Questões de Concurso Público IF-SC 2019 para Docente - Administração

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Docente - Administração |
Q1018369 Administração Geral
Segundo o Sebrae (2019), inúmeros são os empreendedores iniciantes que passam por dificuldades nos primeiros meses de abertura do novo negócio por não terem se planejado antecipadamente, pois o desenvolvimento prévio do plano de negócio é essencial. O plano de negócio é um documento com a descrição da oportunidade de negócio que o empreendedor pretende desenvolver. Esse documento tem por objetivo detalhar o negócio, para tal entre outros, traz a descrição do conceito do negócio, da estratégia competitiva, dos atributos de valor da oferta e dos riscos, das estratégias mercadológicas, dos custos e lucros envolvidos. Em suma, é composto por quatro planejamentos base.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Como elaborar um plano de negócio. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-denegocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD? origem=tema&codTema=9. Acesso em: 05 jul/2019.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Sextante, 2012.
Com relação aos planejamentos base que compõem o Plano de Negócio, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Docente - Administração |
Q1018381 Administração Geral

Com relação às fases da metodologia de elaboração e implementação do Planejamento Estratégico nas empresas, é possível afirmar que a fase relativa aos Instrumentos Prescritivos e Quantitativos:

( ) É a fase onde se estabelece “onde se quer chegar” e de “como chegar na situação que se deseja”.

( ) É a fase onde deve ser estabelecida a razão de ser da empresa, bem como o seu posicionamento estratégico.

( ) É a fase também denominada auditoria de posição, sendo realizada por meio de pessoas representativas e que possuem as várias informações necessárias para analisar e verificar todos os aspectos inerentes à realidade externa e interna da empresa.

( ) É a fase dividida em dois instrumentos perfeitamente interligados.

( ) É a fase que verifica “como a empresa está indo” para a situação desejada, sendo a ação necessária para assegurar a realização dos objetivos, desafios, metas, estratégias, projetos e planos de ação estabelecidos.


OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico. 32. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Docente - Administração |
Q1018382 Administração Geral

Para a realização do Planejamento Estratégico é necessário que primeiro seja realizado o “diagnóstico estratégico” da empresa, o qual:

I. Deve ser efetuado da forma mais real possível, pois qualquer tomada de posição errada nessa fase prejudicará o resto do processo de desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico da empresa.

II. É a fase que procura responder “qual a real situação da empresa quanto aos seus aspectos internos e externos”.

III. É um processo contínuo e interativo de investigação e análise das estratégias de sucesso das empresas líderes ou de referência e excelência administrativa, procurando conhecer, adaptar e aprimorar essas estratégias para a realidade da empresa considerada.

IV. Deve ser interno e externo à empresa e deve ter enfoque no momento atual, bem como no próximo momento, no próximo desafio, a fim de constituir a dimensão crítica para o sucesso permanente da empresa analisada.

V. É o processo estruturado, interativo e consolidado de desenvolver e operacionalizar as atividades, visando ao crescimento e ao desenvolvimento sustentável da empresa.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico. 32. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Docente - Administração |
Q1018383 Administração Geral
Com relação ao desenvolvimento do planejamento estratégico dentro do contexto da administração estratégica, numere corretamente a coluna da direita de acordo com a esquerda:
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
(1) São as grandes ações e caminhos que a empresa adota para melhorar a interação, além de usufruir e gerar vantagens competitivas no ambiente empresarial. (2) São variáveis importantes que foram identificadas pela empresa, mas que no momento não existem critérios e parâmetros de avaliação para classificação como ponto forte ou ponto fraco. (3) São desvantagens estruturais controláveis pela empresa e que a desfavorecem perante as oportunidades e as ameaças do ambiente empresarial. (4) São as grandes orientações que sustentam as decisões que a empresa deve tomar para melhor interagir com o ambiente empresarial. (5) Na análise externa, é o conjunto de todos os fatores externos e não controláveis.
( ) Pontos neutros ( ) Macroestratégias ( ) Ambiente da empresa ( ) Macropolíticas ( ) Pontos fracos
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Docente - Administração |
Q1018388 Administração Geral
A moderna gestão de pessoas deve ser alicerçada em um conjunto de fatores que impactam não apenas nas habilidades e competências técnicas, mas sobretudo no comportamento humano no trabalho. A cultura organizacional é formada por um conjunto de valores e crenças mutável, dinâmico e dependente das mudanças dos cenários que permeiam o ambiente interno e externo da empresa, e que impactam no comportamento do indivíduo e do grupo (MARRAS, 2016). Esse autor apresenta quatro componentes da cultura organizacional: valores; ritos; mitos; e, tabus. Com relação a esses quatro componentes da cultura organizacional, numere as afirmativas apresentadas da seguinte forma: 
Imagem associada para resolução da questão

( ) São praticados com a finalidade de perpetuar, no dia a dia, os valores organizacionais e tornar a cultura mais coesa. ( ) Têm a função de orientar comportamentos e atitudes, perincipalmente enfocando questões de proibição ou de coisas não bem-vindas ou não permitidas. ( ) São figuras imaginárias, geralmente oriundas da interpretação de fatos não concretos e que são utilizadas para reforças as crenças organizacionais com o intuito de manter certos valores históricos. ( ) São crenças e conceitos que moldam o contorno cultural de um grupo, estabelecendo padrões de comportamento, de avaliação e de imagem organizacional. ( ) São renovados constantemente por meio dos ritos, razão pela qual perdem prioridade de terem acontecido somente uma vez. ( ) Em uma organização, constitui um sistema que baliza e demonstra claramente quais as prioridades e os caminhos que a empresa normalmente deseja seguir na busca de seus objetivos.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 15. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2016. 336 p., il. Inclui bibliografia e índice. ISBN 9788547201074. (p.293-5)
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: B
5: B