Questões de Concurso Público IF-MG 2023 para Bibliotecário-Documentalista

Foram encontradas 5 questões

Q2254066 Biblioteconomia
Leia o trecho a seguir: 


“A _____________________ é a proporção de documentos incluídos na base de dados que se refere ao assunto solicitado. Ainda que excepcionalmente o índice de revocação seja 100%, dificilmente a base de dados terá todos os documentos existentes sobre um determinado assunto. Se ela tiver 50% dos documentos existentes sobre o assunto em pauta, o que é difícil de determinar com segurança, a pesquisa estará 50% completa.”

O texto se refere a qual medida de eficácia relacionada com a busca e recuperação de informação em um Sistema de Recuperação da Informação? 
Alternativas
Q2254075 Biblioteconomia
Weitzel (2013) apresenta alguns elementos para elaborar políticas de desenvolvimento de coleções, sob a forma de doze passos. O primeiro passo é: 
Alternativas
Q2254076 Biblioteconomia
Sucessor do Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), a Resource Description and Access (RDA) é um padrão para catalogação descritiva que fornece instruções e diretrizes para a formulação de dados bibliográficos, destinada ao uso em bibliotecas e outras organizações culturais, tais como museus e arquivos. A chave para a compreensão da RDA, recurso projetado para o ambiente digital, está em sua harmonização com dois modelos conceituais.
Considerando o exposto, marque a alternativa que apresenta CORRETA acerca desses modelos. 
Alternativas
Q2254078 Biblioteconomia
Analise as informações sobre a prática de indexação e resumos e atribua V para verdadeiro e F para falso.

( ) Uma das propriedades mais importantes de uma representação de conteúdo temático é sua extensão. ( ) A indexação de assuntos e a redação de resumos são atividades intimamente relacionadas, pois implicam a preparação de uma representação do conteúdo temático dos documentos.
( ) O indexador redige uma descrição narrativa ou síntese do documento, e o resumidor descreve seu conteúdo ao empregar um ou vários termos de indexação, selecionados em algum tipo de vocabulário controlado.
( ) O principal objetivo do resumo é indicar de que trata o documento ou sintetizar seu conteúdo.
( ) Os termos atribuídos pelo indexador servem como pontos de acesso, mediante os quais um item é localizado e recuperado durante uma busca num índice publicado ou numa base de dados.
( ) O texto de resumo pode ser armazenado num sistema informatizado de modo a permitir a realização de buscas por meio da combinação de palavras que ocorram nos textos.
( ) À medida que se aumenta a extensão da representação também se diminui a recuperabilidade do item, não possibilitando a satisfação de uma necessidade de informação.
( ) A indexação de assuntos envolve duas etapas principais: análise conceitual e tradução, intelectualmente duas etapas congêneres.
( ) A análise conceitual implica decidir do que trata um documento, ou seja, o assunto. A tradução envolve a conversão da análise conceitual de um documento num determinado conjunto de termos de indexação.
( ) Uma base de dados bibliográficos deve ser avaliada em função de sua utilidade ao responder a várias necessidades de informações, tendo em conta quatro critérios: cobertura, recuperabilidade, previsibilidade e atualidade.  


Com base nas informações apresentadas, marque a opção que apresenta CORRETAMENTE a sequência. 
Alternativas
Q2254079 Biblioteconomia
A característica mais inovadora e influente da Classificação Decimal Universal (CDU) é a sua notação auxiliar, ou seja, os sinais e subdivisões providos para permitir a construção de números compostos ou sínteses. Um número extraído de um determinado lugar das tabelas e citado isoladamente, quer seja um número principal ou um auxiliar independente, é um número simples. Um número criado por síntese, utilizando elementos extraídos de mais de um lugar das tabelas, é um número composto. São dois os tipos principais de notação auxiliar: os auxiliares comuns e os auxiliares especiais.
Considerando o exposto, analise as informações a seguir acerca da notação auxiliar.
I. Os sinais dos auxiliares comuns são: as séries do hífen -1/-, as séries do ponto zero .01/.0 e as séries do apóstrofo ‘1/’9; as notações usadas em auxiliares especiais, os três tipos principais são: o sinal de adição, a barra oblíqua, os dois pontos (relação), os colchetes, os dois pontos duplos, que funcionam como relacionadores, unindo os números da CDU.
II. Os auxiliares comuns são enumerativos e sempre listados como sufixos de outros números e não podem ser usados independentemente; os auxiliares especiais pertencem a dois grupos: as tabelas auxiliares independentes e as tabelas auxiliares dependentes.
III. Os auxiliares comuns, ocorrem em diversos lugares das tabelas e expressam conceitos que são recorrentes, mas numa faixa limitada de assuntos; os auxiliares especiais, os quais incluem dois tipos de símbolos: os sinais e as subdivisões.
IV. Os auxiliares comuns expressam inter-relações entre assuntos e indicam características geralmente repetitivas; os auxiliares especiais indicam características que se repetem em determinados lugares.
Com base na exposição, a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a informação sobre os dois tipos de notação auxiliar é:  
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: C
5: A