Questões de Concurso Público IF-MS 2016 para Professor - Metalurgia Física
Foram encontradas 7 questões
Com relação aos processos envolvendo movimento de discordâncias e fluência, assinale a alternativa CORRETA.
Os tratamentos térmicos estão sempre associados às etapas de resfriamento e aquecimento em condições controladas de ligas metálicas, ligas ferrosas e não ferrosas, onde busca-se modificar suas propriedades físicas e mecânicas. São exemplos de tratamento térmicos: recozimento, normalização, têmpera e revenido, envelhecimento e esferoidização.
Considere as seguintes afirmações sobre os tratamentos térmicos:
I. O recozimento para alívio de tensões (originadas na maioria das vezes por tratamentos mecânicos, soldagem e cortes) e para recristalização podem ser aplicados costumeiramente em ligas metálicas.
II. Para os aços, a normalização tem como objetivo melhorar a uniformidade e refinar a microestrutura, geralmente sendo aplicada anteriormente ao processo de têmpera.
III. Temperabilidade ou endurecibilidade é uma medida da capacidade de uma liga ferrosa ser endurecida na têmpera através da formação de martensita desde a superfície até o centro da peça.
IV. O revenimento consiste no tratamento térmico a ser realizado antes da têmpera tendo como objetivo aliviar ou remover as tensões adquiridas na têmpera, além de corrigir a dureza e fragilidade da peça, aumentando a resistência e tenacidade.
V. O ensaio Jominy da extremidade temperada é utilizado para aumentar a endurecibilidade dos aços.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
Os gráficos de tensão-deformação são fundamentais para os engenheiros e tecnólogos selecionarem os materiais que irão utilizar. De acordo com o gráfico mostrado a seguir, escolha a resposta correta entre as afirmativas.
I. Os materiais apresentam o mesmo módulo de elasticidade para todas as curvas ensaiadas no gráfico.
II. O material com 1,05% C não apresenta tensão de escoamento definida.
III. A tensão máxima do material com 0,35% C está em torno de 320 MPa.
IV. A resiliência do material com 0,05% C é maior que a resiliência do material com 1,05% C.
V. O material com 1,05% C é mais dúctil que o material com 0,50% C.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
Um ensaio de tração foi executado em um corpo de prova com um diâmetro original de 10 mm e um comprimento nominal de 50 mm. Os resultados do ensaio até a ruptura estão listados na tabela abaixo. Considere π = 3,14. Com relação aos dados do ensaio, pode-se afirmar que:
Carga (kN) |
Alongamento (mm) |
0,0 |
0,0 |
50,0 |
0,1 |
50,0 |
0,2 |
50,0 |
0,3 |
70,0 |
0,5 |
90,0 |
1,0 |
100,0 |
5,0 |
80,0 |
10,0 |
I. O valor do módulo de elasticidade desse material é de ~ 319 GPa.
II. Este material apresenta um limite de escoamento definido com a tensão de escoamento no valor de ~ 637 MPa.
III. A tensão máxima que esse material suporta é de ~ 892 MPa.
IV. A tensão de ruptura desse material é de ~ 1019 MPa. V. O módulo de resiliência desse material é de ~ 637 kJ.m-3.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
Calcular aproximadamente a resistência à flexão por meio do ensaio de 3 pontos do corpo de prova mostrado na figura a seguir. Considere o corpo de prova de seção transversal quadrada com 4,0 cm de lado, L= 10,0 cm e F=40,0 kN.
OBS: A força F está sendo aplicada no meio do corpo de prova.
Assinale a alternativa correta:
A figura a seguir mostra um ensaio de tração realizado em duas amostras de materiais. Considere os pontos A e C como os limites de escoamento desses materiais e os pontos B e D como as tensões na ruptura. Calcule aproximadamente a resiliência e a tenacidade das amostras 1 e 2, segundo as curvas de tensão-deformação mostradas no gráfico e assinale a alternativa correta.
Os diversos tratamentos térmicos em aços permitem a obtenção de diferentes constituintes não observados no diagrama em equilíbrio do sistema Fe-C. Com relação às características dos tratamentos térmicos dos aços, pode-se afirmar que:
I. A martensita é o principal constituinte obtido por elevadas taxas de resfriamento, sendo o processo conhecido como têmpera.
II. O coalescimento é um tratamento térmico que promove alívio de tensões sem promover transformações de fase.
III. A martensita em placas é constituída geralmente por martensita e austenita retida, sendo a quantidade do 2º constituinte maior para teores de carbono maior.
IV. Os elementos de liga adicionados promovem alteração no comportamento do diagrama transformação tempo-temperatura (diagrama TTT), deslocando as linhas de transformação para a direita e para baixo. Porém, o elemento cobalto (Co) promove um comportamento anômalo, deslocando as linhas para a esquerda.
V. O recozimento pleno e a normalização são tratamentos térmicos semelhantes, pois ambas produzem a perlita fina, sendo a diferença na granulometria formada.
São CORRETAS apenas as afirmativas: