Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2021 para Professor - Português/Literatura
Foram encontradas 3 questões
Ano: 2021
Banca:
IF Sul Rio-Grandense
Órgão:
IF Sul Rio-Grandense
Prova:
IF Sul Rio-Grandense - 2021 - IF Sul Rio-Grandense - Professor - Português/Literatura |
Q2006227
Literatura
Texto associado
— Se não, vejam vossas senhorias isto! Que paz, que animação, que prosperidade!
E com um grande gesto mostrava-lhes o Largo do Loreto, que àquela hora, num fim de tarde
serena, concentrava a vida da cidade. Tipoias vazias rodavam devagar; pares de senhoras
passavam, com os movimentos derreados, a palidez clorótica duma degeneração de raça;
nalguma magra pileca, ia trotando algum moço de nome histórico, com a face ainda
esverdeada da noitada de vinho; pelos bancos de praça gente estirava-se num torpor de
vadiagem; um carro de bois, aos solavancos sobre suas altas rodas, era como o símbolo de
agriculturas atrasadas de séculos; fadistas gingavam, de cigarro nos dentes; algum burguês
enfastiado lia nos cartazes o anúncio de operetas obsoletas; nas faces enfezadas de
operários havia como a personificação das indústrias moribundas... E todo este mundo
decrépito se movia lentamente, sob um céu lustroso de clima rico, entre garotos apregoando
a lotaria e a batota pública, e rapazitos de voz plangente oferecendo o Jornal das pequenas
novidades [...].
QUEIRÓS, Eça de. O crime do padre Amaro. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda,
2000.
No excerto acima, retirado de O crime do padre Amaro, a fala veiculada antes do comentário
do narrador indica uma
Ano: 2021
Banca:
IF Sul Rio-Grandense
Órgão:
IF Sul Rio-Grandense
Prova:
IF Sul Rio-Grandense - 2021 - IF Sul Rio-Grandense - Professor - Português/Literatura |
Q2006228
Literatura
Texto associado
— Se não, vejam vossas senhorias isto! Que paz, que animação, que prosperidade!
E com um grande gesto mostrava-lhes o Largo do Loreto, que àquela hora, num fim de tarde
serena, concentrava a vida da cidade. Tipoias vazias rodavam devagar; pares de senhoras
passavam, com os movimentos derreados, a palidez clorótica duma degeneração de raça;
nalguma magra pileca, ia trotando algum moço de nome histórico, com a face ainda
esverdeada da noitada de vinho; pelos bancos de praça gente estirava-se num torpor de
vadiagem; um carro de bois, aos solavancos sobre suas altas rodas, era como o símbolo de
agriculturas atrasadas de séculos; fadistas gingavam, de cigarro nos dentes; algum burguês
enfastiado lia nos cartazes o anúncio de operetas obsoletas; nas faces enfezadas de
operários havia como a personificação das indústrias moribundas... E todo este mundo
decrépito se movia lentamente, sob um céu lustroso de clima rico, entre garotos apregoando
a lotaria e a batota pública, e rapazitos de voz plangente oferecendo o Jornal das pequenas
novidades [...].
QUEIRÓS, Eça de. O crime do padre Amaro. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda,
2000.
No que se refere aos recursos estilísticos que Saraiva e Lopes (2004) reconhecem na prosa
de Eça de Queirós, observa-se no excerto o emprego de
Ano: 2021
Banca:
IF Sul Rio-Grandense
Órgão:
IF Sul Rio-Grandense
Prova:
IF Sul Rio-Grandense - 2021 - IF Sul Rio-Grandense - Professor - Português/Literatura |
Q2006229
Literatura
Bosi (2006), ao analisar a obra realista do escritor Machado de Assis, estabelece uma linha
temporal que discute aspectos importantes dos romances e contos.
Com base nisso, analise as seguintes afirmativaI.
I. Machado promove, a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o que Bosi chama de um processo de inversão parodística dos códigos tradicionais que o Romantismo fizera circular. II. Em Quincas Borba, o autor recorre à narração em terceira pessoa para relatar de forma mais objetiva “o nascimento, a paixão e a morte de um provinciano ingênuo”. III. Em Dom Casmurro, o autor retoma o estilo de memórias, quase póstumas no caso de Bentinho, que se propõe a “atar as duas pontas da vida e restaurar na velhice a adolescência”. IV. A prosa realista de Machado de Assis está marcada por uma série de contos memoráveis como A causa secreta, Entre Santos, Missa do Galo, que se destacam pelo desenho psicológico das personagens.
Estão corretas as afirmativas s:
Com base nisso, analise as seguintes afirmativaI.
I. Machado promove, a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o que Bosi chama de um processo de inversão parodística dos códigos tradicionais que o Romantismo fizera circular. II. Em Quincas Borba, o autor recorre à narração em terceira pessoa para relatar de forma mais objetiva “o nascimento, a paixão e a morte de um provinciano ingênuo”. III. Em Dom Casmurro, o autor retoma o estilo de memórias, quase póstumas no caso de Bentinho, que se propõe a “atar as duas pontas da vida e restaurar na velhice a adolescência”. IV. A prosa realista de Machado de Assis está marcada por uma série de contos memoráveis como A causa secreta, Entre Santos, Missa do Galo, que se destacam pelo desenho psicológico das personagens.
Estão corretas as afirmativas s: