Questões de Concurso Público IF-MT 2023 para IF-MT - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Artes

Foram encontradas 11 questões

Q2432332 Artes Plásticas

Na coluna da esquerda estão dispostos alguns compositores e compositoras brasileiros/as e, na coluna da direita, os títulos de algumas composições. Associe a coluna da esquerda com a coluna da direita:

I – Alberto Nepomuceno

( ) Foi Boto, Sinhá!

II – Chiquinha Gonzaga

( ) Forrobodó

III – Waldemar Henrique

( ) Quilombo dos Palmares

IV – Gilberto Mendes

( ) Ártemis

V – Tia Amélia

( ) Beba Coca-Cola

Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2432339 Artes Plásticas

Entre os compositores e compositoras mato-grossenses, alguns buscam valorizar em suas obras o linguajar cuiabano e suas gírias. Diante disso, assinale a alternativa com um trecho de letra de música que evidencia essa valorização:

Alternativas
Q2432362 Artes Plásticas

Considerando as correntes, gêneros, estilos e características da música ocidental, analise as afirmações a seguir.


I – O termo “contraponto” significa nota contra nota e é utilizado para caracterizar músicas polifônicas com mais de uma linha melódica. O contraponto ocorre em músicas modais, tonais e atonais.

II – A inversão, a retrogradação e a inversão retrogradada são procedimentos do contraponto imitativo.

III – Uma das técnicas abordadas nas práticas composicionais durante o século XX foi o dodecafonismo serial. Nessa técnica, não é possível realizar procedimentos contrapontísticos de inversão ou de retrogradação.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2432366 Artes Plásticas

O modelo C(L)A(S)P, proposto pelo músico e educador Keith Swanwick, enfatiza a importância da experiência musical ativa por meio das atividades centrais de composição (C), apreciação (A), e performance (P), apoiadas pelas atividades de aquisição de habilidades musicais (S), e informações sobre a música (L). Conhecimentos teóricos, notação, informação sobre música e músicos e habilidades técnicas são atividades periféricas, meios para informar (L) e viabilizar (S), as atividades centrais, mas não devem substituir a experiência musical ativa. De acordo com França e Swanwick (2002), as cinco atividades devem ser apresentadas de forma inter-relacionada, oferecendo um leque de opções para as aulas de Música.


(FRANÇA, Cecilia C. e SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta. Porto Alegre v. 13, n. 21. p. 5-42, 2002)


I - O modelo C(L)A(S)P sugere começar sempre pelas atividades de composição para chegar às outras atividades musicais, em uma sequência organizada previamente para que a notação musical seja sempre a última modalidade a ser apresentada.

II - Muitas vezes, o ensino de música se limita às atividades consideradas periféricas, distanciando-se das atividades que envolvem a experiência musical direta.

III - O modelo proposto por Swanwick se distancia de modelos mais tradicionais, ao defender a execução musical desde o início e a ampliação das várias formas de aprendizagem musical: fazer, ouvir e entender música.

IV - O modelo C(L)A(S)P, de Swanwick, é voltado para a musicalização de crianças, não se adequando ao ensino médio ou aos cursos superiores.

V - É possível deduzir que o modelo C(L)A(S)P se desenvolveu no campo da filosofia e da sociologia, por se tratar de um modelo explicativo de etapas de aprendizagem.


A partir do texto e das opções acima, escolha a resposta com as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Q2432372 Artes Plásticas

Nas últimas décadas, a educação musical vem ganhando espaço no Brasil, decorrente do engajamento de professores, alunos, músicos e outros profissionais que defendem a valorização e qualificação da formação musical em todos os seus níveis. Podemos considerar como ações que atestam essa premissa:


I - A implementação da Lei 5.692/71, que estipulou a obrigatoriedade da disciplina Música nos currículos da educação básica no Brasil.

II - A fundação da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, responsável por promover encontros nacionais e regionais, divulgando pesquisas e experiências de ensino e aprendizagem de professores, alunos, músicos e educadores em geral.

III - A expansão do canto orfeônico nas escolas, em decorrência da sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo das crianças, dando continuidade a um projeto de valorização das culturas brasileiras interrompido desde o século passado.

IV - A expansão do número de cursos de especialização, mestrado e doutorado na área de Educação Musical, oportunizando o desenvolvimento de pesquisas, produtos e reflexões em diversos temas como a educação especial, a formação de professores, a aprendizagem em ambientes informais e não formais, dentre outros.


Analisando os itens acima, escolha a alternativa que indica os itens CORRETOS:

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: E
5: D