Questões de Concurso Público IFB 2017 para Professor - Artes

Foram encontradas 11 questões

Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Artes |
Q779786 Música
Período que apresenta músicas de ritmos enérgicos, de melodias bem ornamentadas, com grande exploração de contrastes da intensidade do som e dos timbres dos instrumentos, uso do baixo contínuo e surgimento das primeiras orquestras. As características apresentadas referem-se ao seguinte período da história da música ocidental:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Artes |
Q779788 Música
A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical, dos britânicos Keith Swanwick e June Tillman, propõe um processo de aprendizagem musical baseada em estágios, conhecida como modelo (C)LA(S)P ou (T)EC(L)A, que consiste no desenvolvimento de conteúdos de maneira vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de maneira integral. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os parâmetros da educação musical utilizados pela metodologia apresentada:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Artes |
Q779790 Música
Relacione corretamente os métodos ativos em educação musical com seus respectivos autores:

(I) Zoltán Kodály
(II) Émile Jaques-Dalcroze
(III) Carl Orff
(IV) Edgar Willens
(V) Shinichi Suzuki

( ) Apresenta em sua metodologia princípios como as relações psicológicas estabelecidas entre a música e o ser humano, a não utilização de recursos extramusicais no ensino musical, a ênfase da necessidade do trabalho prático antes do ensino musical propriamente dito e relação do ritmo, melodia e harmonia, com aspectos físicos sensoriais, afetivos e mentais.
( ) Ao perceber que o corpo deveria ser o primeiro instrumento musical a ser treinado, o autor buscou desenvolver um método que traduzisse a linguagem corporal em linguagem musical. Segundo ele, todos os elementos musicais poderiam ser experimentados e vivenciados através do movimento, pois acreditava que há um gesto para cada som e um som para cada gesto.
( ) Propôs uma metodologia com instrumental específico composto por instrumentos melódicos de percussão, com o objetivo central de integração dos elementos da linguagem falada, do ritmo, da canção e da dança. Em sua concepção, o processo de aprendizagem envolve cantar, movimentar-se, tocar, improvisar e compor. Todos são participantes, e não apenas ouvintes, no fazer musical.
( ) O objetivo do método proposto pelo autor é capacitar a criança a tocar com fluência a cada nível de aprendizagem. Sua proposta de “Educação para o talento” traz princípios como: motivação; alegria e autoconfiança; aprendizagem dentro do ritmo de cada um; imitação dos modelos que estão sempre disponíveis e identificação com os mestres.
( ) Desenvolveu um sistema de educação musical dirigida a todas as pessoas com a utilização da música folclórica de seu país de origem, ampla utilização da prática vocal em grupo, do treinamento auditivo e do solfejo.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Artes |
Q779791 Música
“A cultura brasileira e, logicamente, a rica música que se faz e consome no país estruturam-se a partir de duas básicas matrizes africanas, provenientes das civilizações conguesa e iorubana. A primeira sustenta a espinha dorsal dessa música, que tem no samba sua face mais exposta. A segunda molda, principalmente, a música religiosa afro-brasileira e os estilos dela decorrentes. Entretanto, embora de africanidade tão expressiva, a música popular brasileira, hoje, ao contrário da afro-cubana, por exemplo, distancia-se cada vez mais dessas matrizes. E caminha para uma globalização tristemente enfraquecedora”. O trecho do texto “A presença africana na música popular brasileira”, do cantor, compositor e pesquisador Nei Lopes, indica a raiz africana como a estrutura principal da música brasileira. De fato, muitas são as manifestações musicais de raízes africanas distribuídas em todo o território nacional, o que eleva o Brasil a país de diversidade cultural sem igual no restante do mundo. Sobre essas manifestações, leia os enunciados abaixo:

I) “[...] é a grande alucinação do carnaval pernambucano. Trata-se de uma marcha de ritmo sincopado, obsedante, violento e frenético, que é a sua característica principal. E a multidão ondulando, nos meneios da dança, fica a ferver” (Câmara Cascudo).

II) Dança e canto de origem africana, introduzida no Brasil provavelmente por negros escravizados provenientes de Angola. A dança era descrita como indecente e lasciva pelos documentos oficiais, que proibiam sua apresentação nas ruas e nos teatros. Sua forma canção foi a primeira manifestação da música negra aceita pela sociedade colonial brasileira.

III) Introduzido no Brasil no período colonial pelos negros escravizados por meio do batuque e influenciado por elementos da cultura brasileira, esse gênero nasceu no recôncavo baiano, mas se afirmou no Rio de Janeiro, onde tornou-se um dos principais elementos da identidade cultural brasileira. Ocorre em vários estados brasileiros, apresentando características próprias conforme a região.

IV) Manifestações relacionadas aos cortejos dos Reis de Congo, inicialmente com forte componente religioso devido à ligação com as irmandades negras do Rosário. Com a perda da tradição religiosa, o gênero foi convergido para o carnaval, conservando elementos próprios. No final do séc. XX, o ritmo foi incorporado a outros gêneros musicais (rock, hip-hop, música eletrônica), dando origem a um forte movimento cultural, o Manguebit.

V) Manifestação cultural marcada pela música, cantos e danças, de forte componente religioso católico, cujo padroeiro é São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, a grande homenageada. É realizada em regiões do interior de vários estados brasileiros, principalmente Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Pernambuco e Ceará.
Escolha a alternativa que contenha a CORRETA associação entre os enunciados e o gênero musical ao qual se refere.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Artes |
Q779793 Música
Leia as sentenças abaixo:
I) Forma musical bastante utilizada nos períodos barroco e clássico, caracterizada pela dinâmica da orquestra versus solista e geralmente composta por três movimentos (rápido, lento, rápido). II) Estilo de composição no qual são utilizadas as doze notas da escala cromática, segundo a ordem da escolha do compositor, formando então uma sequência chamada série fundamental, que é repetida de trás para a frente (série retrógrada), de baixo para cima (inversão) ou uma mescla das duas últimas séries citadas (inversão retrógrada). III) Forma musical vocal monofônica da Idade Média, com desenvolvimento melódico suave e utilização de intervalos próximos (segundas e terças), de ritmo irregular, fundamentado na acentuação das palavras do texto em latim presente nos ritos da igreja católica. IV) Música instrumental descritiva na qual o compositor procura narrar uma história evocando imagens na mente do ouvinte através dos sons. Apresenta três tipos principais: sinfonia descritiva, abertura de concerto e poema sinfônico. V) Estilo de composição contrapontística fundamentada na técnica de imitação, em que um tema é apresentado por uma voz ou instrumento e repetido pelas demais vozes, cada qual em sua altura adequada, fazendo parecer que as vozes estão se perseguindo ou fugindo umas das outras.
Escolha a alternativa que associe CORRETAMENTE os enunciados às formas e estilos de composição musicais.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: E