Questões de Concurso Público IF-SC 2019 para Docente - Enfermagem

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Docente - Enfermagem |
Q1612173 Enfermagem
De acordo com a lei do exercício profissional o enfermeiro e o técnico em enfermagem possuem competência para desenvolver o preparo e administração de medicamentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e geram cerca de 1,3 milhões de danos anualmente nos Estados Unidos (WHO, 2017). Referente a prevenção de erros no preparo e administração de medicamentos, analise as afirmações:


I. No posto de enfermagem de uma unidade de internação o local de preparo de medicamentos deve ser espaçoso, limpo, arejado, organizado, bem iluminado, com baixo nível de ruídos e de fácil circulação, que permita o acesso a pacientes e familiares para esclarecer qualquer dúvida no momento que o profissional de enfermagem esteja preparando os medicamentos.


II. A dupla checagem é um procedimento indicado para que seja realizado no momento do preparo dos medicamentos e também na administração de alguns medicamentos. Existe mais de uma forma de ser realizada a dupla checagem, podendo ser adaptada ao local e ao tipo de medicação, porém, não deve ser ignorada, pois há evidências que é uma barreira efetiva para prevenção de erros que poderão lesar o paciente.


III. Durante o processo de preparo e administração de medicamentos os profissionais de enfermagem devem estar atentos aos “certos” que são utilizados como uma forma de barreira para prevenção erros nesses momentos. Segundo protocolo do Ministério da Saúde no Brasil hoje são preconizados nove certos sendo eles: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma certa e resposta certa


IV. A comunicação é uma excelente barreira na prevenção de erros no momento da administração dos medicamentos, é importante sempre identificar o paciente de forma correta com, pelo menos, dois indicadores, como nome completo e data de nascimento, questionar o paciente se o mesmo é alérgico a algum medicamento, comunicar ao paciente qual medicamento será administrado, e orientar sobre resultado esperado e possíveis reações.


V. Indica-se cuidados específicos com alguns tipos de medicamentos no momento da administração para evitar erros, tais como: atenção a lateralidade dos equipos em pacientes em uso sondas e acesso venoso, certificar-se que os medicamentos via oral foram realmente ingeridos pelo paciente, controle da vazão em medicamentos administrados por bomba de infusão.


Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Docente - Enfermagem |
Q1612176 Enfermagem
Considerando a lei do exercício profissional cabe ao enfermeiro realizar a Classificação de Risco, uma vez que a Lei n.º 7.498/86 incumbe, privativamente ao enfermeiro, a Consulta de Enfermagem e a realização de técnicas de maior complexidade, que exijam conhecimentos científicos adequados, e a capacidade de tomar decisões rápidas. Qual a sequência CORRETA da classificação de risco preconizada por cores conforme o Ministério da Saúde.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B