e
imutáveis.”
(DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Tradução de
Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
p.98-97)
Texto II
“Consiste numa opinião estabelecida entre
alguns homens que o entendimento comporta
certos princípios inatos, certas noções primárias
(...). Seria sufi ciente para convencer os leitores,
sem preconceito da falsidade desta hipótese,
se pudesse apenas mostrar como os homens,
simplesmente pelo uso de suas faculdades
naturais, podem adquirir todo conhecimento que
possuem, sem ajuda de quaisquer impressões
inatas, e podem alcançar a certeza, sem quaisquer
destas noções ou princípios originais.”
(LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano.
Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2.ed. São Paulo:
Brasil Cultural, 1978. p.145. (Coleção Os pensadores)
Na história da filosofia, muitos filósofos, de
Platão à Gadamer e Marcuse, ocuparam-se com
reflexões sobre a arte. Sobre essas reflexões e
concepções, podemos AFIRMAR que:
Ano: 2022
Banca:
IFPI
Órgão:
IF-PI
Prova:
IFPI - 2022 - IF-PI - Professor - Filosofia - Edital nº 73 |
Q1970745
Filosofia
O surgimento da filosofia ocidental nas
colônias do mundo grego é marcado principalmente
por uma preocupação cosmológica, uma busca
por compreender a origem da natureza numa
perspectiva que não dependa de explicações
meramente mitológicas.
No contexto do surgimento da filosofia, julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I - Tales havia privilegiado a água, Anaxímenes o ar, Xenófanes a terra e Heráclito o fogo. Para Empédocles, todas essas quatro substâncias mantinham-se em iguais condições como ingredientes fundamentais, ou "raízes", como ele dizia, do universo.
II - Os átomos, acreditava Diógenes, são muito pequenos para serem detectados pelos sentidos. Eles são infinitos em quantidade e aparecem sem cessar em infinitas variedades, além de terem existido desde sempre. Ao contrário dos eleatas, ele afirmava que não havia contradição em admitir a existência de um vácuo: havia um vazio, e nesse infinito espaço os átomos estavam em constante movimento, assim como os grãos de pó sob os raios de sol.
III - A descoberta dos pitagóricos de que havia uma relação entre os intervalos musicais e as razões numéricas resultou na crença de que o estudo da matemática era a chave para o entendimento da estrutura e da ordem do universo.
IV - Melisso de Samos sistematizou a doutrina eleática e caracterizou o ser como eterno, infinito, uno, igual, imutável, imóvel e incorpóreo.
V - Diógenes de Apolônia combina as teses de Tales e Anaxágoras afirmando que o princípio seja água-inteligência, de natureza infinita.
No contexto do surgimento da filosofia, julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I - Tales havia privilegiado a água, Anaxímenes o ar, Xenófanes a terra e Heráclito o fogo. Para Empédocles, todas essas quatro substâncias mantinham-se em iguais condições como ingredientes fundamentais, ou "raízes", como ele dizia, do universo.
II - Os átomos, acreditava Diógenes, são muito pequenos para serem detectados pelos sentidos. Eles são infinitos em quantidade e aparecem sem cessar em infinitas variedades, além de terem existido desde sempre. Ao contrário dos eleatas, ele afirmava que não havia contradição em admitir a existência de um vácuo: havia um vazio, e nesse infinito espaço os átomos estavam em constante movimento, assim como os grãos de pó sob os raios de sol.
III - A descoberta dos pitagóricos de que havia uma relação entre os intervalos musicais e as razões numéricas resultou na crença de que o estudo da matemática era a chave para o entendimento da estrutura e da ordem do universo.
IV - Melisso de Samos sistematizou a doutrina eleática e caracterizou o ser como eterno, infinito, uno, igual, imutável, imóvel e incorpóreo.
V - Diógenes de Apolônia combina as teses de Tales e Anaxágoras afirmando que o princípio seja água-inteligência, de natureza infinita.
Ano: 2022
Banca:
IFPI
Órgão:
IF-PI
Prova:
IFPI - 2022 - IF-PI - Professor - Filosofia - Edital nº 73 |
Q1970748
Filosofia
Locke, em sua teoria do conhecimento,
elabora uma classificação dos tipos de ideias
que nossos sentidos produzem. Entre elas, o
filósofo distingue ideias em simples e compostas
(ou complexas). Dentre as ideias compostas,
encontramos as ideias de substâncias. Marque
a alternativa que traz a CORRETA relação entre
ideias simples e complexas a partir do exemplo
das ideias de substâncias.