Questões de Concurso Público IFB 2017 para Professor - Filosofia
Foram encontradas 31 questões
Q807448
Filosofia
O panoptismo é uma realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra
“Vigiar e punir” no capítulo III discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio da masmorra
é invertido; ou antes, de suas três funções – trancar, privar de luz e esconder – só se conserva a
primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a
sombra, que finalmente. A visibilidade é uma armadilha” (p. 166).
Assinale a alternativa que NÃO apresenta o efeito mais importante do Panóptico.
Q807449
Filosofia
As regras não deixam de ser uma forma de controle de toda sociedade. No texto “A punição
generalizada” (Vigiar e punir) Foucault afirma: “[...] os reformadores pensam dar ao poder
de punir um instrumento econômico, eficaz, generalizável por todo o corpo social, que possa
codificar todos os comportamentos e consequentemente reduzir todo o domínio difuso das
ilegalidades”. Segundo ainda o autor ‘“a semiótica com que se procura armar o poder de punir
repousa sobre regras importantes. Uma delas é que “se à ideia do crime fosse ligada a ideia de
uma desvantagem um pouco maior, ele deixaria de ser desejável.‘Para que o castigo produza o
efeito que se deve esperar dele, basta que o mal que causa ultrapasse o bem que o culpado retirou
do crime’” (Beccaria, apud Foucault, 1987). O presente argumento refere-se a seguinte regra:
Q807450
Filosofia
Não se pode conceber um educador que não discuta os fundamentos antropológicos da
educação. O que é o homem? Esta é para Gramsci, a primeira e principal pergunta da filosofia
(Concepção Dialética da História). Indique qual das afirmações abaixo mais se aproxima da
antropologia de Gramsci: I) O homem é um ser histórico e o Espírito é a matéria da história. O homem é a criatura na qual
o Espírito trabalha.
II) O homem é vontade concreta: isto é, aplicação efetiva do querer abstrato ou do impulso vital
aos meios concretos que realizam esta vontade.
III) O homem é uma série de relações ativas (um processo). Uma individualidade composta de:
indivíduo, os outros homens e a natureza.
IV) O homem deve ser concebido como um bloco histórico de elementos puramente subjetivos
e individuais e de elementos de massa – objetivos ou materiais – com os quais o indivíduo está
em relação ativa.
V) O homem é um ser dominado pelo desejo de absoluto. Seu destino supremo é cumprir-se
como ser racional livre.
As afirmações que estão de acordo com a antropologia de Gramsci são:
Q807451
Filosofia
Disciplina é um tema que não pode ficar fora de nossas licenciaturas. Em seus estudos sobre
a disciplina Foucault discute temas como a repartição disciplinar e os controles disciplinares
da atividade. Afirma o autor: “Vimos como os processos da repartição disciplinar tinham seu
lugar entre as técnicas contemporâneas de classificação e de enquadramento, e como eles aí
introduziam o problema específico dos indivíduos e da multiplicidade. Do mesmo modo, os
controles disciplinares da atividade encontram lugar em todas as pesquisas, teóricas ou práticas,
sobre a máquina natural dos corpos” (Vigiar e punir). Entre as formas de controle disciplinar da
atividade, segundo Foucault, encontramos:
I) Tática: permite ao mesmo tempo a caracterização do indivíduo como indivíduo, e a colocação
em ordem de uma multiplicidade dada. Ela é a condição primeira para o controle.
II) Elaboração programada do ato: para cada movimento é determinada uma direção, uma
amplitude, uma duração. É prescrita também sua ordem de sucessão de forma condicionada.
III) Corpo e gesto postos em correlação: um corpo disciplinado é a base de um gesto eficiente. IV) Articulação corpo-objeto: a disciplina define cada uma das relações que o corpo deve manter
com o objeto que manipula. Ela estabelece engrenagem entre um e outro.
V) Utilização exaustiva: importa extrair do tempo sempre mais instantes disponíveis e de cada
instante sempre mais forças úteis.
Estão CORRETAS as afirmações:
Q807452
Filosofia
No campo educacional é comum encontrarmos pesquisas fundadas na Filosofia da Práxis,
amplamente discutida na obra “Concepção dialética da História”. Nessa obra, Gramsci rebate
as críticas de Croce ao Marxismo em seu texto “Benedetto Croce e o Materialismo Histórico”.
Indique, dentre as afirmativas abaixo, aquela que NÃO está entre as teses principais de Croce.