Questões de Concurso Público IF-TO 2021 para Professor EBTT - História

Foram encontradas 15 questões

Q2030304 História
“A história deve se iniciar por pequenos contos históricos que [serviriam] para despertar a curiosidade dos alunos, interessá-los nesse gênero de estudos; depois vem as notícias biográficas dos personagens célebres – episódios importantes da história de cada povo, noções sobre a origem, vida e costumes de cada um – um esboço geral da história universal, com o desenvolvimento de certas épocas que mereçam estudos especiais. ”
Proposta de um educador sobre o ensino de História para as escolas elementares, em 1879.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2011, p. 92.


A respeito da história do ensino da história no Brasil, julgue os itens, assinalando a alternativa correta
Alternativas
Q2030306 História
“No fim da Idade Média, a Europa já havia conhecido três revoluções agrícolas. Elas eram as revoluções agrícolas do neolítico, antiga e medieval, que geraram três grandes tipos de agricultura: os sistemas de cultivo temporário de derrubada queimada, os sistemas com alqueive e tração leve, e os sistemas com alqueive e tração pesada. Do século XVI ao século XIX, a maioria das regiões da Europa foi palco de uma nova revolução agrícola: a primeira revolução agrícola dos tempos modernos, assim denominada por ter se desenvolvido em estreita ligação com a primeira revolução industrial.

MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: Do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: UNESP; Brasília: NEAD, 2010, p.353.

Sobre o texto e com base em seus conhecimentos sobre a história e os alimentos, julgue os itens abaixo:
Alternativas
Q2030310 História
Leia o texto e em seguida analise os itens.

“De acordo com o Censo 2010, cerca de 1,4% da população brasileira possui alguma deficiência intelectual (DI). Embora a inclusão de pessoas com deficiência tenha crescido no país, a DI ainda gera muitas dúvidas nas pessoas e principalmente nas empresas, que muitas vezes acabam não contratando profissionais com essa deficiência. (...)
Muitas das pessoas com deficiência intelectual têm potencial de se desenvolver, conquistar autonomia e entrar para o mercado de trabalho em uma vaga que seja apta para ela. Para isso, o estímulo deve acontecer desde a descoberta da deficiência, através de acompanhamento médico e profissionais qualificados que ensinem e apliquem atividades para aperfeiçoar suas aptidões, além é claro, do apoio familiar. 
Fonte: Como fazer a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. https://asidbrasil.org.br/en/como-fazer-a-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-trabalho/
Alternativas
Q2030312 História
Leia o texto para analisar os itens abaixo:

“Toda escolha e o encadeamento de fatos pertencentes a qualquer grande área da história, seja local ou mundial, história de uma raça ou de uma classe, são inexoravelmente controlados por um quadro de referência na mente do que seleciona ou reúne os fatos. Este quadro de referência inclui coisas consideradas necessárias, coisas consideradas possíveis, e coisas consideradas desejáveis. Pode ser vasto, informado por profundos conhecimentos, e iluminado por uma vasta experiência; ou pode ser pequeno, desinformado, e não iluminado. Pode ser uma grande concepção da história ou numa simples complicação de pontos confusos. Mas está lá na mente, inexoravelmente. Repitamos segundo Croce: quando a grande filosofia é ostensivamente colocada na porta da frente da mente, então os preconceitos estreitos, de classe, provinciais e regionais entram pela porta dos fundos e dominam, talvez apenas meio inconscientemente, o pensamento do historiador. 

BEARD, Charles. “Written history as an act of faith”, in American Historical Review 39, no. 2, p. 227.
Alternativas
Q2030313 História
Leia o seguinte documento:

“Tecnicamente e levando a coisa absolutamente, isto acontece com TODOS os fatos históricos: na realidade, todo o passado é recente e os acontecimentos mais antigos projetam-se na vida atual e dele participamos: mesmo as misteriosas civilizações fósseis do Neolítico não nos são indiferentes e não morreram completamente. Sentimos e sofremos com tão antigos ancestrais. Na verdade, enquanto viverem os homens, enquanto a Humanidade for viva, não se poderá falar no Passado em sentido absoluto: a nossa existência atual e a existência dos tempos vindouros sofrem a penetração e a ação persistente dos antigos e do Passado.
TORRES, João Camillo de Oliveira. Teoria geral da história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1963, 205.

Sobre o período conhecido como Pré-História, julgue os itens como (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta

I. Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos. II. No período da Idade da Pedra, os homens usavam armas e ferramentas, lapidando pedaços de rochas encontradas na natureza. III. A historiografia europeia cunhou o termo Pré-História para designar o período que antecedeu a invenção da escrita. IV. O estudo da idade dos esqueletos do Homo sapiens e das marcas que os primeiros humanos deixaram levou os especialistas a concluir que o continente africano foi o berço da humanidade.

Estão corretos os itens:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: B
5: A