Questões de Concurso Público IF-SP 2023 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2023 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2023 - IF-SP - Engenheiro Civil |
Q2281204 Engenharia Civil
Nas últimas décadas, vivenciamos grandes revoluções na construção civil devido à qualidade dos materiais e suas funções. Uma das grandes revoluções, trata-se dos aditivos acrescidos na argamassa ou até mesmo no revestimento dos rebocos. Os impermeabilizantes são aditivos que podem evitar algumas patologias da construção civil. Observe as patologias a seguir:

I. Proliferação de fungos
II. Vesículas e empolamento
III. Fissuras e microfissuras

Dentre as patologias apresentadas, quais podem ser minimizadas com o uso de impermeabilizantes nas argamassas de revestimento?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2023 - IF-SP - Engenheiro Civil |
Q2281206 Engenharia Civil
Quanto às manifestações patológicas que afetam os revestimentos de pintura, é correto afirmar:

I. Eflorescência são manchas esbranquiçadas que surgem se a pintura for aplicada sobre reboco úmido, que decorrem da movimentação da água no substrato, que arrasta os sais presentes na argamassa ou no concreto para a superfície do elemento pintado.
II. Saponificação são manchas com aspecto pegajoso podendo até ocorrer óleo. Causada pela alcalinidade natural da cal, do cimento e do reboco que, na presença da umidade, reage com acidez característica de alguns tipos de resina;
III. Descascamento é o esfarelamento que ocorre quando a tinta é aplicada sobre o reboco não totalmente curado. Quando acontece o descascamento ocorre a destruição da pintura, que se esfarela, destacando-se da superfície juntamente com partes de reboco.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas:
 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2023 - IF-SP - Engenheiro Civil |
Q2281213 Engenharia Civil
Para construção de uma plataforma nivelada, na qual será feita uma edificação, um engenheiro empregou um método que promoverá um volume de corte igual ao de aterro, pois desta forma não haverá a necessidade de descartar e nem adquirir solo para a realização da obra. Para isto, ele quadriculou o terreno em 20 m x 20 m e determinou as cotas em metros (m) conforme mostra a figura abaixo. Não foi considerado o empolamento no corte e nem a contração do solo no aterro.

Imagem associada para resolução da questão


Assinale o valor da cota que proporcionará um volume de cote igual ao de aterro.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A