Questões de Concurso Público IF-SC 2017 para Professor - Pedagogia

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2017 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2017 - IF-SC - Professor - Pedagogia |
Q865835 Pedagogia

Sobre planejamento escolar, implica em diferentes níveis e ações voltadas para o estabelecimento de objetivos, metas, princípios e estratégias de ação para a consolidação da proposta da instituição educativa.


De acordo com enunciado associe a segunda coluna com a primeira.


I. Plano de Desenvolvimento Institucional

II. Projeto de curso

III. Plano de ensino

IV. Plano de aula

V. Sequência didática

VI. Projeto Pedagógico Institucional


( ) é uma previsão das atividades, organizadas e distribuídas de maneira que sejam desenvolvidas em etapas sucessivas e interligadas.

( ) indica a definição dos objetivos a ser alcançados pelos alunos, conteúdo programático adequado para o alcance dos objetivos, estratégias, e critérios de avaliação.

( ) é um o instrumento que concentra a concepção, os objetivos e perfil de formação em determinada área.

( ) é o documento que registra como a instituição se organiza, o que quer alcançar, o que falta para realizar os objetivos levantados e os objetivos de ação.

( ) corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático.

( ) documento que traça o perfil da instituição, conferindo-lhe identidade e intenções comuns de todos os envolvidos.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2017 - IF-SC - Professor - Pedagogia |
Q865856 Pedagogia

Ao estudar a questão do planejamento na prática docente, Sandra M. Corazza afirma que “a ação pedagógica é uma forma de política cultural, exigindo por isso uma intervenção intencional que é, sem dúvida, de ordem ética. (...) implica respeito e responsabilidade para com esta nossa ação e para com os sujeitos dela integrantes, seus grupos sociais e suas culturas. (...) Então, como ir para a escola (significada como um território de luta por sentidos e identidades) e exercer uma pedagogia (entendida como uma forma de política cultural), sem planejar nossas ações? Ora, agir assim demonstraria que, no mínimo, não levamos muito a sério as responsabilidades pedagógicas e políticas do nosso trabalho!”.

(COFRAZZA, Sandra Mara. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MO REI IRA, Antonio Flavio B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997, p. 121)


A partir das ideias exportas acima, pode-se afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: E
2: B