Questões de Concurso Público Prefeitura de Biguaçu - SC 2022 para Médico de Emergência

Foram encontradas 9 questões

Q4006319 Medicina
Sobre a questão ética é correto afirmar: 
Alternativas
Q4006321 Medicina
Glomerulopatia é o nome que damos ao grupo de doenças que acometem os glomérulos, uma estrutura microscópica existente nos rins, que é responsável pela filtração do sangue e produção da urina. Existem vários tipos de glomerulopatias, sendo a glomerulonefrite (inflamação dos glomérulos) a forma mais comum. O termo glomerulonefrite não serve para designar todas as doenças dos glomérulos, ele deve ser empregado apenas quando há sinais de inflamação do glomérulo. O mais correto é dizer glomerulopatias ou doenças glomerulares. A glomerulonefrite é apenas um tipo de glomerulopatia. Na glomerulonefrite, um processo inflamatório causa lesão e reduz a capacidade dos glomérulos filtrarem o sangue, provocando um quadro de insuficiência renal aguda, hipertensão e sangue na urina. A presença de sangue na urina, seja ele visível a olho nu ou microscópico, é um sinal muito típico das glomerulonefrites, apesar de não ser exclusivo destas. A inflamação dos glomérulos permite que células do sangue (hemácias) passem pelas membranas glomerulares e caiam nos túbulos renais. Como os túbulos não conseguem reabsorver as hemácias, elas aparecem na urina. Na síndrome nefrótica, o mais comum é ocorrer uma lesão na membrana glomerular sem que haja inflamação evidente. É como se a membrana apresentasse buracos, como na analogia com coador furado feita há pouco. As proteínas que não deveriam ser filtradas passam em direção aos túbulos e são indevidamente eliminadas na urina. Por isso, perda de proteínas na urina, chamada de proteinúria, é um sinal típico de doença glomerular. E o pior, a proteinúria além de ser um sinal de lesão dos rins, é também responsável pelo agravamento do quadro. Os túbulos não estão preparados para receber proteínas, e na tentativa de reabsorvê-las de volta para o sangue, suas células acabam sofrendo lesão. Portanto, em um primeiro momento, a proteinúria nos mostra que há algo de errado no rim, e, posteriormente, se não for tratada, ela passa a ser mais um fator de agressão e evolução para insuficiência renal. Os principais sintomas da proteinúria são a presença de muita espuma na urina e o aparecimento de inchaços no corpo. É importante destacar que não é incomum os pacientes com doenças glomerulares apresentarem sinais de síndrome nefrótica e síndrome nefrítica ao mesmo tempo. Sobre as glomerulopatias, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) A causa mais comum de síndrome nefrótica é a nefropatia diabética.
( ) Hipertensão de instalação aguda em indivíduos, previamente normotensos, é um indicativo da presença de glomerulonefrite.
( ) A biópsia renal é fundamental em pacientes com doença renal avançada com rins de tamanho reduzido aos exames de imagem.
( ) O achado de dismorfismo eritrocitário é inespecífico para o diagnóstico de glomerulopatias.
( ) Indivíduos com síndrome nefrótica podem se apresentar sem lesão renal aguda (LRA).

A sequência correta é:
Alternativas
Q4006322 Medicina
Dermatomiosite (DM) é uma miopatia imunomediada que, junto com a polimiosite (PM), que possuem como características comuns fraqueza do músculo esquelético proximal e evidência de inflamação não supurativa da musculatura estriada. A DM, ao contrário da PM, está associada a uma variedade de manifestações cutâneas características. A dermatomiosite apresenta lesões cutâneas características, como heliótropo, pápulas de Gottron e eritrodermia generalizada. Importante salientar que é uma doença sistêmica, e acomete diversos órgãos. Existe ainda a forma de DM amiopática, mais rara, na qual os pacientes apresentam apenas achados cutâneos característicos, sem fraqueza ou enzimas musculares anormais. Em relação à dermatomiosite é correto afirmar:  
Alternativas
Q4006323 Medicina
A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como a interrupção abrupta da função contrátil do coração que pode ser revertida por uma intervenção imediata, mas, que leva a morte caso não seja tratada. O mecanismo elétrico mais comum de parada cardíaca é a fibrilação ventricular (FV), que representa 65-80%. A assistolia e a atividade elétrica sem pulso (AESP) correspondem a 20-30% dos casos. A taquicardia ventricular (TV) sem pulso é a causa menos comum. A ressuscitação cardiopulmonar, ou RCP, é o conjunto de medidas emergenciais que possibilitam o salvamento de um paciente que esteja enfrentando um quadro de falência cardiovascular e/ou respiratória. Essa situação é gravíssima, já que as células do cérebro morrem em 10 minutos sem oxigenação e lesões irreversíveis começam a ocorrer após a parada cardiorrespiratória.

