Questões de Concurso Público IFB 2017 para Professor - Artes
Foram encontradas 16 questões
Q779767
Educação Artística
Segundo Roberto Conduru (2007), “As obras que emergem das religiões de matrizes
africanas são de um tipo a princípio estranho à modernidade ocidental: a arte sacra. Seus autores
são desafiados a representar divindades – orixás, voduns, inquices, encantados – e a constituir
os espaços necessários às suas manifestações e ritos. Cada realização deve equacionar, portanto,
respeito e imaginação, mantendo o que é imutável, criando sobre o que pode ser transformado”.
Nesse pensamento, representam a Arte Afro-Brasileira, EXCETO:
Q779768
Educação Artística
Sobre o movimento Impressionista, assinale a alternativa INCORRETA.
Q779770
Educação Artística
Edvard Munch (18863-1944), artista norueguês, autor de O Grito, assim como outros artistas
de sua época, alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza,
da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a insistência na beleza e na harmonia
em arte teria nascido exatamente de uma recusa à sinceridade. Queriam enfrentar os fatos “nus
e crus” da existência, e expressar sua compaixão pelos feios e deserdados da sorte. A arte dos
mestres clássicos parecia-lhes falsa e hipócrita.
As características descritas acima se referem ao movimento artístico intitulado:
As características descritas acima se referem ao movimento artístico intitulado:
Q779772
Educação Artística
Texto associado
Sobre o estilo Neoclássico, marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO:
I. ( ) A Revolução Francesa de 1789 ofereceu enorme impulso ao interesse dos artistas pela
História e pelo desenvolvimento de pinturas que retratassem temas heroicos.
II. ( ) O pintor Jacques–Louis David (1748-1825), autor de Marat, foi considerado o artista
“oficial” do governo revolucionário francês.
III. ( ) Francisco Goya (1746-1828), retratista da Corte Espanhola, afirmou sua independência
das convenções do passado, tanto em suas pinturas quanto em suas gravuras. As feições em
seus trabalhos eram cuidadosamente delicadas, tornando o retratado sempre belo e em situação
de superioridade.
IV. ( ) O poeta inglês William Blake (1757-1827) desprezava a Arte oficial das Academias
e recusava-se a aceitar seus padrões. Foi o primeiro artista, depois da Renascença, que se
rebelou conscientemente contra os padrões impostos pela tradição.
Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à
sequência CORRETA:
Q779773
Educação Artística
Aquilo a que chamamos Arte Moderna nasceu de sentimentos de insatisfação e das várias
soluções apontadas pelos artistas Paul Cèzanne, Vincente Van Gogh e Paul Gaugin. Considere
as afirmações abaixo e marque a alternativa que correlaciona corretamente TEXTO/ARTISTA.
I. Sentia que a arte havia perdido o senso de equilíbrio e ordem, afirmava que a preocupação do impressionismo com o movimento fugaz os fez esquecer as sólidas e duradouras formas da natureza. O CUBISMO, originado na França, foi a solução proposta por esse artista. II. Acreditava que, rendendo-se às impressões visuais e explorando somente as qualidades ópticas da luz e da cor, a Arte corria o perigo de perder a intensidade e a paixão através das quais o artista poderia expressar seus sentimentos e transmiti-los aos seus semelhantes. A solução converteu-se no EXPRESSIONISMO, que, na Alemanha, encontrou a sua principal resposta. III. Estava profundamente insatisfeito com a vida e com a arte. Ambicionava realizar algo mais direto e simples e esperava encontrar, entre os primitivos, os meios para consegui-lo. A solução, para ele, culminaria nas diversas formas do PRIMITIVISMO.
I. Sentia que a arte havia perdido o senso de equilíbrio e ordem, afirmava que a preocupação do impressionismo com o movimento fugaz os fez esquecer as sólidas e duradouras formas da natureza. O CUBISMO, originado na França, foi a solução proposta por esse artista. II. Acreditava que, rendendo-se às impressões visuais e explorando somente as qualidades ópticas da luz e da cor, a Arte corria o perigo de perder a intensidade e a paixão através das quais o artista poderia expressar seus sentimentos e transmiti-los aos seus semelhantes. A solução converteu-se no EXPRESSIONISMO, que, na Alemanha, encontrou a sua principal resposta. III. Estava profundamente insatisfeito com a vida e com a arte. Ambicionava realizar algo mais direto e simples e esperava encontrar, entre os primitivos, os meios para consegui-lo. A solução, para ele, culminaria nas diversas formas do PRIMITIVISMO.