Questões de Concurso Público IF-TO 2023 para Professor Ebtt - Sociologia
Foram encontradas 5 questões
Q2094995
Sociologia
“Dado o hábito existente de representar a vida
social como o desenvolvimento lógico de conceitos
ideais, não é impossível, outrossim, que sejamos
acoimados de materialistas, nem que se acuse de
grosseiro um método que torna a evolução coletiva
dependente de combinações objetivas, definidas no
espaço. Poderíamos com maior justiça reivindicar a
qualificação contrária. A ideia de que os fenômenos
psíquicos não podem ser derivados diretamente dos
fenômenos orgânicos não constitui efetivamente a
essência do espiritualismo? Ora, o nosso método
não é, em parte, senão a aplicação destes princípios
aos fatos sociais. Separamos o reino psicológico do
reino social, do mesmo modo que os espiritualistas
separam o reino psicológico do biológico; como
eles, recusamos explicar o mais complexo pelo
mais simples. Na verdade, porém, nem uma nem
outra apelação nos convêm exatamente; a única que
aceitamos é a de racionalistas. Estender à conduta
humana o racionalismo científico é, realmente, o
nosso principal objetivo, fazendo ver que, se a
analisarmos no passado, chegaremos a reduzi-la a
relações de causa e efeito; em seguida, uma
operação não menos racional a poderá transformar
em regras de ação para o futuro. Aquilo que foi
chamado de nosso positivismo, não é senão
consequência deste racionalismo”.
O trecho acima é um fragmento do prefácio à primeira edição de uma das principais obras escritas que colaboraram para o surgimento e consolidação da sociologia como uma ciência autônoma. O trecho supracitado, embora seja um prefácio, conforme mencionado, faz indicações de conceitos que viriam a se tornar basilares para sociologia como um todo e para um autor especificamente, do ponto de vista histórico. Nesse sentido, escolha a alternativa que a aponta corretamente o autor e a obra em questão.
O trecho acima é um fragmento do prefácio à primeira edição de uma das principais obras escritas que colaboraram para o surgimento e consolidação da sociologia como uma ciência autônoma. O trecho supracitado, embora seja um prefácio, conforme mencionado, faz indicações de conceitos que viriam a se tornar basilares para sociologia como um todo e para um autor especificamente, do ponto de vista histórico. Nesse sentido, escolha a alternativa que a aponta corretamente o autor e a obra em questão.
Q2094996
Sociologia
“A sociologia não se afirma primeiro como
explicação científica e, somente depois, como
forma cultural e depois como concepção de mundo.
Foi o inverso que se deu na realidade. Ela nasce e
se desenvolve como um dos florescimentos
intelectuais mais complicados das situações de
existência nas modernas sociedades industriais”
(FERNANDES, Florestan. Apud: LEMOS FILHO,
Arnaldo. “As Ciências Sociais e o Processo
Histórico”. In: MARCELLINO, Nelson. (org.)
Introdução às Ciências Sociais. Campinas – SP:
Papirus, 1988. Pág. 30). Sobre a ideia de que a
Sociologia tenha sido concebida por intelectuais
imbuídos da vontade de colaboração para formação
de diretrizes teóricas capazes de fornecer
explicações sobre o funcionamento da sociedade,
temos uma multiplicidade de colaborações. Há
controvérsias, no entanto, quanto a quem deva ser
considerado o “pai” da Sociologia. Desse modo,
assinale a alternativa que relaciona incorretamente
o pensador e sua contribuição para a surgimento da
sociologia:
Q2094997
Sociologia
Leia os seguintes trechos:
“...a divisão do trabalho [...] não serviria apenas para dotar nossas sociedades de luxo, invejável talvez, mas supérfluo; ela seria uma condição de existência da sociedade. Graças à divisão do trabalho, ou pelo menos por seu intermédio, se garantiria a coesão social; ela determinaria os traços essenciais da constituição da sociedade. Por isso mesmo [...] caso seja realmente função do trabalho, ela deve ter um caráter moral, porque as necessidades de ordem, de harmonia e de solidariedade social são geralmente consideradas morais.” (DURKHEIM, Émile. Método para determinar a função da divisão do trabalho. In: RODRIGUES, J. A. (org.). Émile Durkheim. São Paulo: Ática, 2000. Pág. 66)
“[a Sociologia é a] ciência que tem como meta a compreensão interpretativa da ação social de maneira a obter uma explicação de suas causas, de seu curso e de seus efeitos.” (WEBER, Max. Conceitos básicos de sociologia. São Paulo: Moraes, 1987. Pág. 9)
