Questões de Concurso Público IF-MT 2014 para Professor - Geografia

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2014 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2014 - IF-MT - Professor - Geografia |
Q540903 Geografia

Milton Santos afirma que a história do meio geográfico pode ser dividida em três etapas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na etapa técnica, o espaço geográfico é formado pelo natural e pelo artificial e as regiões e países passam a se distinguir em função da extensão e da densidade da substituição dos objetos naturais e culturais por objetos técnicos.

( ) Na etapa natural, a ciência, a tecnologia e a informação estão na base da produção e da utilização do espaço geográfico, contribuindo para uma nova interpretação da questão ecológica.

( ) O meio técnico-científico-informacional pode ser considerado a cara geográfica da globalização, pois os espaços territoriais atendem aos interesses dos atores hegemônicos da economia, da cultura e da política, ou seja, atendem à lógica global.

( ) O meio técnico possibilita ao homem a utilização de novos materiais e o encurtamento das distâncias, dessa forma, a tendência é que os tempos sociais se sobreponham aos tempos naturais.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2014 - IF-MT - Professor - Geografia |
Q540909 Geografia
Observe a charge:

 Imagem associada para resolução da questão

A leitura da charge permite depreender que
Alternativas
Ano: 2014 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2014 - IF-MT - Professor - Geografia |
Q540913 Geografia
Há diferentes concepções teóricas de compreensão do desenvolvimento do capitalismo no campo, dentre elas se destacam dois paradigmas: o da Questão Agrária e o do Capitalismo Agrário. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I - O Paradigma da Questão Agrária entende que o único futuro para o campesinato está na metamorfose do camponês em agricultor familiar, ou seja, a única possibilidade de sobrevivência ao camponês consiste em sua inserção plena no mercado.
II - O Paradigma do Capitalismo Agrário entende que a luta pela terra e pela reforma agrária é a forma privilegiada da criação e recriação do camponês, assim, a análise da luta camponesa compreende espaço, sujeito e tempo de forma dialética.
III - O Paradigma da Questão Agrária tem como um dos seus pressupostos a conflitualidade, ou seja, é o processo de enfrentamento perene alimentado pela contradição estrutural do capitalismo que produz concentração de riqueza de um lado e expande a pobreza e a miséria do outro.
IV - O Paradigma do Capitalismo Agrário entende o camponês como resquício de uma classe que representa a barbárie, um estorvo, uma vez que as sociedades camponesas estão inseridas em mercados incompletos, assim devem ser substituídos pelo agricultor familiar, produtor moderno, integrado ao mercado.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B