Questões de Concurso Público IF-PA 2016 para Secretário Executivo

Foram encontradas 20 questões

Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2016 - IF-PA - Secretário Executivo |
Q810489 Secretariado
Relato de uma Secretária Executiva: A atuação profissional, na prática, é bem diferente do que se imagina, quando se está na faculdade. A gama de conhecimentos adquiridos em sala de aula precisa de uma dose extra de coragem para encarar os desafios. Um dia, já com cinco anos de experiência como Secretária Executiva de uma Instituição Pública, deparei-me com a seguinte situação: após lavrada a ata de reunião da Congregação do Instituto e colhidas as assinaturas dos presentes, os processos apreciados seguiram a tramitação devida. Uma semana depois, a Coordenadora Acadêmica dirigiu-se a mim e disse que ela precisava que eu fizesse uma errata da ata, pois um dos processos estava com parecer errado. Então, expliquei muito educadamente que era melhor fazer a retificação do parecer e voltar o processo para ser aprovado em outra reunião. Falei que a errata deve ser redigida quando quem a redigiu cometeu um erro e, então, admite oficialmente. O que não foi o caso. Resposta da Coordenadora: “Quando o chefe erra, a culpa é do subordinado”. Concluí mais uma vez que muito mais que coragem deve ter o secretário executivo. De acordo com o relato, marque a opção correta, considerando os deveres fundamentais da profissão de Secretariado Executivo:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2016 - IF-PA - Secretário Executivo |
Q810490 Secretariado

Agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência. É um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada. Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora. Atualmente, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha no mercado a mancha vermelha da desconfiança”.

O Código de ética do Profissional de Secretariado, em seu Capítulo IV, Art. 6 e Art. 7, determina que:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2016 - IF-PA - Secretário Executivo |
Q810491 Secretariado

SÃO PAULO - O ser humano é racional e emocional, invariavelmente e ao mesmo tempo, diz o coach executivo e de equipes Carlos Cruz. O indivíduo emocionalmente inteligente consegue mobilizar o que sente de forma estratégica, com o objetivo de alcançar suas metas. Ele reconhece, aceita e gerencia suas emoções. "Conheço muitas pessoas que deixaram de alcançar melhores cargos por terem perdido o equilíbrio em determinado momento. Quem nunca teve vontade de mandar tudo para o ar? Acredito que a maioria de nós. O importante é saber que isso pode dar uma sensação de alívio na hora, mas será que não trará problemas depois?", questiona. Não elimine a emoção. Isso não significa que você precisa eliminar ou ignorar o que sente e focar somente na razão. "Imagine um goleiro que vai defender um pênalti sem um dos braços. Impossível, não é? O mesmo aconteceria com uma pessoa que eliminasse a razão ou a emoção no seu diaadia. Precisamos buscar a harmonia e, quanto mais a razão trabalhar com a emoção, mais força e potencial a pessoa terá", afirma o coach.

Considerando o excerto acima e o relato da secretária executiva, quais são os cinco passos necessários para desenvolver a inteligência emocional?

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2016 - IF-PA - Secretário Executivo |
Q810492 Secretariado
Ainda sobre o relato de experiência acima e levando em consideração que a inteligência emocional e o controle das emoções, na tomada de decisões, são fatores imprescindíveis nas relações interpessoais, Goleman (2007), com seu livro Inteligência Emocional e Desempenho, nos apresenta quatro domínios da inteligência emocional, dentre eles está a gestão de relações, definida como:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2016 - IF-PA - Secretário Executivo |
Q810494 Secretariado
Até o século passado, a excelência era privilégio das empresas privadas. No entanto, a partir do século XXI, iniciou-se um movimento de pressão por qualidade na gestão pública. Demanda-se a excelência no serviço público. O profissional de secretariado, frente ao cenário muitas vezes burocrático da gestão pública, deve ter o entendimento de que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: B
5: D