“A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da sociedade feudal, não aboliu as oposições de classes. Apenas pôs novas classes, novas condições de opressão.” (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido comunista. Petrópolis: Vozes, 1988. Pág. 66-67)
Nesse sentido, o conceito de Sociedade é fundamental para o campo Ciências Sociais e, assim como conceito de cultura e foi objeto de definições diferentes entre autores clássicos como Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber. Entre as alternativas a seguir, assinale a incorreta, conforme as concepções de sociedade desses autores:
“...a divisão do trabalho [...] não serviria apenas para dotar nossas sociedades de luxo, invejável talvez, mas supérfluo; ela seria uma condição de existência da sociedade. Graças à divisão do trabalho, ou pelo menos por seu intermédio, se garantiria a coesão social; ela determinaria os traços essenciais da constituição da sociedade. Por isso mesmo [...] caso seja realmente função do trabalho, ela deve ter um caráter moral, porque as necessidades de ordem, de harmonia e de solidariedade social são geralmente consideradas morais.” (DURKHEIM, Émile. Método para determinar a função da divisão do trabalho. In: RODRIGUES, J. A. (org.). Émile Durkheim. São Paulo: Ática, 2000. Pág. 66)
“[a Sociologia é a] ciência que tem como meta a compreensão interpretativa da ação social de maneira a obter uma explicação de suas causas, de seu curso e de seus efeitos.” (WEBER, Max. Conceitos básicos de sociologia. São Paulo: Moraes, 1987. Pág. 9)
“A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da sociedade feudal, não aboliu as oposições de classes. Apenas pôs novas classes, novas condições de opressão.” (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido comunista. Petrópolis: Vozes, 1988. Pág. 66-67)
Nesse sentido, o conceito de Sociedade é fundamental para o campo Ciências Sociais e, assim como conceito de cultura e foi objeto de definições diferentes entre autores clássicos como Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber. Entre as alternativas a seguir, assinale a incorreta, conforme as concepções de sociedade desses autores:
Q2095000
Sociologia
A teoria sociológica clássica, comumente entendida
por ser composta por três grandes linhas de
pensamento, a saber: o Positivismo (com muitas
derivações), a sociologia compreensiva weberiana
(também conhecida por outras nomenclaturas) e o
marxismo (do mesmo modo com derivações e
outras nomenclaturas). Os grandes expoentes
dessas correntes são os pensadores Émile
Durkheim, Max Weber e Karl Marx,
respectivamente. Para além do fato de que suas
respectivas ideias possuem validade até os dias
atuais, esses são considerados autores clássicos
porque conseguiram, em certa medida, dar conta da
realidade como todo e, assim, fornecer explicações
sobre o comportamento dos indivíduos, mas,
também sobre as instituições e suas estruturas. O
que quer dizer que, considerando que todos tiveram
como objeto de análise a mesma sociedade
capitalista, as instituições presentes nessa sociedade
puderam ser analisadas sob diferentes óticas ou
ponto de vista. Em alguns momentos tais análises
até se aproximam. Em outros, no entanto, se
distanciam. Um exemplo de como esses pensadores
pensaram o mesmo objeto a partir de lógicas
diferentes é o conceito de Estado. As análises feitas
por Durkheim, Weber e Marx sobre os Estado são
conhecidas como “conceitos sociológicos de
Estado”. A seguir, estão relacionados conceitos e
autores. Aponte a alternativa em que o conceito
esteja ou errado ou relacionado de modo
equivocado ao pensador da Sociologia:
Q2095006
Sociologia
"É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos
filhos como queremos. Há costumes com relação
aos quais somos obrigados a nos conformar. Se os
desrespeitarmos, muito gravemente, eles se
vingarão em nossos filhos. Estes, uma vez adultos,
não estarão em estado de viver no meio de seus
contemporâneos, com os quais não encontrarão
harmonia. (...) Há, pois, a cada momento, um tipo
regulador de educação, do qual não podemos
separar sem vivas resistências, e em que restringem
as veleidades dos dissidentes" (Educação e
sociologia. 3. ed. Tradução de Lourenço Filho. São
Paulo: Melhoramentos, 1952. p. 30).
O fragmento do texto acima reflete as concepções sociológicas de educação do seguinte pensador:
O fragmento do texto acima reflete as concepções sociológicas de educação do seguinte pensador: