Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2019 para Professor - Matemática

Foram encontradas 4 questões

Q1323239 Português
Webcurrículo é o currículo que se desenvolve por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente mediado pela internet. Uma forma de trabalhá-lo é informatizar o ensino ao colocar o material didático na rede. Mas o webcurrículo vai além disso: ele implica a incorporação das principais características desse meio digital no desenvolvimento do currículo. Isto é, implica apropriar-se dessas tecnologias em prol da interação, do trabalho colaborativo e do protagonismo entre todas as pessoas para o desenvolvimento do currículo. É uma integração entre o que está no documento prescrito e previsto com uma intencionalidade de propiciar o aprendizado de conhecimentos científicos com base naquilo que o estudante já traz de sua experiência. O webcurrículo está a favor do projeto pedagógico. Não se trata mais do uso eventual da tecnologia, mas de uma forma integrada com as atividades em sala de aula.
(Fonte: Adaptação da entrevista de Fernandes E. com Almeida, M.E. Disponível em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/627/mariaelizabeth-de-almeida-fala-sobre-tecnologia-na-sala-de-aula. Acesso em 29 de junho de 2019)
Leia as assertivas abaixo:
I. O texto propõe que o currículo escolar seja desenvolvido a partir da apropriação das tecnologias em benefício da aprendizagem. II. As tecnologias abrem possibilidade para que o currículo seja desenvolvido num processo colaborativo, que implica a participação de todos os envolvidos. III. O webcurrículo propõe o uso da tecnologia de forma desconexa com as atividades didáticas, o que desfavorece um ambiente de aprendizagem. IV. O desenvolvimento do currículo a partir de recursos tecnológicos incentivam o depauperamento das atividades de ensino e aprendizagem.

De acordo com o texto acima, podemos afirmar que:
Alternativas
Q1323241 Português
Para integrar efetivamente as tecnologias ao currículo escolar e ao projeto pedagógico, a primeira coisa é ter a tecnologia disponível. É por isso que não se observam resultados tão favoráveis quando há apenas um laboratório para toda a escola. A tecnologia tem de estar na sala de aula, à mão no momento da necessidade. Pode ser um pequeno laboratório na sala ou um computador por aluno. Não exclusivamente de computador, mas de diversas tecnologias digitais. A ideia do computador como o único acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação é ultrapassada. Não que o laboratório não deva existir. Ele precisa estar na escola, mas passa a ser ressignificado. O laboratório é para uma atividade mais sofisticada, que exige recursos de uma reconfiguração, digamos, mais pesada e atualizada. Essa tecnologia precisa estar à mão para a produção de conhecimento dos alunos à medida que surja a necessidade. Isso pressupõe um alto investimento, incompatível com a infraestrutura de muitas escolas. O porcentual de alunos em escolas muito precárias é pequeno. Em termos de política pública, não há solução única. É preciso buscar ações diferenciadas. Há que superar esses desafios quase simultaneamente e trabalhar em duas frentes: recuperar atrasos, alguns bem antigos, e inserir essa nova geração na sociedade digital.
(Fonte: Adaptação da entrevista de Fernandes E. com Almeida, M.E. Disponível em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/627/mariaelizabeth-de-almeida-fala-sobre-tecnologia-na-sala-de-aula. Acesso em 29 de junho de 2019)

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto acima. O texto acima insiste em um ponto importante:


Alternativas
Q1323243 Português

Os telefones celulares já são amplamente acessíveis e oferecem muitas possibilidades didáticas - o trabalho com fotos, filmagens, mensagens e mesmo com a internet -, mas a maioria das escolas prefere proibi-los. Vetar o uso não adianta nada porque o aluno vai levar e utilizar ali, embaixo da carteira. É preciso criar estratégias para que os celulares sejam incorporados, pois oferecem vários recursos e não custam nada à escola. A proibição só incentiva o uso escondido e a desatenção na dinâmica da aula. Geralmente os estudantes, inclusive de escolas públicas, têm celular e o levam a todos os lugares. Ele é o instrumento mais usado pela população brasileira. Basta olhar as estatísticas. O que o webcurrículo prevê é o uso integrado da tecnologia. Os alunos, com seu celular, podem fazer o registro daquilo que encontram numa pesquisa de campo. Podem trabalhar textos e fotos e preparar pequenos documentários em vídeo. Isso precisa estar integrado ao conteúdo.

(Fonte: Adaptação da entrevista de Fernandes E. com Almeida, M.E. Disponível em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/627/mariaelizabeth-de-almeida-fala-sobre-tecnologia-na-sala-de-aula. Acesso em 29 de junho de 2019)

Leia as assertivas abaixo:

I. Em “Ele é o instrumento mais usado pela população brasileira”, “ele” se refere ao uso da Internet.

II. Em “Vetar o uso não adianta nada”, o texto está se referindo a proibir o uso das tecnologias de maneira geral.

III. Quando o texto diz: “Basta olhar as estatísticas”, se refere a que as estatísticas mostram que o celular é o aparato mais usado pelos brasileiros.

IV. Em “Os alunos, com seu celular, podem fazer registro daquilo que encontram numa pesquisa de campo”. “daquilo” se refere às filmagens.

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto:

Alternativas
Q1323247 Português

As pessoas paravam para olhar os belos frutos da mangueira que crescia no jardim, descansando um pouco sob sua frondosa copa. Leia as assertivas:



I. A semântica define termo polissêmico como aquele que tem um significante unitário – uma só forma - com mais de um significado em campos semânticos diferentes.


II. “Copa” é um termo que se encaixa na definição de termo polissêmico.


III. Se pensarmos na frase: “O jardineiro já havia preparado a mangueira para regar as plantas”, e compararmos com o trecho acima, “As pessoas paravam para olhar os belos frutos da mangueira que crescia no jardim”, poderemos ver que a palavra “mangueira” é um termo que se encaixa na definição de termos parônimos, ou seja, palavras que são parecidas na forma, mas diferentes em seu significado.



Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: C