Questões de Concurso Público MSGás 2025 para Analista de Processos Tecnológicos - Operação e Manutenção
Foram encontradas 3 questões
I. A balança de prato é um exemplo do método da comparação, a massa desconhecida é colocada em um dos pratos da balança. Um conjunto de massaspadrão é colocado no outro prato até que o equilíbrio seja atingido.
II. O método da indicação normalmente produz deflexão de um ponteiro ou de um mostrador digital, que é percebido pelo usuário.
III. No método diferencial, o mensurando é comparado a uma medida materializada, cujo valor é próximo ao do mensurando, e a diferença entre ambos é medida por um instrumento que opera pelo método da indicação.
IV. A medição diferencial não combina elementos das medições por comparação e por indicação, sendo necessário igualar seu valor ao valor do mensurando.
Estão corretas as assertivas:
I. Em mecânica, equilíbrio significa uma condição de estabilidade mantida por uma igualdade de forças que se opõem. Em termodinâmica esse conceito é mais abrangente, porém não inclui um equilíbrio de forças decorrente de outras influências.
II. Pode-se fazer um teste para verificar se o sistema está em equilíbrio termodinâmico através do seguinte procedimento: isole o sistema de suas vizinhanças e aguarde por mudanças em suas propriedades observáveis. Se não ocorrerem mudanças, concluímos que o sistema estava em equilíbrio quando foi isolado.
III. No equilíbrio, a temperatura é variável ao longo do sistema.
IV. Vários tipos de equilíbrio devem existir individualmente para se estabelecer a condição de total equilíbrio; entre estes, por exemplo, estão os equilíbrios mecânico, térmico, de fase e químico.
Estão corretas as opções:
Válvulas são dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper a descarga de fluídos em tubulações. Existe uma grande variedade de tipos de válvulas, cuja aplicação depende das propriedades físicas e químicas do fluído considerado, da pressão e da temperatura a que se achará submetido. A respeito do tema examine as afirmações a seguir e assinale a opção correta.
I. Válvulas de bloqueio funcionam exatamente como as válvulas de regulagem.
II. Válvulas de esfera são de uso geral e fechamento lento. Nas instalações de bombeamento são empregadas em serviços auxiliares, ligadas aos encanamentos da bomba como válvulas de regulagem.
III. Válvulas de diafragma são usadas como bloqueio de fluxo, em instalações onde gases podem vazar pela gaxeta, por motivo de segurança. O diafragma é a peça que assegura a estanqueidade, ainda que não participe da vedação e regulagem.
IV. Válvulas de retenção fecham automaticamente por diferença de pressão provocadas pelo próprio escoamento do fluído, quando há tendência de inversão no seu sentido de escoamento. Podem ser do tipo de levantamento, portinhola ou com retenção por uma esfera.
Estão corretas as opções: