Questões de Concurso Público IF-PE 2016 para Médico - Psiquiatria

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2016 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2016 - IF-PE - Médico - Psiquiatria |
Q673950 Psiquiatria
Em relação ao tratamento da esquizofrenia podemos comentar que
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2016 - IF-PE - Médico - Psiquiatria |
Q673968 Psiquiatria
De acordo com a CID-10, existe um transtorno com sintomas que devem estar presentes, pelo menos, por dois anos e o indivíduo nunca deve ter preenchido os critérios para esquizofrenia, apresentando curso crônico com oscilações de intensidade. Esse conjunto de sintomas é caracterizado por afeto inapropriado; comportamento ou aparência estranha, excêntrica ou peculiar; relacionamento pobre com os outros e tendência a retraimento social; crenças estranhas ou pensamento mágico que influenciam o comportamento, sendo inconsistentes com as normas socioculturais; suspeitas ou ideias paranoides; ruminações obsessivas sem resistência interna, com conteúdo frequentemente dismorfofóbico, sexual ou agressivo; experiências perceptivas incomuns, incluindo o somatossensorial ou outras ilusões; despersonalização ou desrealização; pensamento vago, circunstancial, metafórico, superelaborado ou estereotipado, manifestado por discurso esdrúxulo ou de outras formas, sem coerência; episódios quase psicóticos ocasionais, transitórios com intensas ilusões, alucinações auditivas ou outras; e ideias deliróides, usualmente ocorrendo sem provocação externa. Segundo a classificação da OMS, os sintomas, acima, descritos levam a um diagnóstico de
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2016 - IF-PE - Médico - Psiquiatria |
Q673973 Psiquiatria

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico crônico, que se inicia entre jovens, apresentando um risco de desenvolvimento entre 0,5% a 1% na população geral. Os homens apresentam um risco de 1,4 a 2,3 maior do que as mulheres. No caso da etiopatogênese deste transtorno, podese fazer as seguintes afirmações:

I. alterações na estrutura cerebral não são identificáveis desde as primeiras expressões de sintomas do transtorno.

II. sujeitos com esquizofrenia já apresentam desde a infância déficits na evolução cognitiva e neuromotora.

III. em estudos com tomografia por emissão de pósitrons (PET), constata-se que de 60% a 80% dos receptores D2 estão ocupados com as doses terapêuticas dos antipsicóticos.

IV. são encontradas apenas alterações microscópicas (entre elas, ausência de gliose) e não macroscópicas (tais como, girificação anômala) em se comparando sujeitos esquizofrênicos a sujeitos controle saudáveis.

V. A gravidade da síndrome negativa encontra-se relacionada à diminuição do fluxo no córtex pré-frontal esquerdo e medial.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2016 - IF-PE - Médico - Psiquiatria |
Q673975 Psiquiatria

A esquizofrenia é uma categoria diagnóstica global que inclui variedades comuns, junto com variedades menos comuns e transtornos estreitamente associados. Em relação aos critérios gerais para o diagnóstico de esquizofrenia paranoide, hebefrênica, catatônica e indiferenciada, de acordo com a CID-10, julgue as afirmações a seguir:

I. Sintomas como eco, inserção, roubo ou irradiação do pensamento podem estar ou não presentes.

II. Os “sintomas negativos” não decorrentes de depressão ou de medicação neuroléptica devem vir, pelo menos, acompanhados de um outro sintoma.

III. Delírios persistentes de outros tipos que sejam culturalmente inapropriados devem estar presentes em todos os casos.

IV. O discurso incoerente ou irrelevante decorre principalmente de neologismos, interceptações ou interpolações no curso do pensamento.

V. As vozes alucinatórias, frequentemente, fazem apenas comentários sobre o comportamento do paciente e raramente discutem entre elas sobre este mesmo paciente.

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D