Questões de Concurso Público IF-MT 2018 para História

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - História |
Q1008288 Conhecimentos Gerais

“Novas engrenagens internacionais transformam a economia mundial, as grandes potências hegemônicas descobrem, nas áreas periféricas — inclusive no Brasil —, um mercado lucrativo para aplicações financeiras e passam a investir fortemente ali, onde a mão de obra é barata, os direitos sociais estão longe de serem conquistados e a matéria-prima é farta e disponível. O capitalismo financeiro complementa as conquistas dos países industrializados e os trustes e cartéis darão novas formas às políticas monopolistas”.

(NEVES, Margarida de Souza. Os cenários da República. O Brasil na virada do século XIX para o século XX. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de A.N. (Orgs.) O Brasil Republicano. O tempo do liberalismo excludente. Da Proclamação da República à Revolução de 1930. 4.ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.)


Considerando que o fragmento acima faz referência ao processo de consolidação e expansão do capitalismo em fins do século XIX, dentro de um constructo de ideal moderno de civilização e progresso, e que neste momento o Brasil passa por mudanças importantes com a instauração da República e os impactos daí decorrentes, marque a alternativa correta acerca do Brasil:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - História |
Q1008291 Conhecimentos Gerais

“Havia muitos pontos de contato entre as opiniões de Keynes e de Franklin Roosevelt a respeito das insuficiências e limitações das economias capitalistas modernas. Em particular, ambos viam na falta de poder de compra para sustentar a demanda local do país a causa maior da crise pela qual passaram as principais economias do mundo no início da década de 1930. Ambos também concordavam que a raiz mais profunda do problema estava na falta de instrumentos para lidar com a insegurança fundamental que cercava o comportamento de agentes privados”.

(DE CARVALHO, Fernando J.C. Keynes, FDR e a Grande Depressão. In: LIMONCIC, F. e MARTINHO, F.C.P. A Grande Depressão: política e economia na década de 1930: Europa, Américas, África e Ásia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.)


O parágrafo acima faz referência ao renomado economista John Maynard Keynes e ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, ao tempo da chamada Grande Depressão e das medidas pensadas e tomadas para tentar solucionar os efeitos desta. Muitas das medidas foram sistematizadas no New Deal, especialmente entre 1933 e 1937. Considerando que Keynes e Roosevelt tinham também divergências quanto aos impactos da insegurança sobre a dinâmica econômica, marque a alternativa correta

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - História |
Q1008299 Conhecimentos Gerais
Na Fronteira Oeste, sudoeste de Mato Grosso e leste da Bolívia, habitam os chiquitanos. A identidade cultural chiquitana foi forjada pela experiência reducional jesuíta hispânica durante o período colonial. Em que pese a prevalência da língua chiquita, outros grupos étnicos indígenas ajudaram a compor a complexa elaboração identitária dos chiquitanos. Em meio às disputas territoriais entre as monarquias portuguesa e espanhola e, principalmente, após a expulsão dos jesuítas da América Hispânica (1767), os indígenas passaram a se deslocar pelo espaço fronteiriço, recriando-se em ambos os lados dos frágeis limites políticos constituídos. Contemporaneamente, os “índios bolivianos” — como são designados por segmentos da sociedade mato-grossense — são protagonistas das discussões que envolvem a demarcação de suas terras.
Diante desse quadro, identifique a assertiva que NÃO corresponde às análises sobre os indígenas chiquitanos na atualidade:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C