Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 25 questões

Q1291174 Fonoaudiologia
As disfonias funcionais são alterações que se relacionam com o comportamento vocal dos sujeitos e podem, segundo Behlau e colaboradores (2008), ter três causas distintas, a saber: 1-primárias por uso incorreto da voz, 2-secundárias por inadaptações vocais e 3-por alterações psicogênicas. Acerca das disfonias funcionais, leia as afirmativas abaixo e, após, assinale a alternativa correta:
I. Disfonias funcionais por uso incorreto da voz podem acontecer por falta de conhecimento vocal e por modelo vocal deficiente. II. Assimetrias laríngeas, fusão laríngea posterior incompleta e desvios na proporção glótica são exemplos de disfonias funcionais causadas por inadaptações anatômicas. III. Disfonias funcionais secundárias por inadaptações vocais devem ocorrer apenas em decorrência de incoordenação pneumofônica. IV. Disfonia da muda vocal é um tipo de disfonia funcional psicogênica.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
Alternativas
Q1291175 Fonoaudiologia
A avaliação vocal de sujeitos com disfonia é prioritariamente interdisciplinar e deve ocorrer considerando-se principalmente o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo. Sobre a avaliação de parâmetros vocais em sujeitos disfônicos, leia as afirmativas abaixo e, após, assinale a alternativa correta:
I. O objetivo da avaliação da voz é conhecer o perfil vocal do sujeito e inclui, dentre outras, a análise perceptivo-auditiva, considerada como uma parte subjetiva da avaliação vocal. II. O tempo máximo de fonação e a relação s/z são parâmetros observados na análise acústica da onda sonora. III. Considerando a avaliação da ressonância, tem-se por prática, atualmente, avaliar apenas a laringe e o nariz, pois são as estruturas que compõem o sistema de ressonância vocal principal. IV. A escala GRBAS (Hirano, 1981) centra-se no nível laríngeo é um método amplamente utilizado para a avaliação vocal.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
Alternativas
Q1291176 Fonoaudiologia
A terapia fonoaudiológica voltada para as disfonias objetiva melhorar a comunicação dos sujeitos, adequar a qualidade vocal conforme as demandas, além de reduzir o esforço à fonação. Considerando a fonoterapia vocal para sujeitos disfônicos, leia as afirmativas abaixo e, após, assinale a alternativa correta:
I. A técnica de bocejo-suspiro é indicada para abaixamento da laringe e projeção vocal, mas não para redução de ataques vocais bruscos. II. A técnica mastigatória é uma técnica universal que tem como objetivo aquecimento vocal e aumento da resistência vocal. III. A técnica de movimentos cervicais associados a sons facilitadores é indicada, por exemplo, para o tratamento das disfonias por tensão muscular e nódulos de pregas vocais. IV. A técnica de manipulação digital da laringe tem, como um de seus objetivos, a redução da hipertonicidade laríngea, sendo destinada, por exemplo, para o tratamento da muda vocal incompleta e de sulcos vocais.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
Alternativas
Q1291177 Fonoaudiologia
A afasia é uma alteração da fala e da linguagem que ocorre como consequência de lesões no Sistema Nervoso Central (SNC) decorrentes, por exemplo, de Acidentes Vasculares Encefálicos e Traumatismos Cranioencefálicos. Sobre a classificação das Afasias, segundo Ortiz (2010), leia as afirmativas abaixo e, após, assinale a alternativa correta:
I. A Afasia de Broca é do tipo não fluente, podendo apresentar compreensão preservada ou levemente comprometida. II. Afasia Transcortical Sensorial é do tipo fluente, com déficits de moderado a severo na compreensão. III. Na Afasia Transcortical mista há alteração na compreensão, enquanto e emissão está preservada. IV. Na Afasia de Condução, o paciente apresenta melhor desempenho na repetição do que na fala espontânea.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
Alternativas
Q1291178 Fonoaudiologia
Na avaliação fonoaudiológica em casos de Afasia, o primeiro passo é a realização de uma anamnese/entrevista que contemple as informações necessárias para um adequado raciocínio clínico. Considerando os passos seguintes da avaliação de pacientes afásicos, segundo Ortiz (2010), leia as afirmativas abaixo e, após, assinale a alternativa correta:
I. A avaliação fonoaudiológica em casos de Afasia, para ser adequada, deve contemplar idealmente, após a anamnese/entrevista, apenas procedimentos fechados, sem necessidade de outros métodos que complementem. II. Durante a avaliação podem ser observadas estereotipias, que se referem a dificuldade de manter-se no tema central da enunciação. III. As paráfrases são alterações na fala em que há a substituição de uma palavra por uma frase, e podem aparecer ao longo da avaliação de sujeitos afásicos. IV. Sujeitos afásicos, ao serem avaliados, podem apresentar parafasias fonéticas, que são alterações na fala em que há má pronúncia dos fonemas desejados.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: C