Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2024 para Professor - História

Foram encontradas 5 questões

Q3231436 História
“Apesar de muitos estudos tratarem da natureza desde os primórdios da escrita humana, foi apenas no século XX que a historiografia desenvolveu uma atenção sistemática aos fatores ambientais e suas conexões com a história humana”.
(https://www.cafehistoria.com.br/historia-ambientalhistoriografia-comprometida-com-a-vida/, Gil Karlos Ferri)

Dado esse contexto sobre mundo contemporâneo e os problemas do meio ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3231439 História
“A definição atual de patrimônio cultural se originou no documento elaborado pela Convenção sobre Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, realizada em 1972 e promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco)”. (Dicionário de conceitos históricos / Kalina Vanderlei Silva, Maciel Henrique Silva; p.324/325)

De acordo com o conceito histórico de Patrimônio, assinale a alternativa correta:

I. É interessante observarmos que o conceito de patrimônio cultural não se restringe à produção material humana, mas abrange também a produção emocional e intelectual.
II. No início do século XXI, um dos campos de trabalho para os historiadores que mais crescem no Brasil é o de patrimônio histórico.
III. É interessante observarmos que o conceito de patrimônio cultural se restringe à produção material humana, não abrange a produção emocional e intelectual.
IV. Essa política mundial de preservação despertou o interesse crescente no patrimônio cultural na maioria dos países.

A sequência correta é: 
Alternativas
Q3231441 História
Sobre Tempo Histórico, assinale a alternativa correta

“O tempo, como produção humana, é uma ferramenta da História, visível em instrumentos como o calendário e a cronologia. Cronologia é a forma de representar os acontecimentos históricos no tempo, o que exige um calendário e uma noção de contagem do tempo. Todas as civilizações possuem uma data que convencionam como o início do tempo e, logo, o início da história. Assim, contando a partir dessa data – que representa normalmente o início do mundo – demarcam os anos e os séculos, situando cada acontecimento”. (Dicionário de conceitos históricos / Kalina Vanderlei Silva, Maciel Henrique Silva; p.390/91).

I. Nessa perspectiva, o calendário, o ano, o século e a cronologia são invenções da mais alta importância para a História como a entendemos hoje.
II. Duas são as principais percepções filosóficas sobre o tempo: o tempo cíclico e o tempo linear.
III. Nessa perspectiva, o calendário, o ano, o século e a cronologia são invenções que não tem importância para a História como a entendemos hoje.
IV. Duas são as principais percepções filosóficas sobre o tempo: o tempo cíclico e o tempo lunar.

A sequência correta é: 
Alternativas
Q3231443 História
“A historiografia é, de forma sucinta, o estudo do trabalho do historiador. É uma visão crítica a respeito da produção historiográfica passada e também uma maneira de propor uma metodologia, baseada nessa crítica produzida (EPPLE, 2006). É muito importante saber o contexto, o meio e o público de cada relato histórico, já que isso nos ajuda a compreender melhor o texto lido. Podemos, também, aprender muito sobre uma obra histórica a partir de uma análise do autor, de como ele decidia escrever, de que maneira escolhia apresentar os fatos”.
(https://www.revistacoletanea.com.br/index.php/coletan ea/article/view/97/70, Nathalia Borghi touriNo MariNs).

Dado esse contexto sobre historiografia, assinale a alternativa correta:

I. Na Idade Média, a principal parte da produção intelectual era feita por religiosos, já que os mosteiros eram os principais centros intelectuais da época, antes do surgimento e/ou consolidação das universidades (BASCHET, 2006), e isso tem um impacto grande na historiografia da época.
II. O objetivo da historiografia positivista é uma análise racional do passado. No século XIX, isso se confundia com o conceito de ciência, tendo, portanto, os historiadores positivistas a ideia de que a História deve ser avaliada por meio de evidências que testem hipóteses e narrativas sobre um determinado período de tempo (COLLIER, 2005).
III. Marx afirmava que a “a História é a História da Luta de Classes”. O que seria o proletariado, no entanto? Quem o liderava? Essas questões eram abstratas, porém não poderiam deixar de ser abordadas na tradição marxista. O economicismo dessa escola em certos aspectos levou à demora a um olhar para a arte, no entanto no século XX críticos diversos adotaram essa perspectiva.
IV. A historiografia feminista foi profícua nas artes e na história social. Linda Nochlin (1989) tenta dar uma resposta à pergunta “por que não existiram grandes artistas mulheres?”. Sua interpretação da historiografia até então mostra que essa questão é um pseudoproblema. A mulher na arte sempre foi negligenciada pelas instituições que as cercaram, favoráveis aos homens.

A sequência correta é:   
Alternativas
Q3231449 História
Após a leitura do enunciado apresentado, identifique a alternativa correta em relação ao conceito histórico Etnocentrismo.

“Os estudiosos da cultura compreendem que os povos forjam visões de mundo peculiares, que marcam a sua identidade de povo. Mas quando um determinado grupo, com traços culturais característicos e uma visão de mundo própria entra em contato com outro grupo que apresenta práticas culturais distintas, o estranhamento e o medo são as reações mais comuns. O etnocentrismo nasce exatamente desse contato, quando a diferença é compreendida em termos de ameaça à identidade cultural”. (Dicionário de conceitos históricos / Kalina Vanderlei Silva, Maciel Henrique Silva; p.127/128).

I. De modo simples, o etnocentrismo pode ser definido como uma visão de mundo fundamentada rigidamente nos valores e modelos de uma dada cultura; por ele, o indivíduo julga e atribui valor à cultura do outro a partir de sua própria cultura.
II. Ao contrário das teorias propriamente racistas, que surgiram há apenas três séculos, o etnocentrismo é um comportamento universal e antiquíssimo.
III. O ápice do etnocentrismo talvez se situe entre os séculos XV e XIX, quando os europeus entraram em contato com vários povos na América, Ásia e África. Nesses processos de colonização, incompreensões de ambos os lados foram dando lugar a guerras, genocídios e etnocídios.
IV. O discurso etnocêntrico, exatamente por ser calcado em valores de nossa própria cultura, ganha aura de verdade absoluta, tendo também poder de convencimento entre os integrantes de um mesmo universo cultural.

A sequência correta é: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: E
5: A