Na ressuscitação de um paciente em parada cardiorrespiratória, se o dióxido de carbono exalado no final da expiração (etCO2) estiver < 10 mmHg, deve-se: 
Alternativas
Q4006324 Medicina
As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos e incluem: doença coronariana, doença cerebrovascular, doença arterial periférica, doença cardíaca reumática, cardiopatia congênita, trombose venosa profunda e embolia pulmonar, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, que geralmente são eventos agudos causados principalmente por um bloqueio que impede que o sangue flua para o coração ou para o cérebro. A razão mais comum para isso é o acúmulo de depósitos de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos que irrigam o coração ou o cérebro. Os acidentes vasculares cerebrais também podem ser causados por uma hemorragia em vasos sanguíneos do cérebro ou a partir de coágulos de sangue. A causa de ataques cardíacos e AVCs geralmente são uma combinação de fatores de risco, que são classificados como riscos modificáveis e riscos não modificáveis. A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco, utilizando estratégias para a população em geral. São considerados fatores de risco modificáveis para doença cardiovascular:
Alternativas
Q4006325 Medicina
Insuficiência cardíaca (IC) é uma condição na qual o coração é incapaz de bombear sangue de maneira adequada para atender as necessidades metabólicas dos diversos órgãos e tecidos. Tal condição pode ser causada por alterações tanto na estrutura quanto no funcionamento do coração e quando não tratada pode reduzir a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes. Ela pode afetar pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças (principalmente aquelas que nascem com alguma doença cardíaca). No entanto, a IC é mais comum entre pessoas idosas, já que estas têm mais chances de desenvolverem distúrbios que levam à esse quadro. Outro fator está relacionado às alterações no coração que surgem com o avanço da idade e que também tendem a fazer com que o coração fique menos eficiente. A despeito dos avanços no diagnóstico e tratamento da Insuficiência cardíaca, esta condição mantém-se como uma patologia grave, que afeta mais de 23 milhões de pessoas no mundo. A previsão é que tal doença se torne ainda mais frequente, em decorrência do aumento da expectativa de vida e consequente envelhecimento da população. Em relação às manifestações clínicas da IC é correto afirmar:
Alternativas
Q4006326 Medicina
A sífilis é provocada por T. pallidum, uma espiroqueta que não pode sobreviver muito tempo fora do corpo humano. Na sífilis sexualmente adquirida, T. pallidum entra pelas mucosas ou pela pele, alcança os linfonodos regionais dentro de horas e rapidamente se dissemina ao longo do corpo. A infecção geralmente é transmitida por meio de contato sexual (incluindo genital, orogenital e anogenital), mas pode ser transmitida não sexualmente por contato cutâneo ou transplacentário, causando sífilis congênita. O risco de transmissão é de aproximadamente 30% com um único encontro sexual com uma pessoa com sífilis primária e de 60 a 80% de uma mãe infectada para o feto. Infecção anterior não confere imunidade contra reinfecção. Em relação à sífilis, leia as afirmações abaixo:  

I. Quando não tratada, alterna períodos sintomáticos e assintomáticos, com características clínicas, imunológicas e histopatológicas distintas, divididas em três fases: sífilis primária, sífilis secundária e sífilis terciária. Não havendo tratamento, após a sífilis secundária, existem dois períodos de latência: um recente, com menos de um ano, e outro de latência tardia, com mais de um ano de doença.
II. As lesões sifilíticas facilitam a entrada do vírus da imunodeficiência humana – HIV. As análises de pacientes com infecção simultânea por HIV e T. pallidum indicam alterações tanto na resposta imune humoral do paciente quanto na resposta à terapia para sífilis. Além disso, a sífilis acelera a evolução para Aids e a infecção pelo HIV altera a história natural de sífilis.
III. O primeiro teste a se tornar reagente em torno de 10 dias da evolução do cancro duro é o VDRL, seguido dos outros testes treponêmicos e não treponêmicos. Quanto mais precocemente a sífilis primária for tratada maior será a possibilidade de os exames sorológicos tornarem não-reagentes.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q4006327 Medicina
Esta infecção apresenta-se como mancha assintomática acastanhada ou enegrecida, única ou em maior número, com bordas bem definidas. Ela ocorre mais frequentemente na região palmo-plantar, mas lesões em outras localizações têm sido descritas. Tipicamente é unilateral e tem crescimento centrífugo. Acomete principalmente crianças e adolescentes do sexo feminino com pele clara e acredita-se que seja adquirida através da pele erosada. É uma rara micose superficial. Ela é causada por um fungo demáceo que vive em ambientes com altas concentrações salinas, devido ao seu comportamento halofílico, mais comumente em regiões de clima tropical e subtropical. O agente etiológico mais provável é: 
Alternativas
Q4006330 Medicina
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: C
6: A
7: A
8: B
9: D