Questões de Concurso Público IF-MT 2022 para Professor - Educação Física

Foram encontradas 9 questões

Q2404516 Educação Física

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a área de Linguagens e suas Tecnologias busca consolidar e ampliar as aprendizagens previstas na BNCC do Ensino Fundamental nos componentes Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa, de modo que, no Ensino Médio, esses estudantes possam intensificar e aprofundar seus conhecimentos. Para tanto, “No Ensino Médio, a área tem a responsabilidade de propiciar oportunidades para a consolidação e a ampliação das habilidades de uso e de reflexão sobre as linguagens - artísticas, corporais e verbais (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita) -, que são objeto de seus diferentes componentes (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa)” (BNCC, 2018).


BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.


No que se refere aos objetivos do componente Educação Física na BNCC, analise as assertivas:


I - Possibilitar a exploração do movimento e da gestualidade em práticas corporais de diferentes grupos culturais e analisar os discursos e os valores associados a elas.

II - Possibilitar a análise dos processos de negociação de sentidos que estão em jogo na apreciação e produção de diferentes grupos culturais.

III - Possibilitar o estímulo do desenvolvimento da curiosidade intelectual, da pesquisa e da capacidade de argumentação durante as práticas corporais.

IV - Possibilitar compreensões do mundo que se ampliam e se interconectam, em uma perspectiva crítica, sensível e poética em relação à vida, que permite aos sujeitos estarem abertos às percepções e experiências, mediante a capacidade de imaginar e ressignificar os cotidianos e rotinas.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2404517 Educação Física

Considerando o papel do Professor de Educação Física na qualidade de vida dos estudantes com deficiência, na sociedade e nas práticas corporais, é necessário, segundo Costa e Gonçalves Junior (2008), que o sistema educacional se adeque para receber na escola todas as pessoas, sejam pessoas com deficiência ou não, promovendo a inclusão no contexto escolar.


COSTA, Vanderlei Balbino da; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Inclusão, educação e diversidade: múltiplos olhares. Educere. Anais de Congresso, 2008, p. 3953- 3966.


Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com as ideias defendidas pelos autores:

Alternativas
Q2404518 Educação Física

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Disponível em: http://politicaeeducacaoespecial.blogspot.com/2016/02/. Acesso em 12 de janeiro de 2022.


A charge apresenta estratégias de ensino que excluem pessoas com deficiência do processo de ensino-aprendizagem entre si. Em práticas pedagógicas de Educação Física, para não se reproduzir esse cenário, segundo Brotto (1999), é necessário possibilitar a inclusão por meio de algumas estratégias de cooperação.


BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como exercício de convivência. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1999.


De acordo com Brotto (1999), assinale a alternativa que corresponde a uma característica que se assemelha à imagem da charge, em situações de aulas de Educação Física, com a temática Jogos Cooperativos:

Alternativas
Q2404520 Educação Física

O professor Lucas ministra aulas da disciplina de Dança para estudantes do Ensino Superior. Em uma de suas aulas, o tema foi compreender a linguagem da dança como expressão histórica, cultural, étnica, folclórica, popular, clássica e moderna adaptada ao âmbito escolar. Para tanto, o professor trouxe para o debate o livro de Marques (2010), que trata da compreensão da dança e da conexão com o homem de forma significativa e crítica com o mundo. A proposta foi que os estudantes elaborassem uma linguagem dentro da dança centrada em elementos do cotidiano social e de suas corporalidades. No decorrer das aulas, os estudantes foram se organizando para realizar a atividade em conjunto, dialogando sobre diferentes possibilidades.


MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.


Para Marques (2010), o tripé proposto pelo autor, “arte, ensino e sociedade”, é a base do processo de ensino-aprendizagem em dança. Diante disso, analise as assertivas:


I-O elemento arte se refere ao fazer, tecendo redes de reações abertas e transitórias de compreensão, diálogo crítico e participação entre os conteúdos da própria arte, articulando-os, diretamente, às leituras de mundo.

II- O elemento ensino se refere ao reconhecer-se, reconhecer o outro e reconhecer o meio em que o estudante convive/habita e se relaciona.

III- O elemento sociedade se refere aos textos (improvisação, composição e repertórios) e aos subtextos (corpo e signos) da dança.

IV-O elemento sociedade se refere ao espaço vivido, percebido e imaginado pelo indivíduo e como a reflexão sobre este poderá colaborar em suas reflexões, leituras e transformações de mundo.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2404521 Educação Física

O site UOL, na publicação do dia 25/11/2021, intitulada “Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais”, no tópico Educação, mostra os seguintes dados:


“A integrante do Cetic.br Daniela Costa apresentou hoje os dados da TIC Educação. Segundo a pesquisa, os gestores escolares disseram que enfrentaram diversas dificuldades durante a pandemia, como a mediação da aprendizagem realizada pelos pais e responsáveis no domicílio dos estudantes e a carga de trabalho dos professores, que aumentou com o uso de tecnologias e preparação de aulas remotas.

"Mas um dos principais desafios enfrentados pelas escolas durante este momento de aulas remotas foi justamente a falta de dispositivos e de acesso à internet nos domicílios dos estudantes, que apresentou proporções ainda maiores nas áreas rurais e nas escolas públicas estaduais e municipais”, explica Costa.

O uso de plataformas para atividades de ensino e aprendizagem nas escolas urbanas subiu de 22% em 2016 para 66% em 2020 e 82% das escolas brasileiras possuem acesso à internet, sendo de 98% nas áreas urbanas e de 52% nas rurais. Entre as regiões do país, o acesso nas escolas varia de 51% no Norte a 98% no CentroOeste. "A diferença também é verificada se a escola está em uma capital ou no interior e se é de maior ou de menor porte", detalha a pesquisadora (...)”.


Com base na reportagem e no ensino híbrido, manter o engajamento dos estudantes por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics) será o grande desafio das áreas de conhecimento na escola, inclusive para a Educação Física. Batista e Moura (2019) apontam onze princípios metodológicos sobre o ensino da Educação Física escolar, destacando a importância da utilização de recursos tecnológicos nessa disciplina.


Disponível em: https://www .uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/11/25/estudo-mostra-que-pandemia-intensificou-uso-das-tecnologias-digitais.htm


BATISTA, Cleyton; MOURA, Diego Luz. Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física escolar: o início de um consenso. J. Phys. Educ. v. 30, e3041, 2019.


No que se refere aos recursos tecnológicos, segundo Batista e Moura (2019), marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: A