Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2021 para Engenheiro Sanitarista

Foram encontradas 4 questões

Q1726399 Engenharia Ambiental e Sanitária
O sistema de água, formado desde a captação de água bruta até a distribuição de água potável, é constituído por várias etapas. Em relação a etapa de adução, leia atentamente as alternativas a seguir: I. As adutoras são canalizações água entre as unidades do sistema, que precedem a rede de distribuição. Não possuem derivações para alimentarem distribuidores de rua ou ramais prediais. II. As válvulas de redução de pressão são peças colocadas nos pontos elevados da tubulação de modo a expulsar, durante o enchimento da adutora, o ar que normalmente se acumula nesses pontos. Deixam também penetrar o ar, quando a tubulação está sendo esvaziada, de modo a se evitar a ocorrência de pressões internas negativas, podendo originar o colapso ou achatamento ou ovalização das tubulações, bem como a possibilidade de entrada de líquido externo devido a defeitos provocados nas tubulações ou através das juntas. III. No dimensionamento de uma adutora por recalque, os parâmetros a serem considerados são a vazão de adução (Q), o comprimento da adutora (L), o desnível a ser vencido (H), o material do conduto e seu coeficiente C. Procura-se determinar o diâmetro (D) da linha e a potência (P) da bomba, que vai gerar a pressão necessária para vencer o desnível indicado, à vazão desejada. IV. Pode-se afirmar que o esquema abaixo refere-se a uma adutora mista com trechos por recalque e trechos por gravidade. Os trechos em condutos livres formam os aquedutos e os trechos em condutos forçados formam os sifões invertidos. 
Imagem associada para resolução da questão
A sequência de afirmativas INCORRETAS é: 
Alternativas
Q1726403 Engenharia Ambiental e Sanitária
O projeto hidráulico-sanitário das tubulações de esgotos envolve considerações sobre três aspectos principais. Hidráulicos: as tubulações funcionando como condutos livres deverão transportar as vazões máximas e mínimas previstas no projeto; Reações bioquímicas: controle de sulfeto de hidrogênio; e Deposição de materiais sólidos encontrados no esgoto: ação de autolimpeza. Sobre este tema, leia atentamente as alternativas a seguir: I. A tensão trativa é definida como uma tensão tangencial exercida sobre a parede do conduto líquido escoado. II. Quando foi promulgada a NBR 9.649 da ABNT, passou-se a adotar o critério da tensão trativa ou tensão de arraste como critério básico para dimensionamento de coletores de esgoto. A equação da tensão trativa é a seguinte: Imagem associada para resolução da questão III. O peso específico do líquido  é 104 N/m3 para o esgoto. IV. A NRB 9.649/86 recomenda que a tensão trativa média seja, para condições iniciais, igual ou superior a 1,5 Pa. A sequência de afirmativas INCORRETAS é: 
Alternativas
Q1726406 Engenharia Ambiental e Sanitária
Diversos métodos podem ser utilizados para estimativas das descargas de projeto em sistemas urbanos de drenagem. Sobre o método racional, leia atentamente as alternativas a seguir: I. O método racional oferece estimativas satisfatórias de descargas de pico em bacias urbanas com áreas próximas de 5 km2, não se mostrando adequado a bacias rurais ou naturais. II. O método racional tem a premissa de que o pico do deflúvio superficial direto, relativo a um dado ponto de projeto, é função do tempo de concentração respectivo, assim como da intensidade de chuva, cuja duração é suposta como sendo igual ao tempo de concentração em questão. III. O tempo de concentração (tc) é o tempo em minutos que leva uma gota de água teórica para ir do ponto mais afastado da bacia até o ponto de concentração ou seção de controle. IV. De uma forma simplificada, o tempo de concentração pode ser entendido como a soma de dois tempos: o tempo de entrada (te) e o tempo de percurso (tp). Em bacias urbanas, o tempo de entrada (te) pode ser entendido como o tempo transcorrido para o escoamento superficial atingir a extremidade de jusante de um conduto, por exemplo, a primeira boca de lobo a jusante do sistema. A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726407 Engenharia Ambiental e Sanitária
Ainda sobre o método racional, leia atentamente as alternativas a seguir: I. A utilização dos métodos de transformação de chuva em vazão e, particularmente do método racional, implica em uma adequada caracterização das precipitações de projeto. Esta caracterização se faz mediante o estabelecimento da duração da chuva, seu período de retorno e sua frequência. II. No sistema inicial de drenagem (bocas de lobo e pequenas galerias) são usados períodos de retorno de 2 a 5 anos, para galerias de maior porte e pequenos canais são usados períodos de retorno de 10 anos e, para o sistema de macrodrenagem os períodos de retorno variam entre 20 a 25 anos, adotando-se, em alguns casos, 100 anos. III. Um parâmetro importante e de difícil estimativa para aplicação do método racional é o coeficiente de deflúvio, que deve oferecer uma representação dos efeitos da impermeabilização do solo, da retenção superficial, dos retardamentos e da não uniformidade na distribuição espacial e temporal da chuva. IV. Para contornar a complexidade da análise da área de contribuição para aplicação do método racional, considera-se que cada trecho de sarjeta receba as águas pluviais da quadra a jusante, exceto quando a topografia for muito acentuada, impossibilitando esta hipótese. A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A