Questões de Concurso Público IF-PI 2022 para Professor - Arte, Edital nº 73

Foram encontradas 20 questões

Q1973511 Educação Artística
O artista contemporâneo Tunga é conhecido por usar uma variedade de materiais que compõem sentidos e reflexões sobre os limites da forma e da tridimensionalidade poética de suas esculturas e instalações. Graduado em Arquitetura, ao longo de sua carreira, explorou suportes com peculiaridades distintas, mas que revelam múltiplos simbolismos, relacionando-os ao espaço, ao corpo, à filosofia, à literatura e à psicanálise.
Sobre a obra de Tunga, é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q1973515 Educação Artística
Relacione as personalidades artísticas contemporâneas listadas na coluna 1 às suas respectivas produções e/ou pesquisas artísticas, listadas na coluna 2.

COLUNA 1 Personalidades artísticas
1. Marcelo Evelin
2. Berna Reale
3. Sidney Amaral
4. Arissana Pataxó
5. Augusto Boal

COLUNA 2 Produções e/ou pesquisas artísticas
( ) Grande nome da dança contemporânea brasileira; sua obra caracteriza-se pelo exercício político por meio da dança. Compreende a criação artística como forma de resistência, com criações em coletivos de forma horizontalizada.
( ) Torna-se referência do teatro brasileiro ao expandir a prática para a conceitualização teórica, além de ser a principal liderança do Teatro de Arena e criar a metodologia conhecida como teatro do oprimido.
( ) Sua extensa produção explora, em diferentes linguagens, a versatilidade poética e formal dos objetos cotidianos. Nas pinturas, problematiza questões identitárias, ampliando o debate artístico brasileiro sobre a representação do homem negro contemporâneo.
( ) Artista Paraense. Usa símbolos universais, constrói obras que questionam a condição humana diante da desigualdade e da violência. A violência é tema central de sua obra; não a brutal, mas a que se manifesta em agressões cotidianas.
( ) Desenvolve uma produção artística em diversas técnicas, abordando a temática indígena como parte do mundo contemporâneo.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo. 
Alternativas
Q1973516 Educação Artística
“Muitos dos surrealistas estavam profundamente impressionados com os escritos de Sigmund Freud, segundo o qual, quando nossos pensamentos em estado vígilficam entorpecidos, a criança e o selvagem que existem em nós passam a dominar”. (GOMBRICH, p. 592).
O surrealismo foi um movimento de vanguarda Europeia no século XX que propunha, EXCETO:
Alternativas
Q1973517 Educação Artística
A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, assinale a alternativa INCORRETA:  
Alternativas
Q1973518 Educação Artística
Leia o trecho do texto "Paranóia ou mistificação", de Monteiro Lobato, escrito após visitar a exposição de Anita Malfatti, no ano de 1917, em que o escritor faz uma crítica ao movimento modernista que estava se consolidando naquele momento, no cenário artístico da cidade de São Paulo.
“Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres (...) A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza, e interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência; são frutos de fim de estação, bichados ao nascedouros.”

Quanto ao texto e o movimento modernista da época, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) O movimento modernista assume suas principais características a partir da exposição de Anitta Malfatti que, apesar de duramente criticada por Monteiro Lobato, é o marco inicial para os preparativos da semana de arte moderna em 1922;
( ) Monteiro Lobato, em seu texto na íntegra, faz uma crítica não só às rupturas estéticas tradicionais, como também olha para o movimento como uma mistificação das correntes de vanguardas europeias do séc. XX como uma “atitude estética forçada, no sentido das extravagâncias de Picasso e companhia”;
( ) Após essa crítica de Monteiro Lobato, os artistas modernistas se reúnem insatisfeitos e iniciam os preparativos para a Semana de Arte moderna, no ano de 1922, na cidade do Rio de Janeiro, como proposta de fazer releituras dos movimentos estéticos europeus, rompendo com o classicismo brasileiro;
( ) No ano de 1922, também aconteceu o centenário que comemorava a Independência do Brasil, evento esse que não teve o mesmo sucesso da exposição realizada pelo artistas modernistas, os quais buscavam naquele momento uma nova identidade estética na Arte brasileira.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: C