Questões de Concurso Público IFB 2017 para Professor - Filosofia
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Q807463
Filosofia
Sartre no texto “O existencialismo é um humanismo” deixa claro que o primeiro princípio
do existencialismo é que o homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo. Ao mesmo
tempo ele responde a algumas das críticas feitas ao existencialismo.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo, marcando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para
as FALSAS.
( ) O existencialismo não pode ser considerado como uma filosofia do quietismo, já que define
o homem pela ação;
( ) O existencialismo não é uma descrição pessimista do homem: não existe doutrina mais
otimista, visto que o destino do homem está em suas próprias mãos;
( ) O existencialismo não é uma tentativa para desencorajar o homem de agir: o existencialismo
diz-lhe que a única esperança está em sua ação e que só o ato permite ao homem viver.
( ) O existencialismo não aprisiona o homem em sua subjetividade individual. [...] Como ponto
de partida, não pode existir outra verdade senão esta: penso, logo existo; é a verdade absoluta de
consciência que apreende a si mesma.
( ) Que cada homem é responsável – responde por – seus atos, Portanto, cada um responde por
seus atos em sua subjetividade, não é possível envolver em seu ato a humanidade inteira.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Q807485
Filosofia
Em sua obra “Ética a Nicômaco”, Aristóteles mostra que é a amizade que produz o desejo
de viver junto, na forma da convivência política.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde à concepção de amizade em Aristóteles.
Q807486
Filosofia
“Não é contrariando a natureza que as virtudes [morais] se geram em nós. Diga-se, antes,
que somos adaptados por natureza a recebê-las e nos tornamos perfeitos pelo hábito. [..., e]
pelos atos que praticamos em nossas relações com os homens nos tornamos justos ou injustos”
(ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco)
Considerando a passagem citada, assinale a alternativa INCORRETA.
Q807490
Filosofia
Assinale a alternativa que apresenta o princípio que permite tirar inferências da experiência,
conforme defende David Hume na sua obra “Ensaio acerca do entendimento humano”.