Questões de Concurso Público IF-TO 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Enfermeiro |
Q999352 Enfermagem
No Brasil, os casos de suicídio são preocupantes. De 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência deste mal; em 2016 a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes. Os dados indicam ainda que os casos de intoxicação exógena aumentaram nos últimos 10 anos: em 2007, 7.735 casos foram registrados, enquanto que em 2017 o número saltou para 36.279 notificações. Desta forma, é importante conhecer quais são os antídotos das substâncias mais comuns ingeridas nas intoxicações agudas. Analise as alternativas abaixo e marque os antídotos das seguintes substâncias: anestésicos locais, chumbo, benzodiazepínico, betabloqueador, bloqueador dos canais de cálcio, opioide, organofosforado, paracetamol, varfarina, respectivamente.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Enfermeiro |
Q999353 Enfermagem

A maioria das pessoas que se matam dão avisos sobre suas intenções. Se o paciente se torna quieto e aparenta estar tranquilo, pode ser um sinal importante de que resolveu a ambivalência e decidiu morrer. Como forma de auxiliar na avaliação, há uma série de fatores predisponentes, precipitantes e protetores que devem ser sondados a fim de ajudar na definição de presença ou ausência de risco de suicídio. Analise as proposições seguintes, no que se refere à definição desses fatores, e marque a opção correta.


I. Fatores predisponentes: sexo (masculino: tentativa, feminino: suicídio), idade (mais jovens: suicídio, mais idosos: tentativa), história familiar de comportamento suicida, alcoolismo ou outros transtornos mentais, tentativas prévias, presença de doenças físicas, estado civil: divorciado, viúvo, solteiro e casado, estar desempregado ou aposentado, entre outros.

II. Fatores protetores: ausência de transtorno mental, gestação, senso de responsabilidade para com a família, suporte social positivo, religiosidade, estar empregado, satisfação elevada com a vida, presença de criança na família, capacidade de resolução de problemas positiva, teste de realidade intacto, relação terapêutica positiva.

III. Fatores precipitantes: separação conjugal, ruptura de relação amorosa, rejeição afetiva e/ou social, alta recente de hospitalização psiquiátrica, graves perturbações familiares, perda do emprego, modificação na situação econômica ou financeira, gestação indesejada, vergonha, culpa, ansiedade intensa, insônia global, intoxicação por substâncias psicoativas, temor de ser descoberto (por algo socialmente indesejado).

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Enfermeiro |
Q999355 Enfermagem
Os fármacos mais utilizados no manejo da agitação/agressividade de pacientes psiquiátricos são os antipsicóticos típicos, os benzodiazepínicos e os antipsicóticos atípicos. Marque a opção correta quanto aos medicamentos que se enquadram nas classes descritas acima.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Enfermeiro |
Q999356 Enfermagem

O carbonato de lítio é o medicamento indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento da hiperatividade psicomotora. Medicamento bastante usado, porém, deve-se atentar à toxicidade aguda pelo lítio, que provoca alterações em vários órgãos e sistemas. No sistema neurológico pode apresentar sinais e sintomas que variam conforme a intensidade da intoxicação aguda (leve/moderada/grave).


Analise as opções abaixo e marque a correta quanto aos sinais e sintomas conforme a intensidade da intoxicação por lítio.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Enfermeiro |
Q999357 Enfermagem

Os transtornos emocionais geralmente surgem durante a adolescência. Além da depressão ou da ansiedade, os adolescentes com essa condição também podem sentir irritabilidade, frustração ou raiva excessivas. Os sintomas podem se sobrepor em mais de um transtorno, com mudanças rápidas e inesperadas no humor e explosões emocionais.

Neste sentido é importante conhecer os transtornos/distúrbios mais comuns que acometem os adolescentes. Deste modo, analise as afirmativas a seguir sobre os distúrbios mentais mais incidentes na atualidade.


I. O transtorno de pânico se caracteriza por ataques de pânico espontâneos, acompanhados de ansiedade antecipatória, ou seja, medo de vir a apresentar novos ataques, que leva à evitação das situações relacionadas à possível ocorrência de ataques.

II. A agorafobia teve seu conceito inicial ampliado para o medo de sair ou ficar desacompanhado, em lugares públicos diversos, abertos ou fechados, transportes coletivos, multidões, podendo chegar à impossibilidade de sair de casa. Quem sofre de agorafobia tem medo de situações que possam levá-lo a sensações de aprisionamento, desamparo ou constrangimento. Esse sentimento de ansiedade, em geral, se manifesta em ambientes desconhecidos nos quais os indivíduos têm pouco controle.

III. O transtorno de ansiedade generalizada se caracteriza por ansiedade persistente e flutuante relacionada a vários aspectos da vida do indivíduo. Apresenta sintomas variáveis: nervosismo persistente, sensação de vazio na cabeça, sensação de estar “no limite”, tremores, tensão e dores musculares, transpiração, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico.

IV. O transtorno obsessivo-compulsivo caracteriza-se por anedonia, ideias de autodesvalorização e culpa, ideias de morte e suicídio, fadiga, sensação de perda de energia, diminuição da concentração, memória e capacidade de decidir, entre outros sinais e sintomas.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: C