Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Música
Foram encontradas 8 questões
Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo, dos parênteses, segundo a Organização Didática (OD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS:
1. Poderão ser oferecidos somente na modalidade presencial;
2. Poderão ser oferecidos somente na modalidade de educação a distância;
3. Poderão ser oferecidos na modalidade presencial ou de educação a distância.
( ) Cursos Técnicos Integrados de nível médio;
( ) Cursos Técnicos Integrados à Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio;
( ) Cursos Técnicos de nível médio subsequente;
( ) Cursos Técnicos de nível médio na modalidade de concomitância externa.
Propostas pedagógico-musicais têm sido concebidas e planejadas de acordo com demandas diversas, desde o contexto histórico sociocultural às necessidades de aprendizagem dos alunos nas aulas de música. Cada uma delas tem suas características próprias, com aspectos essenciais da e para a educação musical.
Identifique os elementos dessas propostas com o respectivo músico pedagogo, relacionando, assim, as afirmações abaixo.
I. Composição, escuta criativa, introdução da música contemporânea nas escolas e a integração da música com outras áreas artísticas.
II. Processo de conscientização entre o fazer e o pensar, ensino pré-figurativo das artes, ensinar o que os alunos querem saber e a improvisação como ferramenta pedagógica.
III. Iniciação musical chamada de psicotécnica, exercícios de audição com ênfase no aprendizado dos intervalos, exercícios de localização cega e exercícios de leitura posteriores à experimentação do fenômeno musical.
IV. Leitura relativa com altura inicial Dó, solmização com a Tônica Sol-Fá, manossolfa, solfejo relativo, Dó móvel e uso de sílabas na realização do soljefo rítmico.
V. Educação do talento, o papel da mãe no desenvolvimento musical do aluno, aprender “de ouvido”, prática por repetição, memória e tonalização.
( ) Antônio de Sá Pereira
( ) Zoltán Kodály
( ) Shinichi Suzuki
( ) John Paynter
( ) Hans-Joachim Koellreutter
Assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo.
O professor alemão Hans Günther Bastian, após realizar uma pesquisa em sete escolas de ensino fundamental durante seis anos, responde à pergunta “por que precisamos de música” apoiando-se em fundamentações antropológicas, pedagógico-musicais, teórico-didáticas, políticoeducacionais e músico-imanente da música. Referente a esta última fundamentação, afirma que “A música é, primariamente” um espaço livre e um campo experimental para a fantasia estético-musical e sociomusical. O primeiro desafio que resta é elaborar uma aula de música que esteja em sintonia com a comprovada alegria pela música e que coligue a exigência da arte com a orientação da cultura musical, tanto tradicional quanto moderna”. (BASTIAN, 2011, p. 47)
Com isso, Bastian está defendendo que:
I. A aula de música deve estar presa às rédeas psicopedagógico-políticas, ou seja, vincular o ensino de música a fins extramusicais, como a sociabilidade e a concentração ou o melhoramento da aprendizagem em outras disciplinas.
II. A educação musical dá às crianças possibilidades de autoexercitarem-se no canto, na dança, na execução de um instrumento musical, em (grupos de) improvisação, na criação de trilhas sonoras, na encenação, na meditação, nos jogos interativos e comunicativos e em muitos outros campos técnicos de experiência e aprendizagem.
III. A educação musical promove o desenvolvimento de uma abertura musical e capacidade de experiência também para aquela música que, nas culturas juvenis, frequentemente é transformada em tabu mediante o estigma do privilégio da educação.
IV. A educação musical desenvolve a capacidade de expressão musical como uma partilha de sensações e emoções, como uma oportunidade para a comunicação músicosocial contra a tendência do crescente individualismo.
V. A música como a única disciplina auditiva nas escolas desenvolve a capacidade de percepção (musical), contra o imperialismo da imagem, da música e do barulho de nossos dias.
Assinale a alternativa em que todas a(s) alternativa(s) está(ão) INCORRETA(S):
Considerando a educação musical como uma área científica do conhecimento – suas funções e dimensões (KRAEMER, 2000), o ensino da música na escola (BASTIAN, 2011; SOUZA, et al., 2002; PENNA, 2008), o cotidiano como perspectiva para as aulas de música (SOUZA, 2000; 2008) e as diretrizes curriculares, qual seria a melhor orientação conceitual para a formação de professores?
Assinale a alternativa CORRETA:
A educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena são orientações nacionais que têm trazido discussões e desafios para todas as áreas de conhecimento que integram o currículo escolar. Penna (2008) ao refletir sobre “como reconhecer, acolher e trabalhar com a diversidade cultural no processo pedagógico” (p.79) na área de educação musical contribui trazendo temas significativos para essa prática.
Assinale a alternativa que enumera os temas que Maura Penna seleciona para tratar sobre as questões apontadas no texto supracitado:
Souza (2000) destaca cinco fenômenos do processo de globalização que precisam ser considerados pela Educação Musical contemporânea: 1) A formação de grandes corporações responsáveis pela movimentação midiática; 2) O uso de linguagem polissêmica: som + imagem + movimento; 3) O estabelecimento de novas relações de espaçotempo; 4) A reordenação do espaço e tempo através de redes virtuais; 5) A uniformização de produtos, hábitos e gostos, informação e identidade.
Partindo-se desses fenômenos, analise as seguintes afirmações:
I. Reconhecer a relevância pedagógica das mídias trazidas pelos(as) alunos(as).
II. Aceitar o uso das mídias como chamariz para o ensino dos conteúdos musicais propostos pelo(a) professor(a).
III. Promover o uso dos conteúdos midiáticos de forma pragmática, com a intenção de conquistar os(as) alunos(as) para os conteúdos da aula de música.
IV. Resistir aos produtos midiáticos por serem efêmeros e, muitas vezes, trazerem conteúdos não adequados a práticas pedagógicas.
V. Buscar uma aproximação das experiências musicais dos(as) alunos(as).
São afirmações que contemplam desafios para uma ação pedagógica significativa por parte dos(as) professores(as):
Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.
São afirmações que se articulam com a perspectiva da Sociologia da Educação Musical:
( ) Promover uma aprendizagem musical capaz de estimular os alunos a desvendarem o mundo musical que os cerca.
( ) Ser coerente com o contexto sociocultural e histórico.
( ) A aprendizagem musical significativa é aquela ligada à tradição conservatorial europeia.
( ) As relações pedagógico-musicais estabelecidas entre os indivíduos e as mídias não são relevantes para a área da educação musical.
( ) A música é um objeto que pode ser tratado descontextualizado de seu ambiente sociocultural.
Para a Sociologia da Educação Musical, no mundo contemporâneo os(as) professores(as) veem-se cada vez mais confrontados com situações que exigem, em sua atuação profissional, o desempenho de papeis diversos, para além de sua formação em uma área específica do conhecimento. A partir dessa asserção, analise as frases que seguem sobre a postura do(a) professor(a) de música:
I. Deve manter-se em constante atualização, procurando articular suas propostas pedagógicas com o mundo vivido dos alunos.
II. Deve tornar-se um mediador das aprendizagens musicais dos seus alunos(as).
III. Deve envolver-se apenas com questões musicais, pois não tem a obrigação de ver-se confrontado com outras tarefas sociopedagógicas.
IV. Deve sentir-se motivado a estudar temáticas que a educação musical compartilha com outros campos do saber.
Segundo a Sociologia da Educação Musical, assinale a alternativa em que todas (a)s afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):