Questões de Concurso Público IFB 2016 para Auxiliar em Administração

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Auxiliar em Administração |
Q745877 Português

Texto para a questão

SARNA PARA SE COÇAR


Há certos recursos da linguagem – pausa, melodia, entonação e até mesmo silêncio – que só estão presentes na oralidade. Na linguagem escrita, para substituir tais recursos usamos os sinais de pontuação. Atente às considerações abaixo acerca da redação do texto proposto: I) O emprego das aspas nesse texto foi realizado, em ambas as situações, por razões semânticas e gramaticais distintas. II) A construção oracional que aparece entre os travessões (linhas 5 e 6) está, semanticamente, na função de apresentar as reações imediatas dadas pelo cérebro diante do estresse. III) Na linha 9, os dois-pontos têm a função de trazer, na sequência, o argumento sobre a vantagem de uma pessoa ter ansiedade. IV) O trecho “o cérebro, sem controle da situação, muda de estratégia” (linha 15) poderia ser corretamente escrito sem o uso de ambas as vírgulas, não havendo qualquer alteração semântica ou sintática. V) Na linha 4, bem como na linha 20, o uso do ponto de exclamação traduz a carga emotiva da autora do texto ao expor sua opinião acerca do assunto abordado. Estão CORRETAS as assertivas expostas nos itens:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Auxiliar em Administração |
Q745878 Português

Texto para as questão

SUSTENTABILIDADE

    O termo “sustentabilidade” tem sido muito utilizado, fazendo referência às diversas formas de se manter a preservação ambiental, com bases não predatórias, aproveitando, através de recursos próprios, os materiais já existentes, como os lixos que podem ser reciclados.

    Segundo o relatório de Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

    Dentro dessa linha de pensamento, pesquisadores desenvolveram técnicas de reaproveitamento que valorizam as produções, estimulando as atitudes ecologicamente corretas, desde uma vizinhança até o âmbito mundial.

    Mas não basta ser somente ecologicamente correto. Para ser considerado como sustentável, um empreendimento deve ainda conter atitudes que visem ser socialmente justas, culturalmente aceitas e economicamente viáveis.

    Alguns cursos universitários estão voltados para a sustentabilidade, ampliando suas pesquisas. (...)

    A agricultura também se voltou para a questão da sustentabilidade, visando à conservação do meio ambiente, criando as comunidades agrícolas bem como as suas unidades lucrativas. Nessa perspectiva são consideradas tanto as práticas voltadas para os lucros dos agricultores, bem como as vantagens que trazem para os consumidores, como a agricultura orgânica de alta qualidade.

    Engenharia florestal era um campo que atuava nas empresas de carvão, celulose e madeira, mas hoje traz a preocupação com o desenvolvimento sustentável, defendendo as unidades de conservação, fiscalizando as empresas privadas e o uso das áreas ambientais, além de proporcionar a formação de áreas florestais em áreas rurais de pequeno e médio porte.

    Porém, em face da demanda e da necessidade do mercado de trabalho, ainda foram criados cursos para promover o desenvolvimento sustentável, como Gestão Ambiental, Controle Ambiental e Saneamento Ambiental, favorecendo um ambiente urbano ecologicamente equilibrado.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/educacao/sustentabilidade.htm> Acesso em 03/11/2016 (adaptado)

A escrita, assim como a fala, permite várias possibilidades de formulação de um enunciado. Quando, nessa construção, empregamos um verbo, criamos estruturas sintáticas que, gramaticalmente, são consideradas organizadas em ordem direta ou indireta. Tem-se como exemplo de construção oracional feita em ordem DIRETA o fragmento apresentado na opção:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A