Questões de Concurso Público IF-SP 2023 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2023 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2023 - IF-SP - Engenheiro Civil |
Q2281171 Português
Assinale a opção que preenche de forma coesa e coerente as lacunas do texto que se apresenta:
    Quando pensamos em uma mudança tão significativa como a de implementação do Novo Ensino Médio, precisamos levar em conta minimamente a estrutura de nossas escolas, principalmente as da rede pública.

    Será que todas estão preparadas para receber essa nova organização? Foram feitas reformas, melhorias que permitam a divisão de turmas e atendimento em contraturno? Foram comprados equipamentos para que os estudantes tenham contato com as novas tecnologias, tão importantes no mundo atual e que, ___________, precisam estar presentes na educação?
    ___________ as instituições privadas, preocupadas com as novas exigências legais e com mais recursos do que as públicas, já vêm promovendo encontros com toda a sua comunidade escolar ___________ discutir como serão implementadas as novidades do ensino médio, grande parte das escolas públicas trazem consigo todas as dificuldades ___________ já estamos acostumados. Eis o desafio.

Adaptado de texto do E-docente, de 28/04/2022: O Novo Ensino Médio e a realidade do nosso país.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2023 - IF-SP - Engenheiro Civil |
Q2281172 Português
Analise as afirmativas abaixo. Em seguida, assinale a alternativa correta, quanto aos mecanismos de produção de sentido:

1. “As mãos que dizem adeus são pássaros” (Mário Quintana, 1994).
2. Novos sem-teto passaram a sonhar com a possibilidade de moradia digna, ao retornar o programa habitacional para pessoas de baixa renda.
3. Convocaram tanto servidores administrativos quanto servidores docentes para a reunião de planejamento semestral.
4. O diretor-geral comunicou a seu servidor de apoio que ele seria exonerado.
 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2023 - IF-SP - Engenheiro Civil |
Q2281175 Português
Considere o seguinte excerto:

    “De tempos em tempos, tais termos aparecem como pragas, e se proliferam em terrenos férteis para esse tipo de discurso, como determinados grupos sociais ou mídias. Por exemplo, na década de 70, do século passado, os radialistas tornaram epidêmico o uso da expressão “a nível de”, para enunciar coisas que não dependiam de gradação alguma. Se queriam dizer que o prefeito tratou de algum tema de mobilidade urbana, lascavam ao microfone: “A nível de transporte público a administração municipal…”

FONSECA, O. E os vícios de linguagem. O do momento, a partir de Jair Bolsonaro, é “questão”. Disponível em: https://claudemirpereira.com. br/2020/04/cronica-orlando-fonseca-e-os-vicios-de- linguagem-o-do-momento-a-partir-de-jair-bolsonaro-e- questao/. Acesso em: 12 de agosto de 2023

Assinale a alternativa que apresenta o mesmo tipo de fenômeno linguístico discutido no texto:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2023 - IF-SP - Engenheiro Civil |
Q2281176 Português
Observe as construções textuais abaixo:

1. A portaria dispõe sobre o regulamento; a instrução normativa, orientações para acompanhamento.
2. A convocação foi finalizada. O documento trata da reunião geral para eleição de membros do conselho de campus.
3. Os auditores da SETEC apontaram estas irregularidades: inconsistência nos dados apresentados quanto ao uso de recursos e falta de assinatura no documento.
4. O diretor-geral compareceu à assembleia dos servidores, pois identificou o interesse de sua gestão na pauta discutida. 

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2002), há na língua alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto, como referência, substituição, elipse e uso de conjunção. Tendo em vista esses mecanismos, assinale a alternativa correspondente aos recursos utilizados em cada frase: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2023 - IF-SP - Engenheiro Civil |
Q2281178 Português
O texto a seguir deve ser considerado para a resposta a questão.


Se os tubarões fossem homens 


        “Se os tubarões fossem homens”, perguntou ao sr. K. a filha da sua senhoria, “eles seriam mais amáveis com os peixinhos?” “Certamente”, disse ele. “Se os tubarões fossem homens, construiriam no mar grandes gaiolas para os peixes pequenos, com todo tipo de alimento, tanto animal como vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca, e tomariam toda espécie de medidas sanitárias. Se, por exemplo, um peixinho ferisse a barbatana, então lhe fariam imediatamente um curativo, para que ele não lhes morresse antes do tempo. Para que os peixinhos não ficassem melancólicos, haveria grandes festas aquáticas de vez em quando, pois os peixinhos alegres têm melhor sabor do que os tristes. Naturalmente haveria também escolas nas gaiolas. Nessas escolas os peixinhos aprenderiam como nadar em direção às goelas dos tubarões. Precisariam saber geografia, por exemplo, para localizar os grandes tubarões que vagueiam descansadamente pelo mar. O mais importante seria, naturalmente, a formação moral dos peixinhos. Eles seriam informados de que nada existe de mais belo e mais sublime do que um peixinho que se sacrifica contente, e que todos deveriam crer nos tubarões, sobretudo quando dissessem que cuidam de sua felicidade futura. Os peixinhos saberiam que esse futuro só estaria assegurado se estudassem docilmente. Acima de tudo, os peixinhos deveriam evitar toda inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista, e avisar imediatamente os tubarões, se um dentre eles mostrasse tais tendências. Se os tubarões fossem homens, naturalmente fariam guerras entre si, para conquistar gaiolas e peixinhos estrangeiros. Nessas guerras eles fariam lutar os seus peixinhos, e lhes ensinariam que há uma enorme diferença entre eles e os peixinhos dos outros tubarões. Os peixinhos, eles iriam proclamar, são notoriamente mudos, mas silenciam em línguas diferentes, e por isso não podem se entender. Cada peixinho que na guerra matasse alguns outros, inimigos, que silenciam em outra língua, seria condecorado com uma pequena medalha de sargaço e receberia o título de herói. Se os tubarões fossem homens, naturalmente haveria também arte entre eles. Haveria belos quadros, representando os dentes dos tubarões em cores soberbas, e suas goelas como jardins onde se brinca deliciosamente. 

Os teatros do fundo do mar mostrariam valorosos peixinhos nadando com entusiasmo em direção às goelas dos tubarões, e a música seria tão bela, que a seus acordes todos os peixinhos, com a orquestra na frente, sonhando, embalados nos pensamentos mais doces, se precipitariam nas gargantas dos tubarões. Também não faltaria uma religião, se os tubarões fossem homens. Ela ensinaria que a verdadeira vida dos peixinhos começa apenas na barriga dos tubarões. Além disso, se os tubarões fossem homens também acabaria a ideia de que os peixinhos são iguais entre si. Alguns deles se tornariam funcionários e seriam colocados acima dos outros. Aqueles ligeiramente maiores poderiam inclusive comer os menores. Isto seria agradável para os tubarões, pois eles teriam, com maior frequência, bocados maiores para comer. E os peixinhos maiores, detentores de cargos, cuidariam da ordem entre os peixinhos, tornando-se professores, oficiais, construtores de gaiolas etc. Em suma, haveria uma civilização no mar, se os tubarões fossem homens.”.


BRECHT, Bertolt. Se os tubarões fossem homens.
In: _____. Histórias do sr. Keuner. Tradução de Paulo
César de Souza. São Paulo: Ed. 34. 2008.




Considerando-se o personagem sr. K, é verdadeiro dizer que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: D
5: B