Questões de Concurso Público IFC-SC 2010 para Professor - História

Foram encontradas 5 questões

Q491190 Português
Quanto mais se lê, mais se amplia a competência para apreender o diálogo que os textos travam entre si por meio de referências, citações, alusões. A essa citação de um texto por outro, a esse diálogo entre os textos dá-se o nome de:
Alternativas
Q491192 Português
Há textos cuja leitura pode ser tomada em mais de um sentido, fazendo com que o leitor fique perturbado quanto à interpretação dos mesmos- ambiguidade. A alternativa em que o texto não apresenta duplo sentido é:
Alternativas
Q491193 Português
Analise a charge abaixo e os respectivos enunciados e assinale a alternativa correta:

imagem-002.jpg
Analise a charge abaixo e os respectivos enunciados e assinale a alternativa correta: 
Imagem associada para resolução da questão

I - Para uma compreensão completa dessa charge, deve-se conhecer o discurso sobre a redução da maioridade penal no Brasil.

II - O autor da charge acredita que a redução da maioridade penal para adolescentes infratores não é suficiente para diminuir a quantidade de crimes cometidos e, consequentemente, o número de infratores.

III - O autor da charge acredita que a redução da maioridade penal para adolescentes infratores é suficiente para diminuir a quantidade de crimes cometidos e, consequentemente, o número de infratores.

IV - A charge é considerada um texto argumentativo, já que tenta convencer o leitor sobre a tese defendida.

V - A charge não é considerada um texto argumentativo, já que possui mensagens explícitas e implícitas.
Alternativas
Q491197 Português
                                   Desde a Pré-História até McLuhan

            Os acadêmicos são muito chatos, muito sem imaginação e sem senso de humor. Eles dizem que os desenhos famosos das cavernas pré-históricas - que foram a primeira história em quadrinhos que já se fez - eram “um ensaio de controlar magicamente o mundo", em particular, a caça.
          Ora, acontece que esses desenhos controlavam mesmo a realidade e eram mágicos - sem mais.
           Vejamos como.
           Para mim é claro que o desenho foi anterior à fala na história da humanidade.
           A primeira abstração que o homem realizou foi um traço sobre areia ou sobre lama, feito com a ponta de um pau. Deste traço nasceu e só dele poderia ter nascido - aí falha a imaginação dos antropólogos acadêmicos - a primeira abstração humana, isto é, o primeiro lampejo de inteligência.
         “Posso fazer um mundo em miniatura!" - esta a luminosa conclusão do troglodita quando riscou no chão um risco e disse (sem palavras!): “este risco é igual ao pauzinho com que eu risquei a areia".
Para mim é claro que o desenho formou a inteligência e assim gerou a capacidade humana de controlar o mundo. O primitivo, pois, não estava brincando em serviço quando riscou a areia.
         A primeira forma de escrita conhecida - os hieróglifos do Egito - foi o segundo tipo de história em quadrinhos que a humanidade conheceu, quando as coisas eram mais importantes do que seus nomes.

GAIARSA, José A. Desde a Pré-História até McLuhan. In: MOYA, Álvaro de. Shazam. São Paulo: perspectiva, 1977, p. 115-116.

Leia as asserções seguintes:

I) A linguagem do desenho nada comunicava: logo não constituía um código.

II) A língua falada foi criada pelo homem depois de ele ter aprendido a desenhar.

III) Ao verificar o próprio desenho o homem descobre que ele pode controlar o mundo: ele tem o poder de desenhá-lo e reconstruí-lo.

IV) O mundo visto pelo homem passa a ser desenhado: o mundo material passa a ser pensado.

V) O desenho foi uma forma importante de comunicação: no desenho o homem recriava o mundo.

É(são) correta(s) a(s) asserção(ões):
Alternativas
Q491200 Português
Dentre as frases abaixo, indique a que não contém ambiguidade.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: E
5: E