Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2021 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 10 questões

Q1726244 Engenharia Civil
A norma brasileira NBR 5.410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão - fixa as condições que as instalações de baixa tensão devem atender, a fim de garantir seu funcionamento adequado, a segurança das pessoas e animais domésticos e a conservação de bens. Sobre este tema, leia atentamente as alternativas a seguir:


I. A NBR 5.410 é complementada atualmente por outras duas normas, a NBR 13.570 - “Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos” e a NBR 13.534 - “Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde - Requisitos para segurança”.


II. O dispositivo elétrico é ligado a um circuito com o objetivo de desempenhar uma ou mais das seguintes funções: manobra, comando, proteção, seccionamento e conexão. Comando é a mudança na configuração elétrica de um circuito, realizada manual ou automaticamente por dispositivo adequado e destinado a essa finalidade.


III. A corrente de fuga, como conceito geral, é a corrente de condução que, devido à imperfeição na isolação, percorre um caminho diferente do previsto. Na prática, não existe uma isolação perfeita e, portanto, sempre existe corrente de fuga.


IV. A NBR 5.410 impõe, para as unidades residenciais e acomodações (quartos e apartamentos) de hotéis, motéis e similares, circuitos independentes para cada equipamento com corrente nominal superior a 15 A (1270 VA em 127 V ou 2200 VA em 220 V), isto é, circuitos “individuais”, com um único ponto, para tais equipamentos.


A sequência de afirmativas INCORRETAS é:
Alternativas
Q1726245 Engenharia Civil
A ABNT NBR 6.122/2019 adota algumas definições para os elementos de fundação comumente utilizados em obras de construção civil. Sobre a norma, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Radier é um elemento de fundação rasa com rigidez suficiente para receber e distribuir mais de 75 % das cargas oriundas da estrutura. II. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, para que possibilite a integração entre o elemento de fundação, excluindo sua armadura, e o bloco de coroamento. III. Um projeto de uma edificação deve ser acompanhado por uma campanha preliminar de investigação geotécnica, empregando no mínimo a sondagem de simples reconhecimento com SPT (ABNT NBR 6484) para obtenção da estratigrafia do subsolo, classificação dos materiais (ABNT NBR 6502), profundidade do lençol freático (N.A.) e determinação da resistência à penetração (NSPT). IV. A ABNT NBR 6122:2019 estabelece que as ações atuantes sobre uma fundação devem ser fornecidas pelo projetista estrutural, separando-as de acordo com sua natureza, conforme prescreve a ABNT NBR 8681. Algumas de suas subdivisões são: Superestrutura, Terreno, Água superficial e subterrânea, Interações fundação-estrutura e Atrito negativo. A sequência de afirmativas INCORRETAS é:
Alternativas
Q1726252 Engenharia Civil
O Projeto de norma ABNT NBR 16.633-1 (2017) – Elaboração de orçamentos e formação de preços de empreendimentos de infraestrutura, foi preparado pela Comissão de Estudo Especial de Elaboração de Orçamentos e Formação de Preços de Empreendimentos de Infraestrutura (ABNT/CEE-162), com número de Texto-Base 162:000.000-001/1. A comissão foi composta por membros do setor privado, público e entidades de classes. Sobre este tema, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Quanto ao grau de precisão, o projeto de normas classifica o orçamento em: (1) expedito; (2) paramétrico; e (3) detalhado. II. Quando o orçamento é elaborado com base em custos ou dados históricos, estudos de ordem de grandezas, índices e comparações, respeitando as condições de contorno local, tem-se o orçamento paramétrico. III. Os elementos mínimos que compõem o orçamento são: Escopo dos serviços, isto é, o que é contemplado para sua respectiva execução com base nos projetos e estudos de engenharia; Memória de cálculo das quantidades dos serviços deve ser apresentada de forma detalhada e documentada, os levantamentos dos serviços e suas respectivas quantidades; e Memória de cálculo dos custos e preços dos serviços, que demonstra o processo de formação dos custos. IV. São variáveis para o cálculo dos custos diretos com mão de obra (CDMO): Custos diretos com mão de obra (CDMO); encargos sociais (ES); e encargos sociais complementares (ESC).
A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726253 Engenharia Civil
O conjunto de processos e operações realizados para obtenção de medidas no terreno (ângulos e distâncias) capaz de definir um trecho da superfície terrestre, com objetivo de representá-lo em planta, denomina-se levantamento topográfico. Sobre este tema, leia atentamente as alternativas a seguir:
I. O processo de triangulação é o método baseado em uma série de interseções sucessivas ou encadeadas, em que se mede uma única distância (base) e todos os ângulos dos triângulos formados. É considerado um método pouco preciso.
II. O método de caminhamento (ou poligonação) consiste na medição de ângulos e distâncias resultando em uma sucessão de alinhamentos. Esta poligonação pode partir de um ponto e retornar a esse mesmo ponto (poligonal em looping) ou partir de um ponto e chegar a outro ponto (poligonal aberta). É o método mais utilizado para levantamentos topográficos, com uso de teodolito e da estação total.
III. O processo de interseção de ângulos ou de distâncias é um método utilizado em situações em que haja apenas três elementos de um triângulo e os outros três a determinar. Geralmente, é utilizado para determinar pontos inacessíveis.
IV. No Brasil, os levantamentos topográficos são normatizados pela ABNT NBR 13.313 – Execução de Levantamento Topográfico. Segundo a norma, o levantamento topográfico, em qualquer de suas finalidades, deve ter, no mínimo, as seguintes fases: Planejamento e seleção de métodos e aparelhagem; apoio topográfico; levantamento de detalhes; cálculos e ajustes; original topográfico; desenho topográfico final; e relatório técnico.

A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726254 Engenharia Civil

As propriedades físicas e mecânicas das espécies de madeira são determinadas por meio de ensaios padronizados em amostras sem defeitos (para se evitar a incerteza dos resultados obtidos com peças com defeitos). No Brasil estes ensaios estão descritos no Anexo B da Norma Brasileira NBR 7.190/1997, projeto de estruturas de madeira. Sobre esta temática, leia atentamente as alternativas a seguir:

I. Os ensaios para determinação das propriedades mecânicas resistentes e de rigidez, a serem utilizadas no cálculo estrutural, são realizados em um mínimo de cinco corpos-de-prova isentos de defeitos. Estes corpos-de-prova têm, em geral, seção retangular (5,0 × 5,0 cm) e devem ser retirados de lotes considerados homogêneos.
II. O ensaio de compressão paralela às fibras é realizado utilizando-se corpos-de-prova de 10 cm × 10 cm × 15 cm, a serem submetidos às etapas de carregamento. Com o auxílio de extensômetros mecânicos ou transdutores de deslocamentos, são realizadas medições de encurtamento Δl sobre uma base de medida l0, para determinação das deformações específicas associadas aos sucessivos estágios de carregamento.
III. No ensaio de tração paralela às fibras, os corposde-prova são torneados, com dimensões maiores na região das garras de modo a garantir que a ruptura se dê na região central. O comportamento à tração paralela às fibras é caracterizado pelo regime linear até tensões bem próximas à de ruptura ft e por pequenas deformações.
IV. No ensaio de cisalhamento paralelo às fibras são utilizados corpos-de-prova com dimensões 5,0 cm × 5,0 cm × 8,4 cm e um recorte de 2,0 cm × 1,4 cm × 5,0 cm. A carga é aplicada de modo a cisalhar uma seção de 5,0 cm × 5,0 cm. Mede-se, no ensaio, a carga de ruptura Fu.

A sequência de afirmativas INCORRETAS é:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: B
5: A