Questões de Concurso Público IF-MT 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 18 questões
Sobre os direitos de cidadania, analise as afirmativas.
I - Os direitos são entendidos como caminhos para a concretização da cidadania, por meio de políticas sociais orientadas para o atendimento das necessidades humanas básicas.
II - O Estado é reconhecido como instância responsável para a garantia dos direitos.
III - A cidadania pressupõe a conjugação de três elementos básicos: o elemento civil, o elemento político e o elemento social ( Marshall ,1967).
IV - O direito civil refere-se à liberdade individual, como o direito de ir e vir, da propriedade privada, da justiça, entre outros.
Estão corretas as afirmativas.
Do avanço e consolidação do debate da profissão, na esteira da teoria crítica, decorreram aproximações que permitiram o redimensionamento da prática dos estudos socioeconômicos em espaços sócio-ocupacionais diversos, especialmente aqueles vinculados ao campo das políticas públicas, com destaque à seguridade social e ao campo sociojurídico. Sobre os estudos socioeconômicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nesse processo de construção do debate, os estudos socioeconômicos também foram se afirmando terminologicamente como estudo social, simplesmente.
( ) No marco da orientação teórico-crítica, os estudos socioeconômicos devem ser realizados sob o ponto de vista da totalidade e da garantia de direitos.
( ) Os estudos socioeconômicos direcionam-se, basicamente, para o processo de averiguação dos modos de vida dos indivíduos.
( ) Os estudos socioeconômicos têm por finalidade conhecer, com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.
( ) Os estudos socioeconômicos constituem-se em atribuição privativa do Serviço Social.
Assinale a sequência correta.
A profissão de Serviço Social insere-se na dinâmica da vida social, no âmbito das relações tensas e contraditórias entre o Estado e a sociedade, que impõem limites e possibilidades ao exercício profissional, que, por sua vez, resulta da atuação do trabalho coletivo e individual de seus profissionais. Sobre a relação Serviço Social, Estado e sociedade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As profissões, entre elas o Serviço Social, são construções históricas que somente ganham significado e inteligibilidade se analisadas no interior do movimento das sociedades nas quais se inserem.
( ) As condições propícias à profissionalização do Serviço Social emergiram a partir da crescente intervenção do Estado capitalista nos processos de regulação e reprodução social, por meio das políticas sociais públicas.
( ) Na atualidade, o Serviço Social, no seu cotidiano profissional, intervém nos processos e mecanismos ligados ao enfrentamento da Nova Questão Social, que se renova e se atualiza diante das diferentes conjunturas sociopolíticas.
( ) O Estado é o grande impulsionador da profissionalização do assistente social, responsável pela ampliação e constituição de um mercado de trabalho nacional amplo e diversificado, acompanhando a direção e os rumos do desenvolvimento da sociedade brasileira.
( ) Na atualidade, a expansão das funções do Estado e de seus gastos sociais vem contribuindo para o processo de retração das políticas sociais universais e a consequente regressão na consolidação e expansão dos direitos sociais.
Assinale a sequência correta.
A coluna da esquerda apresenta legislações pertinentes ao exercício profissional do assistente social; e a da direita, seu conteúdo. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Lei 8.662, de 7 de junho de 1993
2 - Lei 12.317, de 26 de agosto de 2010
3 - Resolução CFESS 273, de 13 de março de 1993
4 -Resolução CFESS 657, de 24 de setembro de 2013
5 - Resolução CFESS 648, de 15 de junho de 2013
( ) Institui o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social e dá outras providências.
( ) Institui o CÓDIGO PROCESSUAL DISCIPLINAR no âmbito do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Serviço Social.
( ) Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências.
( ) Acrescenta dispositivo à Lei 8.662, de 7 de junho de 1993, para dispor sobre a duração do trabalho do Assistente Social.
( ) Regulamenta o arquivamento e eliminação dos documentos do Conjunto CFESS-CRESS.
Marque a sequência CORRETA.
O planejamento é operacionalizado e materializado por meio de planos, programas e projetos vinculados a uma ou mais áreas, setores ou políticas, possuindo dimensões técnica e política. Sobre essas dimensões, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A dimensão técnica pressupõe a racionalidade das ações, ponderando uma série de condicionantes, entre eles: prazos e recursos.
( ) A dimensão política inscreve-se no contexto de tomada de decisões em que a correlação de forças e de interesses distintos evidencia-se entre os sujeitos.
( ) Tanto na área governamental quanto privada, o planejamento é um processo contínuo de tomada de decisões na busca de caminhos sobre o que, por que, para que, onde, quando e como fazer.
( ) No planejamento estatal, é preciso levar em conta o princípio da neutralidade em relação não apenas às finalidades e objetivos, como também à eleição dos instrumentos operacionais.
( ) No exercício do planejamento, o assistente social manifesta as três dimensões que constituem o seu exercício profissional: a técnico-operativa, a teórico-metodológica e a ético-política.
Assinale a sequência correta.
Sobre a Questão Social e o Serviço Social, analise as afirmativas.
I - O Serviço Social reconhece a Questão Social como elemento central na relação entre a profissão e a realidade.
II - A Questão Social expressa-se como problema social, fato social, fenômeno social desvinculado da forma com que a sociedade produz e reproduz as relações sociais.
III - A Questão Social é o elemento que dá concretude à profissão, ou seja, é sua base de fundação na realidade histórico-social, constituindo-se, pois, no eixo ordenador da formação profissional.
IV - A Questão Social é expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa.
V - As políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas - em geral setorializadas e fragmentadas - às expressões multifacetadas e complexas da Questão Social no capitalismo.
Estão corretas as afirmativas
A educação pode ser considerada um espaço privilegiado para o enriquecimento ou_____________________ do gênero humano. Assim, na perspectiva de fortalecimento do________________________________, o trabalho do/a assistente social na Política de Educação pressupõe a referência a uma concepção de educação _____________________ , que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas_______________________ e capacidades como gênero humano.
Assinale a sequência que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A coluna da esquerda apresenta unidades de atendimento da Política Nacional de Assistência Social - PNAS/ 2015, a da direita, os serviços por elas ofertados, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (BRASIL, 2009). Assinale A quando os serviços se referirem ao CRAS, e B, ao CREAS.
Unidades de Atendimento
A) CRAS
B) CREAS
Serviços
( ) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
( ) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
( ) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
( ) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.
( ) Serviço de Abordagem Social.
( ) Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.
( ) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.
Marque a sequência correta.