Questões de Concurso Público IF-PI 2016 para Arquivista
Foram encontradas 20 questões
De acordo com Flores (2016) a manutenção da cadeia de custódia para Documentos Arquivísticos Digitais (DAD) deve ser feita a partir de ambientes digitais autênticos: entre SIGAD e Repositórios Digitais Confiáveis (RDC). Neste aspecto, é INCORRETO afirmar que:
FLORES, D.; ROCCO, B. C. B.; SANTOS, H. M. Cadeia de Custódia para Documentos Arquivísticos Digitais. Acervo, Rio de Janeiro, v. 29. n: 2, p. 117 - 132.
“A prática arquivística, até bem pouco tempo, estava voltada para o tratamento das grandes massas documentais que se acumularam sem critérios técnicos ao longo dos séculos. (...) A informação criada pelos computadores não era vista como arquivo, mas como dado, a separação era bem distinta” (SANTOS, 2005, p. 19 e 20). Sobre o avanço das tecnologias da informação nos arquivos está INCORRETO afirmar:
Sobre a digitalização de documentos é INCORRETO afirmar:
Sobre os Arquivos Permanentes e as atividades que nesta fase devem ser executadas é INCORRETO afirmar:
O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), na Resolução nº 40, dispõe sobre a eliminação de documentos para os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Arquivos. Sobre este documento é CORRETO afirmar que:
“(...) a legislação arquivística tende a ser considerada um marco zero de uma nova era arquivística. (...) No entanto, um marco legal só provoca impactos arquivísticos quando vai além de uma declaração de princípios conceituais bem estruturados, amparados em redefinições institucionais oportunas e promissoras. O desafio maior para as instituições arquivísticas, seus profissionais e a sociedade é a construção cotidiana no fazer arquivístico” (JARDIM, José Maria, 2003, p. 38).
Os marcos legais na arquivística vem em um processo histórico desde a primeira constituição que cria o Arquivo Nacional. Sobre este aspecto é CORRETO afirmar:
Os documentos de arquivo passam por três fases distintas, designadas pela Arquivologia como Arquivos Correntes, Arquivos Intermediários e Arquivos Permanentes. Sobre a última fase é CORRETO afirmar:
Sobre o Sistema Nacional de Arquivos - SINAR é correto afirmar:
De acordo com o Decreto nº 82.590 de 06 de novembro de 1978 que regulamenta a profissão de Arquivista, são atribuições deste profissional, EXCETO:
A definição do conceito de Gestão de Documentos encontrada na Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, NÃO menciona a seguinte operação técnica:
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística do Arquivo Nacional (2005), assinale a alternativa CORRETA referente à definição de Arquivologia:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia irá eliminar documentos que já cumpriram sua função junto à administração pública e que não possuem valor de guarda permanente. A Resolução CONARQ nº 40, de 9/12/2014, determina que, após a conclusão do processo de avaliação conduzido pelas Comissões Permanentes de Avaliação de cada instituição pública, deverão ser elaborados:
Acerca da classifi cação dos documentos quanto ao gênero, marque a alternativa correspondente aos documentos Filmográficos.
Em relação aos processos de preservação, conservação e restauração documental, analise as assertivas abaixo:
I - A conservação documental engloba os processos de preservação e de restauração.
II - A restauração visa reverter ou estabilizar danos documentais.
III - A luminosidade é um agente biológico que pode deteriorar documentos.
IV - A tinta e a gordura são agentes químicos que podem deteriorar documentos.
Estão CORRETAS, apenas, as assertivas:
Sequência de operações técnicas que tem por finalidade dar forma processual ao conjunto de documentos acumulados no decorrer de uma ação administrativa, visando encaminhamento, manifestação e decisão:
Sobre o Código de Identificação que permite a ordenação ou localização das unidades de arquivamento, assinale a alternativa CORRETA:
“Os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos”.
A definição acima se refere ao Princípio Arquivístico da?
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), espécie documental consiste na divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. São exemplos de espécies documentais:
Considerando que o arquivista recém contratado em uma instituição encontre a documentação amontada. Sua primeira tarefa deve ser quantificar essa documentação. Nesse sentido, ele deve calcular a metragem:
Segundo as recomendações para a construção, adaptação e reforma de edifícios que atendam às funções específicas de um arquivo permanente, publicadas no site do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), um arquivo DEVE oferecer:
I - Área reservada ao trabalho técnico e aos depósitos, totalmente vedada ao público.
II - Área administrativa, parcialmente vedada ao público.
III - Área Pública.
Está(ão) CORRETA(S):