Questões de Concurso Público IF-TO 2023 para Professor Ebtt - Sociologia

Foram encontradas 6 questões

Q2094998 Sociologia
Contardo Calligaris (1948-2021) foi um psicanalista e escritor italiano que passou as últimas décadas de sua vida radicado no Brasil. O seu interesse pela cultura brasileira resultando num grande conhecimento sobre a mesma, combinando com um olhar de psicanalista estrangeiro fizeram com que ele publicasse inúmeros artigos em que abordando, entre outras coisas, a prática social brasileira de denominar como doutores os indivíduos pertencentes a algumas profissões, dentre eles médicos, engenheiros e advogados, mesmo na ausência da titulação acadêmica. Segundo o autor, estes mesmos profissionais não se apresentam como doutores no encontro com seus pares, mas apenas diante de indivíduos de segmentos sociais considerados subalternos, o que indica uma tentativa de intimidação social, servindo para estabelecer uma distância social, lembrando a sociedade de castas. 
No mesmo sentido, no ensaio Brasil, país do futuro de quem?, Calligaris escreve o seguinte: “Se penetramos no Éden, foi como ladrões de frutas”. Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, define a posição do colonizador brasileiro com as palavras “colher o fruto sem plantar a árvore”, situando assim sua tipologia psicológica.” (CALLIGARIS, Contardo. Brasil, país do futuro de quem? IN: Hello, Brasil! E outros ensaios: Piscanálise da estranha civilização brasileira. São Paulo, Fósforo, 2021. Pág. 206)
As questões levantadas por Contardo Calligaris abordam aspectos relacionados à formação e, consequentemente, o tipo de estratificação social que se apresentam no Brasil. Essas mesmas questões também foram estudadas por sociólogos, como por exemplo o sociólogo alemão Max Weber. Muito embora em contextos diferentes, os conceitos weberianos também podem ser utilizados para entender a situação brasileira com relação à estratificação. Sendo assim, de acordo com as ideias weberianas sobre o tema, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2095003 Sociologia
A Mídia vem exercendo, especialmente nas últimas décadas, um papel de destaque na sociedade brasileira frente às relações de poder, sendo-lhe comumente atribuída a denominação de "quarto poder". O uso dessa expressão pode ser atribuído (a) ou associado (a) à (ao):  
Alternativas
Q2095011 Sociologia
Leia o trecho a seguir: “Para os antigos, a imagem da democracia era completamente distinta. Quando falavam em “democracia” pensavam numa praça, ou assembleia, em que cidadãos eram convocados a tomar, eles próprios, as decisões de governo. Este era o significado literal da palavra: o poder do demos, não o poder dos representantes do demos, como acontece hoje”. (BOBBIO, Norberto. Três ensaios sobre a democracia. Tradução Sérgio Bath. São Paulo: Cardim-Alario, 1991. p.40). A partir do excerto e seus conhecimentos sobre política, assinale a única alternativa INCORRETA
Alternativas
Q2095012 Sociologia
“Maquiavel resume seu pensamento numa frase lapidar: [...] e deve-se considerar como existem em toda república dois humores diversos: o do povo e o dos grandes, e toda lei que se faz em favor da liberdade nasce da desunião entre eles”. (BIGNOTTO, Newton. Maquiavel republicano. São Paulo: Loyola, 1991, p.85). Tomando como referência o excerto e as reflexões de Nicolau Maquiavel, analise as proposições a seguir:
I. Nos comentários sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel analisa a liberdade como fruto do conflito entre pobres e ricos no interior do corpo político.
II. Durante a Renascença, entre os concidadãos de Maquiavel, emergiu um novo adágio chamando a atenção para observação comum na época, que era de que o pensamento do palácio é uma coisa, e o da praça pública é outra.
III. Maquiavel lançou mão do fato de que nenhuma sociedade viveu sem ter conflitos.
IV. De acordo com Maquiavel a liberdade é, portanto, o resultado do conflito, uma solução possível de uma luta que não pode ser extinta por nenhuma criação humana.
V. Maquiavel, em sua profunda racionalidade, tomou como tarefa especifica as variações das opiniões dos homens às variações correspondentes em seus interesses.
Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2095013 Sociologia
Leia o trecho a seguir: “O campo do conhecimento sobre políticas públicas é uma área ligada, preferencialmente, à ciência política e pode ser “entendida como o conjunto de políticas, programas e ações do Estado, diretamente ou por meio de delegação, com objetivo de enfrentar desafios e aproveitar oportunidades de interesse coletivo” (CASTRO, J. A. de; OLIVEIRA, M. G. de. Políticas públicas e desenvolvimento. In: MADEIRA, L. M. (Org.). Avaliação de Políticas Públicas. Porto Alegre: UFRGS/CEGOV, 2014.p.22).
No que se refere à políticas públicas, analise os itens abaixo:
I. Políticas Sociais: aquelas destinadas a prover o exercício de direitos sociais como educação, seguridade social (saúde, previdência e assistência), habitação, etc.;
II. Políticas Distributivas: aquelas que estabelecem imperativos (obrigatoriedades), interdições e condições por meio das quais podem e devem ser realizadas determinadas atividades ou admitidos certos comportamentos.
III. Políticas de Estado: aquelas que visam garantir o exercício da cidadania, a ordem interna, a defesa externa e as condições essenciais à soberania nacional.
IV. Políticas de Infraestrutura: aquelas que distribuem bens ou serviços a segmentos particularizados da população por intermédio de recursos oriundos de outros grupos específicos.
V. Políticas Econômicas: aquelas que alocam bens ou serviços a frações específicas da sociedade (categorias de pessoas, localidades, regiões, grupos sociais, etc.) mediante recursos provenientes da coletividade como um todo.
Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: B
5: E